segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais uma opinião

Recebido em comentário, não sendo a minha opinião, pois este link é parcial, aqui fica mais um pensamento vindo do outro lado do oceano!
Cada um que retire as suas conclusões...

2 comentários:

Ramiro disse...

Como vai a economia europeia poder ajudar-se entre si???
A solução para estas perguntas até eu sei!
Fazemos como os americanos, ...basta pôr as rotativas a produzir novas notas de euros, e cunhar novas moedas de euros.
Assim o Banco Central Europeu terá dinheiro suficiente para emprestar ao FEEF, e o FEEF terá dinheiro para resgatar os países em maiores dificuldades.
Numa situação dessas, o euro desvalorizaria, a nossa industria exportadora seria muito mais competitiva, ...por outro lado, alguns produtos que agora importamos, passariam a ser fabricados em Portugal.
Tudo isto, claro, teria que ser articulado com um maior controlo dos gastos de cada governo, e reduções acentuadas dos défices e dívida públicas de cada país intervencionado.
Até os países mais reticentes, como a Alemanha, teriam a lucrar com a situação, porque também eles seriam mais competitivos com um euro mais desvalorizado.
Sobre um possível aumento da inflação, devido ao aumento de euros em circulação, isso não é assim tão óbvio, ...basta olhar o exemplo dos Estados Unidos, ou do Japão, para ver que a inflação não disparou pelo facto de ambos estarem continuamente a emitir mais moeda.

Portugal Bipolar disse...

Boas Ramiro,

Obrigado pelo comentário.
Concordo em grande parte com a tua opinião, tento feito 1 post sobre o assunto em Março de 2011, julgo ter lá alguns dados que são interessantes para complementar o teu comentário, nomeadamente a divida dos EUA e do Japão.
Se tiveres tempo dá uma olhadela.
Fica o link: http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/03/perfect-storm-xiprinting-money-american.html