domingo, 12 de dezembro de 2010

Ilha da Madeira_Going Green


Ilha da Madeira, será certamente a ilha mais cara de transformar.
Foi também por essa razão a ultima a ser abordada.
O Preço para transformação da Ilha da Madeira, será semelhante ao de todo o Arquipélago Açoriano!
Quando avançarmos para a Ilha da madeira, já teremos toda uma estrutura de apoio desenvolvida, fábricas para produção de Lítio, fabricas para produção de baterias, empresas de armazenamento de energia instaladas em Portugal, toda uma industria já consolidada.
A Ilha da Madeira actualmente tem a sua produção energética distribuída da seguinte forma:
Hidrica:13.42%
Eólica: 7.13%
Outras: 4.68%
Diesel: 74.78%
Neste caso ¾ da produção tem que ser substituída.
As necessidades madeirenses são de 80 000MW/mês ao substituir ¾ da produção vamos considerar uma produção diária de 2500MW, ficando com capacidade instalada para produzir 75000MWh/mês.
Temos igualmente de contar com capacidade de armazenamento de energia, julgo que uma capacidade de 3000MW pode perfeitamente responder às necessidades actuais e futuras desta ilha.
Como nas restantes ilhas ficam os quadros de gases emitidos por cada MW de energia produzido.
Cada 1 que retire as suas conclusões.

Custos

Eólica no mar – 1.5milhões por MW = 3750 Milhões
Eólica em terra – 1.2 Milhões por MW= 3000 Milhões
Hídrica Nova Geração – 2.5Milhões por MW=6250 a 7000 Milhões (incluindo armazenamento)
Armazenamento de Energia 3000MW = 3000 Milhões
Custo total entre 6000 a 7000 Milhões de Euros.
É o custo aproximado de 7 feriados; 3 Pontes e 1 dias de greve!, das muitas que vamos ter em 2011.
Relembro que para libertar a 11ª ilha de petróleo, já existiriam 3 novas fábricas em Portugal, 1 para transformação do Lítio e 2 de Baterias.
Já teríamos anunciado ao Mundo que todas as empresas de Armazenamento de energia que se instalarem em Portugal teriam 10% de imposto IRC.
Já teríamos criado legislação adequada, para que todas as empresas que queiram investir em armazenamento de energia, não pagariam imposto, até terem esse investimento pago!
Se o Custo da electricidade é caro, e retira competitividade ás nossas empresas, se o custo da energia de noite é bastante mais barato que de dia, não seria lógico, comprar de noite, armazenar e utilizar de dia?
A solução para São Miguel, não será só uma, mas sim uma combinação de todas as formas de produção e armazenamento de energia, tendo em conta os custos/benefícios por MW produzido e ou armazenado!

Existem 4 maneiras de armazenar energia:

Através de barragens, como as novas que se vão construir, com uma ou mais, reservas de água, em que durante o dia a água utilizada para produzir energia fica aprisionada em bacias, e de noite utilizando a energia do vento, voltamos a bombear a água para dentro da barragem, utilizando no dia seguinte a mesma água para produzir a energia que necessitamos! (Resolve 2 problemas, podemos produzir energia na estação seca, e de noite já não vendemos a energia a preço da chuva, utilizamo-la para bombear a água para poder produzir novamente energia durante o dia que é muito mais cara!)

Armazenamento de energia BATERIAS! É o nosso petróleo pois temos matéria-prima abundante! Lítio e é um metal RARO! Nos EUA tem a Firma 123 Sistems, está em testes para armazenamento até 44 MW alem disso produz baterias para carros!
http://oportugalbipolar.blogspot.com/2010/04/descoberto-petroleo-em-portugal.html



Cavernas de armazenamento com AR COMPRIMIDO! Novamente nos EUA estão a tentar armazenamento ate 200MW, mas segundo os testes iniciais, só será possível armazenar 200MW durante 6 a 8 horas, e o sistema tem de ser mais desenvolvido (MAS PORRA 6 a 8 horas é mais do que suficiente para Portugal armazenar energia do vento durante a noite para libertar na rede no inicio da manhã!) Na ilha da Madeira existem grutas. Podem ser exploradas para armazenamento de energia? Não sei! Mas é mais uma possibilidade em aberto!

4º tipo de armazenamento FLYWHEEL não produz energia, mas quando a rede tem em excesso, guarda a energia que está a mais para posteriormente a libertar, quando a procura é superior á oferta, através de um sistema magnético que roda a 1400 rotações por minuto está constantemente a monitorizar a rede e quando a rede tem energia em excesso, absorve essa energia, que de outra forma seria perdida, sem gastar energia! Pode mudar de receptor de energia para fornecedor de energia de 1 segundo para o outro, a resposta é quase imediata!

Será assim tão difícil juntar as propostas deste concurso público com empresas de armazenamento de energia?
Será assim tão complicado estabelecer um mix energético tendo como rácios base Custo/Benefícios/MW de energia produzido/armazenado?
Custo final: 13175 Milhões de Euros

Resultando: Portugal pode anunciar ao mundo o 1º passo para o seu objectivo final...petroleum free 2030!
13175 Milhões gastos e todas as nossas ilhas estarão livres de Petróleo?

Depois de todos os cortes efectuados, esta é também a verba que Portugal vai pedir no ano de 2011, para pagar vícios que ainda tem, sem justificação!

Desde apoio a mais de 300 Fundações(na realidade são 306!), passando pelas 5257 Juntas de freguesias ou pelos 308 Municípios.
Empresas publicas como o metro, que dão todos os anos milhões de prejuízo, mas os administradores recebem bónus chorudos, e os trabalhadores tem direito a 30 dias de férias (UTEIS!), todos os seus familiares tem passes á borla, é válido para país ; mães; filhos e com cunha para tios; primos etc!
São os Boys nas empresas, são as PPP com juros de mais de 10% ao Ano!
Empresas como a REN em que os administradores ganham milhões! alguem me sabe explicar qual a dificuldade de administrar a REN?
Quantas empresas municipais de Águas e Saneamento existem 200 300?
4 a 5 Administradores cada a 10.000€ ou 15.000€ cada 1 x 14 meses! PORRA!

Infelizmente ainda vivo no Reino da TUGOLÂNDIA o País sempre em festa!!
Voltando aos feriados, os Alemães tem 7 os Ingleses também! A Tugolândia tem 14!
Se ficarmos com os mesmos feriados que Alemães e Ingleses, em 3 Anos poupamos o dinheiro suficiente para ter todas as nossas Ilhas livres de petróleo!
Com todos os problemas de poluição, quantas ilhas quereriam seguir o nosso exemplo?
Já teríamos a tecnologia, era só exportar!
Até 1 cego vê!
Quantas ilhas existem no mundo?
Não sei, sei que a Indonésia tem mais de 6000 habitadas, e a Grécia 227 habitadas, as pequenas ilhas do pacifico, formaram 1 grupo de pressão para Cancun, pois são quem mais sofre com as alterações climáticas!
Mas continuam a utilizar petroleo para produzir energia!
Teríamos a solução para todas elas!

Siga o link - Quanto custa 1 dia de greve.
http://oportugalbipolar.blogspot.com/2010/11/quanto-custa-1-dia-de-greve.html



Um Abraço e até breve!

Sem comentários: