quinta-feira, 24 de março de 2011

12,60€ por cada VOTO, com o meu não contam!

Segundo informação recolhida, nas últimas legislativas cada partido politico recebeu 3.15€/ano por cada voto.

Se o governo cumprir a legislatura de 4 anos cada voto vale 12.60€
NEM PENSAR!
Todos os partidos políticos estão preocupados com as suas clientelas deixando Portugal para 2º Plano.
As saudades que eu já tenho do famoso PEC IV são enormes…

O nosso coelhinho julgava que era só derrubar o governo que tem governado mal (concordo) e até ficaria bem na fotografia.
Pois, mas não ficou, não ficou ele nem nenhum dos partidos.

O meu voto está decidido desde 2010 e vai para o FMI!
Acrescentarei mais uma linha ao boletim de voto e escreverei 3 letrinhas (FMI) com 1 x de seguida, será nulo, mas tem duas vantagens.

1. O meu voto não vai dar dinheiro a nenhum partido
2. Farei parte de quem expressa a sua opinião sobre quem poderá governar melhor Portugal!

São estes os políticos que temos mas com o meu voto não contam eles, sempre são menos 12.60€ que o estado gasta com quem se está a CAGAR para Portugal.
A última vez que Portugal foi bem governado e deu lucro foi em 1973, eu tinha 3 anos.


Não foi nos últimos 15 anos como diz o PSD, foi nos últimos 37 anos que fomos mal governados!
E quem governou nos últimos 37 anos?

PSD, CDS e PS…

Então e vou votar nos mesmos?
Então e vou dar mais 12.60€ a 1 destes partidos?

Ou vou votar no PCP que sempre esteve contra tudo e contra todos, incluindo contra a integração europeia?

Ou vou votar no BE? Demagogos a 110%?

Nem pensar, eu voto FMI!
Da ultima vez que nos governaram as contas publicas ficaram mais equilibradas e a despesa foi reduzida!
Se não nos sabemos governar, e isto infelizmente é a verdade dos últimos 37 anos, que venha alguém sabe e com provas dadas!

FMI…FMI…FMI…

PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA!

Só para quem tem conta no Facebook

15 comentários:

Anónimo disse...

Pois vote no FMI e pode ser que depois chore...como estão a chorar os irlandeses e os gregos, para não falar da vergonhosa exploração que foi feita na América Latina!

O Portugal Bipolar disse...

Meu caro Anónimo,
Não é com prazer que reafirmo o meu voto no FMI…
Quem acredita que o PS está a governar bem, que vote PS
Quem acredita que o PSD vai fazer muito melhor que vote PSD
Eu limito-me a analisar os últimos 37 anos de má governação.
Demos lucro em 1973…depois disso fomos sempre mal governados e não o digo com satisfação.
Estamos num país livre e eu voto em quem ainda acredito não vendo alternativa voto FMI!

Anónimo disse...

EVOLUÇÕES DESDE 2004

- ORDENADO MINIMO: €365 -> €485
- POPULAÇÃO COM SECUNDARIO COMPLETO: 1,1 milhões -> 1,4 milhões
- LISTA DE ESPERA PARA OPERAÇÕES: 8,6 meses -> 3,3 meses
- PIB: 149 MMEuros -> 172 MMEuros 2008 (a crescer antes da crise)
- EXPORTAÇÕES: 45 MMEuros -> 52 MMEuros (foram 55 em 2008)
- CONSULTAS/ANO NOS HOSPITAIS: 8,4 milhões -> 10,7 milhões
- SALARIO MEDIO MENSAL: €738,8 -> €867,5
- ALUNOS NO SECUNDÁRIO PROFISSIONAL: 2.842 -> 54.542

- AVALIAÇÃO DE PROFESSORES
- NOVO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS
- REDUÇÃO DO NUMERO EFECTIVO DE FUNCIONARIOS PUBLICOS PARA 520mil (já foram 690 mil)
- AULAS DE SUBSTITUIÇÃO
- ENSINO PRIMARIO TODO O DIA (com ingles e educação fisica)
- COMPUTADORES NAS ESCOLAS COM INTERNET PARA TODOS OS ALUNOS
- CONCENTRAÇÃO DOS SISTEMAS DE SAÚDE NO SNS (à excepção da ADSE)
Etc, etc, etc

Tudo isto APESAR de tudo o que tivemos de sofrer por causa da MAIOR CRISE FINANCEIRA E ECONOMICA desde 1929.

O Estado do país não se lê só nas PARANGONAS dos jornais nem nos notíciários diários. Ve-se também nos numeros.

Sugiro 3 fontes de informação:
- pordata.pt
- documentario INSIDE JOB
- carta da Irlanda a Portugal ("Se pensam que o FMI vos vai ajudar, pensem de novo)

Existem mtos maus exemplos, mas não tomemos a árvore pela floresta... nem nos deixemos levar pelo discurso meramente político, porque é hipócrita por defeito.

O Portugal Bipolar disse...

Caro anónimo,

Obrigado pelo teu comentário, aqui neste espaço todos os comentários são úteis (concorde ou não com os mesmos)
Eu penso pela minha cabeça e se continuares a ter paciência para ler o que escrevo chegarás certamente a essa conclusão...
Quanto ás 3 fontes de informação que sugeres.
1.Pordata.pt (consulto regularmente, faço referencia a este site regularmente e deu origem ao meu 3º Post em 3 de Março de 2010).
2.Inside Job (Conheço nada tem a ver com o meu post)
3.Carta da Irlanda a Portugal (copiada para o meu blog com a TAG Importado em 30 de Março de 2011)
4.Também costumo informar que detesto ter razão pois sempre que isso acontece eu e milhões de Portugueses ficam pior do que estão…se tiveres paciência e vontade lê o que escrevi no dia 23 de Novembro de 2010 é o meu 9º Post mais lido tem o titulo “Two down, three to go!” falo sobre o final de Março de 2011 aguardo o teu comentário sobre os meus enganos descritos nesse post…

1Abraço
João Filipe Silva

Anónimo disse...

O que faltou dizer, sobre o terceiro comentário, é que a maior parte dos avanços descritos (saúde, educação, etc.) foram conseguidos à custa de dinheiro emprestado, o mesmo dinheiro que agora não conseguimos pagar de volta.

O Portugal Bipolar disse...

Considerando todos os impostos que pagamos, TODOS!
Para salários e prestações sociais vão 87% dos nossos impostos.

Nas prestações sociais estão incluídos:

1. Reformas
2. RS Inserção
3. Fundo de desemprego
4. Abono de família

Se juntarmos aos 87% mais 5% que pagamos de juros (Juros médios sobre a totalidade da dívida) chegamos a 92%

Não falei de saúde; Educação; Justiça; Investimentos indispensáveis, etc…etc…etc…
Tenho de concordar, com o comentário de R+
Em quem vota o Zé-povinho? No que não dá nada ou no que dá 100?

Como pode 1 político ser eleito e dizer a verdade?

Anónimo disse...

Amigo Bipolar,
Estamos numa crise, iniciada para acabar com o euro. É esse o objectivo, sim, porque esta crise foi pensada,e pensada para durar varios anos e acabar com o euro. Daqui a um ano por esta altura já não existirá euro, pelos menos como o conhecemos.

O Portugal Bipolar disse...

Caro Anónimo,

Acredito que a ideia principal é acabar com o Euro, para o Dollar servir de única moeda mundialmente aceite.
Mas porque não atacam eles a Alemanha? ou qualquer país nórdico?
A corda rebenta sempre pelo lado mais fraco!
Independentemente do Euro acabar ou não o nosso problema continua...damos prejuízo desde 1973!
Desde 1974 que pedimos dinheiro para pagar vícios que temos e como não produzimos o suficiente, pedimos emprestado.
Seja a moeda o Euro ou o escudo temos de mudar de vida!

Anónimo disse...

Li com atenção alguns posts, e a minha primeira reacção, independentemente de concordar ou não com o que neles é apresentado, e de ser este um blogue de conversa satisfatoriamente seria, que não se fica por opiniões sem fundamento. Logo, parabéns a todos os que se revirem neste meu comentário. Bipolar e Anónimo, ambos têm alguma razão. Se somarem os dois pontos de vista ficam mais próximos do que me parece a verdade que é mais larga do que cada pessoa a vê.
Par ser curto eu realço o seguinte. Não basta um país não ter prejuízo para estar bem, assim era Portugal. Mas, para estar bem não pode dar prejuízo. Também não chega o FMI, aliás a preocupação do FMI é mais salvaguardar os credores, não fosse também pago por eles.
A questão maior de Portugal é que tem as contas externas em permanente desequilíbrio e a adesão à CEE, tal como foi feita e o que se seguiu, destruindo a pouca mas importante capacidade de produzir, fizeram deste país uma impossibilidade. O que os políticos, como Mário Soares, esperavam ao propor a adesão é que Portugal já não existisse por esta hora, que tudo isto já fosse Federação Europeia. Assim, já não iriamos à falência, seriamos uma freguesia da FED, uma espécie de Trás-os-Montes ou um Algarve da Europa.
Agora, como isto não aconteceu (a meu ver ainda bem)para sermos País temos de cumprir dois critérios;impedir importações acima das exportações e não dever mais do que produzimos.
Basta isto. O crescimento acontecerá automaticamente e à medida que o cumprimento daqueles dois critérios permitirem.
De resto, por exemplo, o investimento estrangeiro tem de nos trazer lucros e, para exemplificar o contrário, veja-se o que é o Algarve.
Posto isto, no que toca ao essencial, creio que está tudo dito. À excepção que a economia só cresce quando crescem os salários, pois isso significa que a economia está de boa saúde e a desenvolver-se em áreas de alto valor acrescentado.

O Portugal Bipolar disse...

Obrigado pelo comentário fundamentado e pelo elogio

Anónimo disse...

Boa tarde.

Deixo o meu ponto de vista, diferente dos que aqui li, e também ligado à minha formação de economista.

Embora admita o voto em branco como forma de protesto (embora não o use por uma questão de princípio, pois não delego a minha decisão a outros e a Democracia foi uma conquista difícil e importante), até como forma de não financiar partidos que só nos têm empobrecido, faço notar que nesta altura é mais importante eleger um Governo o mais credível possível para levar a cabo o programa de ajustamento económico a que nos vamos comprometer para receber ajuda externa. Sem ajuda externa, o ajustamento seria ainda mais forte e penalizador para a economia e os cidadãos.

Ainda que todos os partidos do "arco do poder" tenham a sua quota parte de responsabilidade, ela é maior no caso do actual Governo, que deu vários passos em frente já próximo do abismo.

É, por isso, óbvio e urgente mudar de Governo, que mostrou não ter qualquer credibilidade. A meu ver, o acréscimo de credibilidade com a mudança de Governo valerá a prazo, em termos de poupança de juros, mais do que os potenciais 12.6 que valem cada voto. Faço notar que a credibilidade do Governo se repercute no rating da República e, por essa via, no prémio de risco pago por quem se endivida no exterior (Estado e banca).

É , para mim, bastante claro que ainda estamos a aprender a viver em Democracia (um conquista importante) e economia de mercado (onde estamos, inexoravelmente, inseridos), sendo que ainda não se descobriu melhor combinação para se viver condignamente em Sociedade. A corda do endividamento foi completamente esticada por Portugal, e agora vamos ter de mudar rapidamente de vida, pois vivemos demasiado tempo acima das nossas possibilidades.

Por outro lado, se não se concorda com o sistema de partidocracia (e eu não concordo), parece-me que há formas melhores de intervenção do que o voto em branco, que significa delegar o poder de decisão aos outros. A mudança pode e deve ser feita de outras formas, por dentro ou fora dos partidos, incluindo a participação em movimentos de cidadãos (e blogues de intervenção cívica, como este) e manifestações (como a manifestação da Geração à Rasca, que teve impacto), ou mesmo o recurso à figura da petição, para mim insuficientemente usada.

Abraço e parabéns pela criação deste espaço de intervenção cívica,
Nuno

O Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno,

Concordo com praticamente toda a tua abordagem, o meu problema não é "dar 12,60Euros a 1 partido".
Em quem votar?
Portugal vive uma das maiores crises da sua história, e os candidatos são estes...
Os partidos e seus dirigentes também são os que temos...
E em quem vou eu votar nestes tempos conturbados?
O PSD teve 6 Lideres desde que Sócrates formou governo!
E se não ganhar as eleições troca novamente, aquilo é um saco de gatos!
BE e PCP nem comento...
PS? mais do mesmo? Não obrigado.
CDS? Tenho de reconhecer que em termos de discurso o Paulinho das feiras é o mais focado.
Não fala sobre muitos assuntos, não anda a divagar é juntamente com socrates o melhor em termos de político profissional.
Mas o problema é mesmo esse, os partidos estão fechados!
E eu como votante não posso escolher o 3º ou 4º da lista.
Um politico, tem em primeiro lugar de ter uma profissão, e por profissão digo tipo 10 anos de trabalho! E depois estava no máximo 12 Anos como deputado (LIMITE MAXIMO).
E 115 chegavam perfeitamente, até podiam ser aumentados em 50% que se poupava dinheiro, e poderíamos atrair os melhores... digo eu...

Manuel Araújo disse...

Eu, aqui presente, não voto em nenhum deles, tão pouco no FMI, mas concordo consigo, estou mais virado para votar nulo, como fiz nas últimas legislativas!!!

O Portugal Bipolar disse...

Se todos os que ficam normalmente em casa forem votar nulo julgo que Portugal muda...
De um dia para o outro!

Anónimo disse...

Não vote no FMI, é um voto nulo mas os seus 12.60€ são divididos democráticamente pelos partidos com assento na assembleia da republica, milhares de votos nulos ou brancos a 12.60 a dividir por sete tambem lhes serve, o que não convém aos políticos é abstenção porque não recebem nenhum. Eu pergunto ao longo de 38 anos de votações neste, e naquele, nos vendilhões do templo, mentirosos compulsivos, gente sem carater, sem vergonha, sem dignidade, em que o dinheiro está acima de qualquer valor, vamos votar? Em quem? Os mandadores cá do burgo serão quinhentos mil? incluindo famiglia, adjuntos, boys, vendidos e quejandos sacam dos nossos impostos seis milhões e trezentos mil€. Se não votarmos ficam em caixa sessenta e três milhões seicentos e noventa e cinco mil€.
É sempre a mesma treta vivemos acima das nossas possibilidades quem? o povo? As PPPs, os submarinos, o bpn, o bpp, os boys, os milhões esbanjados em reparações das escolas, nos carros topo de gama dos governantes, nos roubos dos subsídios e das reformas desculpas de mal pagador a culpa é sempre dos outros os governantes são uns coitadinhos qual madre Teresa de Calcutá, tudo é lisura, tudo é feito para bens dos Portugueses.