segunda-feira, 28 de abril de 2014

Qual a diferença entre o Kosovo a Crimeia e o leste da Ucrânia?

Por mais voltas que o mundo dê as diferenças não são fáceis de explicar.

O Kosovo é um território com 10.887 km² que faz fronteira com 4 países (Albânia; Montenegro; Sérvia e Macedónia).
Foram invadidos por Turcos; Austríacos e afins, apesar de ser território Sérvio a maioria da população residente é Albanesa.

Depois de vários conflitos e para acabar com as confusões foram todos votar, numa votação livre, escolheram o seu destino.
Escolheram ser independentes e nasceu o Kosovo como nação.

 
A Crimeia, ao longo dos séculos foi invadida, por Gregos; Turcos; Alemães e Russos
Apesar de ser um território da Ucrânia a maioria da população residente é de origem Russa.

Depois de vários conflitos e para acabar com as confusões foram todos votar, numa votação livre, escolheram o seu destino.
Escolheram pertencer à Rússia e passou a ser uma república da federação Russa.

Existem várias regiões no leste da Ucrânia onde a maioria da população não fala Ucraniano, terão elas o direito de escolher o seu destino, como tiveram os Albaneses residentes num território Sérvio chamado Kosovo?

Qual a diferença entre o Kosovo a Crimeia e o leste da Ucrânia?

O que é a Democracia?

São os atuais dirigentes da Ucrânia democratas representantes do povo?

Onde cabe no Direito Internacional a Autodeterminação dos povos?

É no Kosovo? É na Líbia? É no País de Gales? É na Crimeia? É em todos, só em alguns ou em nenhuns?

E porquê, só falta explicar porquê.

Eu, por mim, sou todo ouvidos…

14 comentários:

Nuno V. disse...

Bom o Kosovo passou a ter uma maioria Albanesa depois de uma emigração maciça de Albaneses para lá, os sérvios passaram a minoria e depois de uns qnts bombardeamentos por parte da Nato ainda menos ficaram , depois fez um referendo democrático onde so participaram os habitantes daquela "provincia" e voila um novo país.
Na crimeia o povo autoctone q eram os tartaros foram deportados/assassinados antes e depois da 2ª grande guerra pelos comunistas russos e foram substituidos por russos para lá destacados, qnd caiu o URSS fez um referendo na provincia e mesmos os russos da crimeia preferiram ficar na Ucrania, agora a Russia invadiu aquilo e fez um referendo democratico onde nem sequer existia a possibilidade de permanecer integrado na Ucrania, eles podiam escolher entre serem integrados na Russia ou serem integrados na Russia com autonomia e claro tiveram uma vitoria esmagadora porque tenho a certeza q todos os outros menos os russos foram impedidos de votar e mesmo entre os russos todos os que não queriam ser integrados nem sequer tinham outra hipotese.

Agora diferenças há poucas ou nenhumas eu diria q autodeterminação é 1 fantochada e andamos aqui todos aos mandos e desmandos das grandes potências. É certo e sabido que os USA andam a tentar despoletar uma guerra regional na Europa ou nas suas fronteiras. A Europa ainda está sob ocupação pelos Americanos q tem 2 objectivos nessa ocupação, manter os Russos fora da Europa, manter os Alemães com a cabeça baixa. Uma Europa com a Russia integrada era o saber dos europeus com os recursos naturais era demasiado forte para no proximo seculo alguem se opor, por isso ha q semear a confusão.

Ab,

NV

O Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno V,
Julgo que a Rússia só entrou Crimeia depois do referendo.
Ora vivem perto de 70% de Russos na Crimeia e o Referendo deu 89% a favor da integração na Rússia.
De todas as reportagens que vi (e foram Algumas incluindo CNN e BBC) não encontro nenhuma em qua a população esteja contra a integração.
Julgo que o mesmo acontecerá na maioria das regiões a leste.
Sabes é que eles nem Ucraniano sabem falar...
Não julgo que os Russos são anjinhos, entendo que são tão maus como Americanos ou Alemães!

Ab,

Jony

Nuno V. disse...

Boas,
epa a Russia nc saiu da Crimeia, é lá que está baseada a frota do mar negro russa e nunca parou a emigração Russa para a Crimeia, aquilo é tipo a flórida dos gajos. Se há alguem quem tem "direito" são os tartaros, mas como os russos os tem limpo esses cada vez hao de ser menos.
A Russia como smp tá se a marimbar nos acordos que assina, eles, os USA e UK qnd caiu a Urss assinaram 1 acordo para o desarmamento nuclear da Ucrania em q garantiam a integridade territorial ucraniana...

O grande problema da Russia e que eles se recusam a aceitar é q é um pais enorme com +- 120 milhoes de habitantes com ~190 etnias diferentes, vai ser bonito qnt todos eles tb quiserem o ser referendo de indepedência, entalado entre 2 blocos gigantes, UE e China. Ele neste momento virou se para a UE pq viu q se nós não somos capazes de nos safar uns aos outros numa crise economica e sabendo ele que a Russia é + importante para a Alemanha que os paises do Sul, bora lá tentar deste lado.

Agora se pesquisares um pco na parte asiatica da Russia ha ja cidades em que ha + Chineses que Russos, qnt tempo demorara até os Chineses invocarem o mm que os Russos invocam agora :-P

Ab,

NV

Nuno V. disse...

Boas,
deixo te aqui este artigo q é smp interessante, os tugas se não tivessem de tanga o mundo era nosso :-P

http://viriatosdaeconomia.blogspot.pt/2014/04/natomaniacs.html

O Portugal Bipolar disse...

Os Chineses são tudo menos estúpidos e guerra com a Rússia antes de ajustar contas antigas com os vizinhos em geral e os Japoneses em particular? Não creio ;)

O Portugal Bipolar disse...

Sim Portugal com o seu exército; marinha e força aérea deixa a Rússia a tremer de medo :)

Nuno V. disse...

Mas os Russos são vizinhos e mto do território q tem hoje na ásia no fim do seculo 19 e inicio de 20 era da China, foi lhes conquistado através de guerra. Aliás os conflitos continuaram durante o sec 20 como podes ver em http://en.wikipedia.org/wiki/Sino-Soviet_border_conflict
Os Russos tb "roubaram" aos Japoneses mto território e ainda hj as fronteiras não estáo fechadas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Russo-Japanese_War
e durante a 2ª WW

Nuno V. disse...

Ha uns anos atrás depois da guerra do Libano eu li que PT era o país a seguir aos USA com mais homens destacados em operações NATO. Mesmo agora e tu fores ver tens grandes paises que contribuem como menos homens/material do que nós. Agora eu não sei se somos nós que somos burros se são os outros q são egoistas. Infelizmente acho que é a 1ª opção...

O Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno, eu sei que a Rússia e a China ainda são vizinhos, foi gafe, mas os conflitos existentes antigamente são agora países independentes (Mongólia e Cazaquistão) nunca a China se vai meter com a Rússia antes de Falar com Japoneses, Mongóis e nem sei como chamar aos outros…hummm…ham….hum…Cazaquistaneses?!?!?!  Existindo inteligência “Á SÉRIA” a Rússia oferecia de novo as ilhas ao Japão e em troca o Japão fornecia TODA e TODA é mesmo TODA a tecnologia que possui, patentes, investimento de empresas Japonesas na Rússia, dinheiro, TUDO.
Isso sim era um bom negócio, mas os Russos são um monstro e raramente um monstro cede parte de algo que lhe pertence, mesmo tendo tudo a ganhar…

O Portugal Bipolar disse...

Tás a vêr os putos pequenos que ficam em bicos de pé para parecerem maiores?
É a mesma coisa, quando toca a fingir que somos grandes, somos mesmo os maiores...
Qualquer ataque será mal visto e a Rússia tem tudo menos pressa, deixa arder.
A Crimeia, vai demorar 2 a 3 anos a regressar á normalidade mas não se vê a população a querer voltar para a Ucrania, porque será?

Nuno V disse...

Boas,

Em relaçao a PT tb não compreendo, pais médio no seio da UE mas parece que somos pequenos, qnd se passa qq coisa pensamos que somos grandes, lá tá somos bipolares :-D

Em relação ha Ucrania 2 ou 3 anos tás a ser mto optimista, a não ser que a Ucrania se desmembre numa parte ocidental e outra oriental, aquilo daqui a par de anos ainda tá pior q hj.

Eu acho que se vai passar com a Ucrania Ocidental a mm coisa q se passou com a Polonia ou seja,
ha 10/15 anos atrás a Polonia tinha 1 pib per capita cerca de 1 terço do Ucraniano, hj o PIB per capita Polaco é 3 vezes o da Ucrania. Eu acho que a Ucrania ocidental vai seguir o mm caminho dos polacos e daqui a 10/15 anos serão os de leste a querer ir para o outro lado da fronteira, como dizia o outro deixa-os pousar :-)

O Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno,

Quando falei de 2 ou 3 anos foi para a Crimeia, tempo para a Crimeia voltar á normalidade.
É funcionar noutra moeda em papel e nos empréstimos bancários, é mudar matrículas e registos de automóveis e habitação, no fundo é reorganizar tudo, de novo, de uma maneira diferente.

Sobre o que se vai passar daqui a 10 ou 15 anos naquela zona, não sei, mas não sei mesmo.

O que eu gostava mesmo de saber é em que circunstancias pode um povo assumir o desejo à autodeterminação e a sua relação com "1 país" chamado Kosovo.

Depois de entender talvez mude de opinião, até lá fico na dúvida, deve ser defeito meu...

Nuno V. disse...

Boas,

eu vejo 1 coisa em comum em ambas as situaçõe, o "povo" que pede a autodeterminação não é o povo autóctone da respectiva região, pelo que li os Russos na Crimeia expulsaram / exterminaram os tartaros e emigraram ou foram deslocados para lá em massa, no caso do Kosovo, os Albaneses emigraram em força para lá e acabaram por tomar conta daquilo, posso estar enganado e ser uma simplificação mas é o que leio. Gostava que a Russia também fizesse referendos assim nas republicas do Cáucaso, por ex a Chéchenia mas penso que eles só gostam destes referendos na casa dos outros.

A normalização da Crimeia na minha optica está sempre dependente do que acontecer na Ucrania, porque não existe neste momento uma ligação "fisica" entre a Rússia e a Crimeia, ora para passar água, electricidade, gás e mesmo as pessoas moverem tem smp de passar pela Ucrania... mais pelo que leio mtos habitantes da Crimeia querem ser Russos pq são reformados e as pensões na Russia são mto mais elevadas do q as da Ucrania, era 1 pco como se Alemanha agora chega a Kalinegrado e começa-se a distribuir passaportes Alemães e a prometer aos habitantes que passaram a usufruir das condições dadas aos Alemães e eu falo de Kalinegrado porque os Russos + 1 vez a seguir a 2ª WW tomaram conta daquilo, deportaram os habitantes Alemães e meteram lá Russos.

Ab,

NV

O Portugal Bipolar disse...

Boas,

É isso mesmo!
Onde começa o direito à autodeterminação?
Para timor leste foram necessárias 2 ou 3resoluções da ONU e mais 24 anos de luta, para os gajos da Chechénia nem sei, coitados, é um problema "interno"...
Antes do Kosovo o pessoal poderia berrar mas não acontecia nada, agora as regras não existem é o que dá mais jeito e isso é muito perigoso...
Saudações,

Jony