quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eu não sou cinzento! Eu sou contra a Energia Nuclear em Portugal!




Eu não sou cinzento! Eu sou contra a Energia Nuclear em Portugal!

Não são dogmas meus, a minha cabecinha, com os poucos neurónios que me restam, já não tem a capacidade que tinha antigamente.

1 Homem adapta o seu comportamento às suas limitações e eu com a capacidade de raciocínio a diminuir com a idade tenho-me tornado um gajo mais prático.

Só tenho 2 boas razões para ser contra o nuclear, se alguma mente iluminada conseguir rebater estas minhas razões mudarei imediatamente de opinião.

1.      Nasci em 1970, tenho 41 anos de existência, durante estes 41 anos tive conhecimento de 2 grandes incidentes nucleares (Chernobil e Fukushima), se considerarmos que a esperança média de vida são 80 Anos, eu assistirei a mais 2 grandes acidentes nucleares.

Se em Portugal não existirem centrais nucleares e a central Espanhola de Almaraz for fechada como previsto, o risco de Portugal ser afectado por acidentes nucleares é praticamente ZERO! (Simples e prático)

2.      As nossas necessidades de energia são 6; 8 ou 10 vezes inferiores às necessidades de Espanha, dentro de 5 anos o mercado ibérico estará liberalizado, uma central nuclear demora 10anos a entrar em funcionamento, a tecnologia é toda importada, Portugal dentro de meses não tem empresas de electricidade, sendo para Portugal igual comprar energia à EDP ou a qualquer empresa espanhola…

Quem deve apostar no Nuclear é Espanha, não Portugal, nós devemos apostar em melhores ligações a Espanha e armazenamento, pois o GIGANTE que temos como vizinho, por necessidades próprias tem de capacidade instalada praticamente o dobro das necessidades normais de Espanha!

Espanha tem actualmente capacidade instalada para produzir em 1 hora energia suficiente, para as nossas necessidades de 24 Horas!

E vamos apostar no nuclear? Não brinquem comigo, isso como expliquei anteriormente é
pensar pequenino, dentro dacaixinha…

2 comentários:

Anónimo disse...

Se mts paises desenvolvidos têm energia nuclear, é pq deve fazer falta, isto é, deve sair + barato que outras alternativas... Na minha opinião caso se verifique que fica + barato para os Portugueses esta fonte de energia, pq não?
Agora penso que Portugal deveria ser pioneiro noutras energias, mas não temos tecnologia para tal...
Mas quando as noticias são atiradas para o ar, como é no caso de Portugal, isso quer dizer que o Nuclear deve estar para Breve....
E se fizessem uma central nuclear mesmo no meio da Fronteira entre Portugal e Espanha? Desta Forma a energia era meio-meio....

Ass. NM

Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno,

Conforme disse no post, não faz sentido apostar no nuclear em Portugal quando temos 1 vizinho que por necessidades próprias tem de capacidade instalada muito mais do que necessita, pagando como nós pagamos para ter essa capacidade instalada...
Qual a dívida acumulada em Espanha devido a manter preços finais de venda de energia muito abaixo do seu custo?
É cerca de 10 vazes a divida Portuguesa!