sábado, 16 de junho de 2012

Portugal - O Senhor dos Anéis - Armazenamento de Energia - Açores - Grupo Oriental – (Cap. 28)

O armazenamento elétrico nas ilhas do grupo Oriental é adaptado às necessidades de cada Ilha.

As necessidades energéticas médias da Ilha de São Miguel superiores a 50MWh são completamente destintas das necessidades da ilha de Santa Maria que não ultrapassa os 3 MWh.
Com a instalação das novas centrais geotérmicas no Faial, Pico, Terceira e são Miguel a capacidade instalada chega a 202 MWh falta só o armazenamento para poder libertar mais 2 ilhas de combustíveis fósseis.

Neste caso será proposto a seguinte capacidade de Armazenamento.
São Miguel – 220 MW
Santa Maria – 20 MW

No Total serão postos a concurso 240 MW de capacidade de armazenamento ao valor de 2 Milhões de Euros/ MW.
Podem concorrer todos os tipos de armazenamento e o contrato é para vigorar 20 anos, ficando as empresas ou consórcios concorrentes obrigados a disponibilizar sempre que necessário a referida capacidade instalada.

O pagamento será feito 50% com entrada em funcionamento da capacidade de armazenamento contratada, sendo o restante pago anualmente, ficando o vencedor responsável pela manutenção da central e disponibilidade do serviço.

Depois de todas as medidas referidas nos capítulos 3; 6; 9 e 15 este é o impulso final para criar definitivamente um cluster industrial de armazenamento em Portugal.

É este o momento de assumir um objetivo mais ambicioso, o objetivo Português para o ano 2030 é ter disponível entre 100.000 MW a 150.000 MW de capacidade de armazenamento de energia suficiente para 24 horas de consumo nacional em dias normais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, gostava de saber onde retirou esta informação: " No Total serão postos a concurso 240 MW de capacidade de armazenamento ao valor de 2 Milhões de Euros/ MW.
Podem concorrer todos os tipos de armazenamento e o contrato é para vigorar 20 anos, ficando as empresas ou consórcios concorrentes obrigados a disponibilizar sempre que necessário a referida capacidade instalada."

Não consigo encontrar a fonte dessa informação em lado nenhum.
Obrigada pela a atenção

O Portugal Bipolar disse...

Bom dia,

Este blog funciona por TAGS (Canto superior direito do Blog).

Existem TAGS para economia; Política entre outros.
Uma das TAGS é Portugal - O Senhor dos Anéis, a que se refere este post.
Este post é o capítulo 28 e é a minha visão sobre um Portugal diferente.
Se existir interesse da tua parte consulta os restantes capítulos para que possas entender todo o contexto.