terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O meu Nissan Almera e o início de 2013

Quando um novo ano se inicia, chega igualmente aquela sensação de  UpGrade.

Este ano será melhor!
Já chega de estar no buraco, penso eu e pensam mais uns quantos milhões de Portugueses!

Depois de uma noite bem regada é tempo de arregaçar as mangas e ir à luta.
E assim foi o meu início de ano, peito cheio… vamos a eles!

Claro que a realidade, mais cedo ou mais tarde chega, crua e dura.
No meu início de ano, tenho de agradecer a um vizinho(a) o favor de me resgatar do mundo da fantasia.

No final de Setembro de 2012 tinha perdido as minhas chaves e com elas a chave do meu carro.
Estava a aguardar receber para tratar do duplicado, pois a outra chave que tinha do carro não estava codificada.

Como a Nissan pratica preços estapafúrdios a codificação da chave custa 40.50€ + IVA, a juntar a esta despesa deveria contar com o preço de uma nova chave para passar novamente a ter duas.
Ora uma chave nova custa 89.85€ + IVA, mais 7.00€ + IVA de corte e os já famosos 40.50€ + IVA de codificação.

Como eu não tenho o “privilégio” de receber mensalmente, só recebi dia 14 de Janeiro de 2013 estava a aguardar receber para então gastar 219€ (IVA INCLUIDO).
Uma semana antes o meu adorado vizinho, fez o favor de telefonar para a Policia, pois o carro estava parado no mesmo sítio nos últimos 100 dias e isso pelos vistos é intolerável…

Recebi então um telefonema de um familiar a informar que o meu adorado carrinho tinha sido rebocado pela Policia.
Deixei passar o fim-de-semana e na 2ª feira fui levantar o carrito.

Chegado à Azinhaga das Murtas, deparo-me com um contentor pré-fabricado onde “trabalham os nossos amigos da PSP do Sitio”
Entrei e a conversa tomou o seguinte rumo…

Agente – Bom dia, faça favor de dizer.
Jony – Bom dia, o meu nome é João Filipe e venho aqui levantar o meu bolinhas que V. Exªs. fizeram o favor de rebocar.

Agente – Qual a matrícula do veículo?
Jony – XX-00-00.

Agente – Só um momento, ora aqui está o processo…muito bem, então são 30.00€ por estar estacionado no passeio.
Jony – Sr. Agente (eles gostam de ser tratados por Sr. Agente…) não sei se sabe, mas o largo onde moro não tem saída e TODOS, mesmo TODOS estacionam em cima do passeio, quando me rebocaram o carro, ao lado do meu estavam mais 30 em cima do passeio…

Agente – Acredito, mas a queixa era dirigida ao carro estacionado em frente ao nº11 do respetivo largo…
Jony – Deixe ver se eu entendi…Eu telefono para a PSP e informo que estou a ver um sujeito a roubar no meu largo, o Sr. Agente ao deslocar-se ao local encontra 10 GAJOS A ROUBAR, mas só prende aquele de que eu fiz queixa…é isso?!?!?!?!

Agente – São as regras…
Jony – Claro que sim, vamos a isso! O que tenho de pagar mais?

Agente – Tem de pagar o reboque que são 89.00€ e a estadia no parque que é 17.00€/Dia, como foram 3 dias são mais 51.00€!
Jony – Eu, na penúria respondo, sabe…eu tenho HORROR a POBRES! Só o cheiro me mete nojo! Vamos lá pagar isso pois tenho o reboque à espera…

Agente – O reboque?!?!?!?!?!
Jony – Pois, é que a chave que tenho não está codificada, posso abrir e fechar o carro, a bagageira mas o carro não pega…

Agente – Muito bem, necessito dos documentos do veiculo…
Jony – Estão aqui!

Agente – Falta a inspeção…
Jony – Vamos lá ver se a gente se entende…se o carro não pega como quer o Sr. Agente que eu leve o carro à inspeção? Só se for às costas…

Agente – Não, pode ir de reboque…
Jony – Ora aí está uma observação inteligente, vai de reboque para a inspeção!

Mas se o carro não pega, pois a chave não está codificada, a inspeção não pode ser feita, certo?
Agente – Errado, o que acontece é que o carro não passa na inspeção…

Jony – Deixe ver se eu entendi, portanto levo o carro de reboque para a inspeção, pago o reboque e a inspeção e o carro chumba pois como não pega, não pode passar na inspeção…
É isso???

Agente – Sim!
Jony – Muito bem…como tenho 15 dias para resolver o problema, duas vezes por mês tenho de pagar um reboque e uma inspeção que sei antecipadamente que de nada serve!

Agente – São as leis e as leis são para cumprir, mas pode sempre reclamar…
Jony - Claro que posso, não serve de nada, mas liberta o STRESS…

Agente – Sabe… é que sem inspeção são mais 250.00€! se pagar já…
Jony – E se eu não pagar?

Agente – Ficamos com os documentos e com a viatura, para reaver posteriormente a multa vai de 250.00€ a 1.000.00€…
Jony – Pago já, conforme informei anteriormente tenho HORROR a POBRES, Só o cheiro me enoja!

E assim foi, para quem andava a contar os tostões, toma lá com 410.00€ de brincadeira e leva o carro para a NISSAN para fazer uma Chave!
Continua…

Sem comentários: