terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CARRIS com passivo superior a Mil Milhões de €uros!


Novamente a Carris, sendo verdade não poderia ser de outra maneira.

Depois de convenientemente abordada em 2011 (1; 2 e 3) chegou o momento de fazer o balanço.

A Carris estava falida em 2011 e continua falida em 2015, sendo essa a única constante a assinalar, com um passivo de 1.030.772.981€ em 2014 e previsões de 1.107.990.285€ para 2016, pouco mais poderei dizer.



Está falida e novamente serei chamado a pagar, lá está, outra constante, paga sempre o mesmo, sendo o custo bem diferente quando a empresa for PRIVADA…





Detestando ter razão, confirmo com satisfação a redução de custos com pessoal de 66.9 milhões em 2011 para 48.6 milhões em 2016, incluindo redução para 1/3 dos gastos com Órgãos Sociais.


A redução de efectivos de 2771 para 2.144 Funcionários, mas mais terá de ser feito e o futuro passa por receber mais mil milhões de €uros de dívida pública sendo a CARRIS privatizada.


A privatização da CARRIS não significa que como contribuinte eu passe a pagar menos, significa apenas que terei menos dias de greve e um pior serviço.

Olhando objectivamente para a frota da Carris temos, ±500 autocarros standard com capacidade para 85 passageiros (35 sentados + 50 de pé); ± 90 Articulados com capacidade para 150 passageiros (46 sentados + 104 de pé) e 30 Mini-bus.



A velocidade de circulação dos transportes públicos em Lisboa é de 14 km/hora.

A esta velocidade a estimativa de gasto com combustível deve ser enorme tenho como certo que a CARRIS gastou em 2013 16 milhões de Litros de Gasóleo e 2 milhões de Nm³ de Gás, quantas horas de serviço prestou? falta só isso e chego lá...



Não funcionando toda a frota a gasóleo, existe igualmente gás, fica aqui a frota completa da Carris, com um pequeno pedido de ajuda.

1.      Consumo dos Autocarros em hora de ponta (5.30 / 9.30 horas e 17.30 / 21.30 horas).

2.      Consumo dos Autocarros em hora normais ( 9.30/17.30 horas).

3.      Consumo dos Autocarros em Serviço Nocturno.


Bus Standard:

·        Volvo B7L
·        Volvo B7R LE
·        Volvo B10 L
·        Volvo B7R LE MK3
·        MAN 18.310 HOCL-NLGLC
·        MAN 18.310 HOCL-NL
·        MAN 18.280 LOH O2
·        Mercedes Benz 0405
·        Mercedes Benz 0530
·        Mercedes Benz OC500

Bus Articulados

·        Volvo B10M
·        Mercedes Benz 0530 G

Olhar para um novo serviço de transporte de passageiros faz sentido, com a venda da CARRIS; STCP; Metro de Lisboa e Porto, todo o sector de transportes deve ser LIBERALIZADO, permitindo a concorrência, para não substituir um mal pelo outro.

Algum dos meus amigos de 2011 pode dar uma ajudinha? Fica a pergunta.

Independentemente da resposta os mil milhões estão por pagar e serão apresentados, mais cedo ou mais tarde…

Sem comentários:

Enviar um comentário

;)