segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Portugal, O Senhor dos Anéis - O Algarve e a Ferrovia - Cap. 43.


Existem apenas 2 maneiras baratas para transporte de mercadorias, a via marítima e a ferrovia.

Portugal é um país pequeno, mas é o primeiro porto Europeu para TODAS as mercadorias provenientes do continente Africano e Americano tendo como portos de referência Sines e Leixões.

Todos os portos do Algarve são pequenos, comparativamente e sofrem de constrangimentos vários que impedem a atracagem de navios de grande porte.

Tavira; Fuzeta; Olhão e Faro são todos abrangido pela Ria Formosa sendo impossível criar um grande porto sem destruir irremediavelmente uma paisagem que é única e que bem explorada pode e deve ser uma mais-valia para a região e para o país.

Portimão; Alvor ou Lagos, não são igualmente opção.

Os portos Algarvios terão de dar apoio às pescas mas será impossível transformar qualquer porto no Algarve numa plataforma semelhante a Sines ou Leixões.

Temos novamente de apostar na ferrovia é um transporte fiável, ambientalmente limpo e muito competitivo.

A Europa Tem de Investir numa linha transeuropeia de transporte de mercadorias que ligue Berlim/Paris/Madrid.

Portugal, por sua vez terá 4 linhas principais.

L 1

·         Vigo

·         Braga/Guimarães

·         Penafiel

·         Ponto de ligação (P1)

·         Viseu / Tondela

·         Coimbra

·         Tomar

·         Entroncamento

·         Santarém

·         Samora Correia (possível ligação a Lisboa)

·         Poceirão

·         Évora Ponto de Ligação (P2)

·         Beja

·         Faro / Loulé Ponto de Ligação (P3)       

 
L 2

·         Vila do Bispo

·         Lagos

·         Alvor

·         Portimão

·         Armação de Pera

·         Albufeira

·         Vila Moura / Quarteira

·         Faro / Loulé Ponto de Ligação (P3)

·         Olhão

·         Tavira

·         Altura

·         V.R.Sº. António


 

E as redes de ligação á Europa

L 3

·         Sines

·         Évora Ponto de Ligação (P2)

·         Madrid

L 4

·         Leixões

·         Ponto de ligação (P1)

·         Salamanca

 
Tempos de Trajecto

Sines / Madrid – 3.15 Horas

Sines /Madrid / Paris – 9.30 Horas

Sines /Madrid / Paris / Berlim – 14 Horas

Qualquer mercadoria descarregada em portos portugueses estaria no centro da europa no dia seguinte.

Qualquer produto do mar descarregado em lota no final do dia, pode ser servido ao almoço em Paris ou Berlim.

Dá que pensar, não é?

O Canal do Panamá tem nova inauguração programada para 2014.

Portugal passou a última década a decidir quantas linhas tinha e por onde passava o TGV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

;)