quinta-feira, 29 de maio de 2014

P.S.A. – ILHAS.PT-Ilha das Flores recebe 470 seguidores solares da amareleja e 2 MW de Eólica – Armazenamento Hidrogénio e mobilidade. Cap. 3.


 A ilha das Flores tem perto de 4000 habitantes e necessita de 30 MW de energia por dia.

Esta ilha já aposta em energia Hídrica, na Central Alem Fazenda, com capacidade instalada de 1.2MWh e em energia Eólica com 0.6MW instalados no Parque Eólico Boca da Vereda e como complemento a tudo isto, claro, energia TERMICA, a “coisa” funciona assim, com central termelétrica a gasóleo e 7 reservatórios com capacidade total de 840m³ ou 840.000 Litros é sempre a bombar…

Sempre que necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12 reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da Ilha de São Miguel, anda mais de 500 kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100 (aguardo confirmação) e descarrega 800 m³ de diversos combustíveis na Ilha das Flores e aproveita a viagem reabastecendo igualmente a ilha do Corvo (sempre que o tempo o permite) depois volta a percorrer mais de 500kms novamente, sendo tudo isto custos de insularidade.

Está bom de ver que um navio carregado a 25% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida e volta superior a 1.000km para descarregar combustíveis não sai barato, mais caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade do ano.

Com 16 Abastecimentos anuais a rondar os a 75% da capacidade, temos para a Ilha das Flores necessidades anuais de 10.000.000 Litros de combustível, que considerando refinação e  Armazenamento em Sines; transporte para são Miguel; Trasfega e armazenamento em São Miguel; trasfega e transporte para a Ilha das Flores; trasfega e armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 5€/litro, ou 50 Milhões de €uros ano que em 20 anos são 1.000 Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando 1.020 milhões para obter energia e andar de carro no meio do atlântico.

Não discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.

O que eu discordo é da maneira como isso se faz.

Então temos ilhas que necessitam de 30MW de energia / dia e temos centrais solares no continente? E depois andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para eles produzirem eletricidade?

Isto faz algum sentido?

Considerando 80% do rendimento da amareleja proponho 470 seguidores solares para a Ilha das Flores, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo e 470 para a ilha das Flores.

1.      O custo destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ / Seguidor Solar ou 470 Und x 150.000 = 70.500.000€ (valor incluindo instalação nas Flores) e ainda sobram 2.000 Seguidores solares para distribuir.

 






2.      Vamos igualmente considerar 2 ventoinhas de 1 MW de Capacidade Instalada cada, ficando o continente com 4.699 MW – 2 MW = 4.697 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, custo de 1.227.000€ (valor incluindo instalação na Ilha das Flores).
 

3.      Claro, que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova fábrica de baterias vai fornecer 30MW de sistema de armazenamento para a Ilha, com 1 custo total de 30.000.000€.
 

4.      Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir 200kg Hidrogénio / Hora , custo de 400.000€.
 

5.      Armazenamento de Hidrogénio até 20 Tn, ou 20.000 kg para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 2.000.000€.
 

6.      E por último a ligação por cabo submarino à ilha das Flores inaugurando a nova fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço de 1.300€/MW/km, são 30kms x 52.000€ =1.560.000€ (já considerado no post Anterior).
 

 
 
 
São 105 Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha das Flores ter energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos de combustíveis fósseis que neste momento representam 10 milhões de litros ano, poupando em 20 anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 200 milhões de litros de combustível, não será isto superior a 105 Milhões gastos com o investimento?

Combustíveis para o a Ilha das Flores? Eletricidade não necessita! Carros e barcos têm 2 combustíveis à escolha Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…
 

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No quadro seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.

Critérios:
  •  10% de perdas com armazenamento.
  • 10% de perdas por (re)injeção de energia na rede.
  •   6% perdas de transporte de energia na GRID.
  • perdas de 10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.




 

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