domingo, 6 de novembro de 2011

Cortes nos Transportes - CARRIS


Foi criado 1 grupo de trabalho para estudar a melhor solução de reduzir o défice crónico que estas empresas apresentam.

Claro que este grupo de trabalho não o faz de borla mas o mais surpreendente são as suas conclusões.
Estas cabecinhas pensadoras depois de muito estudar chegaram à conclusão que uma das melhores soluções seria reduzir a oferta.

Encerrando algumas carreiras e diminuindo a oferta em certas Horas…

Meus caros amigos, foi para isto que se pagou o estudo?

O Portugal Bipolar oferece um estudo de BORLA!

Subsídio Agente Único (atribuído na CARRIS)

Na CARRIS trata-se de um benefício pecuniário que não depende do efectivo desempenho de funções e que é atribuído, ao pessoal tripulante, 14 meses no ano.

Subsídio de Ajuramentação (atribuído na CARRIS)

Tal como o anterior, trata-se de outro subsídio atribuído à categoria de Controladores de Tráfego e Coordenadores Gerais de Tráfego, na CARRIS, e de Fiscais, no Metropolitano de Lisboa, durante 14 meses no ano e que não depende de qualquer prestação de serviço especial.

Subsídio de Tarefas Complementares de Condução (atribuído na CARRIS)

Trata-se de um subsídio que é atribuído aos Motoristas e Guarda-freios da CARRIS e visa compensá-los pela preparação e estacionamento dos veículos, bem como pela aquisição de títulos de transporte a serem vendidos nos veículos e pela prestação de contas.

Ora, é de notar que, por um lado, não é entendível como a CARRIS tem de compensar o pessoal tripulante para preparar e estacionar os veículos, quando estas não são tarefas dissociáveis da função de condução; por outro lado, a venda dos bilhetes no interior dos veículos já está a ser compensada pela atribuição do Subsídio Agente Único.

Subsídio de Chefia e de Tecnicidade (atribuído na CARRIS)

Este subsídio é atribuído não apenas aos que exercem funções de chefia, mas também aos quadros técnicos sem funções de chefia.

 Abono para falhas (atribuído na CARRIS)

Subsídio atribuído a quem normalmente movimenta avultadas somas de dinheiro. Mas também aos Motoristas e Guarda-freios.

Subsídio Condução Ponto Socorro (atribuído na CARRIS)

Subsídio atribuído aos que estão habilitados para a condução de veículos ponto socorro, independentemente de o conduzirem ou não.

Para além dos subsídios mencionados, a CARRIS e o Metropolitano de Lisboa também concediam prémios aos seus trabalhadores, conforme se demonstra no quadro seguinte, com os quais despenderam, em 2007, cada uma delas, cerca de 1,3 milhões de euros.

Prémio de Risco e de Condução Defensiva (atribuído na CARRIS)

Atribuído ao pessoal tripulante de serviço público que no desempenho das suas funções contribua para a redução da taxa de acidentes com a frota da empresa ao não registarem qualquer acidente de trânsito em 2.000 horas de trabalho.

É acumulável com os prémios Incentivo à Assiduidade e Desempenho +.

Prémio de Produtividade (atribuído na CARRIS)

Prémio atribuído aos trabalhadores oficinais e administrativos e visa estimular ganhos de produtividade que se verifiquem nas referidas áreas de actuação.

Prémio Incentivo à Assiduidade (atribuído na CARRIS)

Prémio atribuído aos Motoristas de serviço público, Guarda-freios e Ajuramentados, na função, que apresentem regularidade na assiduidade. É acumulável com o Prémio Desempenho +.

 Prémio Desempenho + (atribuído na CARRIS)

Atribuído ao pessoal tripulante que apresente, cumulativamente e com a regularidade de um quadrimestre, padrões elevados no que respeita à produtividade, ausência de acidentes de condução, qualidade do serviço e atitude perante a empresa.

Como se pode falar em coesão nacional?
Como olham para os lisboetas pessoas que vivem no Algarve? Ou em Trás-os-montes? Ou no Alentejo?

Existem regiões que tem transportes 2 ou 3 vezes por dia! Quando tem…
Depois olham para estas regalias ou mordomias e ouvem de seguida o nosso Presidente falar em coesão?!?

E agora vamos às greves!

Portugal vai ficar no Euro?

Claro que sim, isto só pode correr bem!

93 comentários:

Anónimo disse...

Premio desempenho + = sem regulamentação muda-se as regras qdo bem entendem, e visa a separar o comum Tripulante! Existem prémios que não estão mencionados aqui, no que concerne a a concursos internos de inovação, que de pouco ou nada acrescentam mais valia á empresa Carris! Departamento de marketing! Qunto ao subsidio de Tarefas complementares, o meu amigo antes de mandar a boquinha no final tem de pensar no seguinte.......muitos de vós qdo acabam o trabalhinho vão pra casa descansados a carregar somente a marmita, os Tripulantes têm de perder por vezes horas depois do seu trabalho em algumas filas a efectuar prestações de conta, sujeitos a serem roubados/assaltados se ficarem com as receitas, e adquirir bilhetes pois existe tanta tecnologia que as maquinas muitas vezes falham, e como deve estra tao bem informado os tripulantes são obrigados a terem sempre em sua posse Tarifas de bordo.
O meu caro amigo tb nao sabe mas por vezes saimos muito depois da hora sem ter mais por isso por causa da saida devido ao transito, e ainda mais o meu caro deve iniciar e acabar o seu trabalho no mesmo sitio enquanto o Tripulante na Carris e capaz de iniciar o seu serviço numa ponta da cidade e acabar na ponta oposta da cidade, agora imagine o tempo que se perde a ir para casa!? Na Carris não queremos ser tratados como coitadinhos, nem como Senhores detentores de subsidios, queremos ser tratados com respeito e dignidade! Se existem subsidios e por que temos direito a eles por necessidade e é pena estes não estarem integrados no ordenado base!

Anónimo disse...

O prémiode condução defensiva é muito bem atribuido!!! Sabe porque? Na Europa os tripulantes da Carris e outras empresas, são considerados uns dos melhores, sabe porque? Não é só por causa do prémio é sim devido ao seu profissionalismo em evitar milhares de acidentes em Lisboa!Eu acho que todos sabem como se conduz em Portugal-Lisboa?! Uma verdadeira selva! E sabe o que são 2000 Horas? Equivale a um ano e meio a dois a não ter acidentes e incidentes! Por favor sejam humildes e reconheçam...é obra! Por exemplo em empresas de transportes publicos do sector privado, os motoristas tambem são premiados por esses feitos! Perguntem por exemplo na Vimeca-Lt.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Anónimo,

É sempre com prazer que recebo comentários, contra ou a favor da minha opinião, mas não resisto a perguntar.
Onde deixas-te a NAVE?
Pois! deves viver noutro planeta qualquer.
Quantos empregados do privado trabalham mais 2 ou 3 Horas depois do seu horário???
Eu diria que no mínimo são 50%!
E não tem direito a subsídios, até agradecem por manter o emprego pois esses sim podem ser despedidos!
Por falar em Subsídios e prémios...
1 - Subsídio Agente Único
2- Subsídio de Ajuramentação
3- Subsídio de Tarefas Complementares de Condução
4- Subsídio de Chefia e de Tecnicidade
5 - Abono para falhas
6 - Subsídio Condução Ponto Socorro
7 - Prémio de Risco e de Condução Defensiva
8 - Prémio de Produtividade
9 - Prémio Incentivo à Assiduidade
10 - Prémio Desempenho +
De todos o que mais gosto é o subsidio para estacionamento do autocarro…
Com 10 PREMIOS E SUBSIDIOS é muita pouca vergonha ainda se acharem injustiçados!
Uma temporada a trabalhar no privado, onde se trabalha no DURO sem regalias e subsidios fazia-te tão bem!
É como no Metro só em custos com pessoal a empresa paga 118% de toda a sua receita e ainda reclamam?!?
É que essas mordomias sou eu e outros que pagam!
Eu trabalho na empresa (X) essa empresa factura por mês 100.000€ e só com pessoal gasta mensalmente 118.000€…
Quantos meses achas que a empresa estaria de portas abertas???
POIS!
Mas como é estado, PAGAM TODOS OS CAMELOS COMO EU!!!
E ainda vão para greves???
Sabes quanto perde PORTUGAL por cada dia de Greve???
São SÓ 600 Milhões em produção!
Com as greves de Novembro PORTUGAL perde em produção 2 mil milhões que é exactamente o mesmo que vai retirar em 2012 de subsídios (Férias e Natal)
1 Pouco de vergonha não te ficava nada mal!
Já agora, se não for pedir muito, visto que neste espaço que é de todos os comentários entram directos e TODOS podem escrever sem censura, não te ficava mal o nome (basta o 1º)
Boa greve, que as mordomias vão certamente acabar!
A TROIKA já informou que não vem mais dinheiro!
E sem dinheiro deixa de haver PALHAÇOS como eu para pagar a conta!

CR 35 disse...

Está visto que o Sr. Bipolar é mais um contra os trabalhadores dos transportes em vez de utilizar a sua frustração por pagar não sei o quê a não sei quem , canalize toda esta raiva para em quem votou e lhe vai ao bolso.Também fique a saber que a greve é um direito consagrado na CONSTITUIÇÃO que todos os trabalhadores a usam em último recurso quando o Patrão quer obrigar os escravos a trabalharem para que o lucro dele seja bem grande.E como anda muito mal informado as empresas privados dão aos seus empregados benesses pelo bom desempenho.Os transportes de Lisboa mesmo com todos os subsídios que relatou dados aos seus trabalhadores e que se calhar sem eles traziam o ordenado mínimo para casa após aturarem gente de toda a espécie que por vezes nem bons dias merecem conseguem servir a um preço abaixo do custo real .E por último o Sr.não paga como muitos outros o ordenado a ninguém porque se formos por aí também eles pagam através dos seus impostos os RIS dos que nada fazem em prol deste País ,por favor vire-se para quem não contribui ,para os Maus Gestores ,Políticos e una-se aos trabalhadores deste País que lutam por uma vida melhor!

Anónimo disse...

resposta a portugal bipolar

o sr. por acaso sabe no meio de toda a informação que dispõe a respeito de subsídios que NÓS motoristas recebemos,qual é o ordenado base de um motorista da carris,e não generalize porque nem todos tem 30 anos de casa ,informe-se bem porque se calhar no meio de tantos valores que apresenta ,o principal é ordenado base ,ou não ? ,quando souber,pense bem se é normal um motorista de transportes públicos ganhar pouco mais que um vigilante,porteiro,segurança,chame-lhe o que quiser,acha justo o sequer equiparável,deixe-se estar atrás do seu teclado pois a sua utilidade ao pais resume-se a isso!!

Peter disse...

A Nave está em sua casa!!!! Já lhe disse no meu comentario que não queremos ser chamados de injustizados, mas sim respeitados...se o meu caro não quer compreender e se, desculpe este desabafo quer ser mais um URSO que "come" tudo o que ouve dos comentadores politicos, tenho muita pena! Estes subsidios há muito que deveriam ser integrados no ordenado mas a vontade de comprar as pessoas assim o exige em não mexer! Sabe....quem está no convento e que sabe o que vai lá dentro, e o senhor como já estou a ver não entende, nem quer entender! Os Tripulantes na CArris para desempenhar o seu trabalho tiveram de investir para alem da escolaridade cerca de no minimo 3000€, e de 5 em 5 anos terão de desembolsar 500€ no minimo. Os tripulantes na carris por vezes têm de pagar valores avultados para comer em qualquer chafarica.....Estes homens e mulheres em poucos anos ficam com graves problemas de saude, coluna, psicologicos e nos homens prostata....mas há muito mais e mais mais. Olhe porque nao fala das regalias das Administrações? Sabia que os directores e afins têm ordenados acima de 2500€ com passe e CARRO com gasoleo da Carris e outras mais mordomias? Sabia desse aspecto? Sabia que se gasta milhares em publicidade nos folhetos para depois irem parar ao lixo? Disso não fala! Leia bem o que lhe disse e reflita, não seja superficial e energumeno! Já agora eu chamo-me Peter

O Portugal Bipolar disse...

Boas CR 35, Boas Peter e caros anónimos,

Obrigado a todos pelos comentários, mas...vamos por partes.
Sobre "MIMOS" aconselho a visitarem a TAG educação...
Aí sim, os meus amigos professores julgo que só não me chamaram SANTO :):)
Neste Blog, os comentários entram directos e ficam para a posteridade, não sendo nunca apagados.
Mais informo que este vosso amigo pedreiro retirou informação e inspiração nos relatórios do Tribunal de contas...
Sobre os transportes existem relatórios de 2005; 2006;2007;2008;2009 e 2010 é só escolher...
Todos apontam no mesmo sentido e acreditem que eu até fui simpático no resumo, facilmente podem confirmar pois esses relatórios estão disponíveis online!
Aproveito igualmente para informar, que neste espaço que é de todos não é necessário tratarem-me por Sr., todos aqui se tratam por tu e o Senhor está no Céu!
Tenho pena que de todos os comentários recebidos, nenhum fale sobre os 10 Subsídios disponíveis.
Como informei gosto particularmente do subsídio para estacionamento do autocarro recebido 14 meses por ano, quando o trabalhador tem 11 meses de trabalho…mas adiante.
É mais fácil falar da carris do que do metro, pois metro só existe em Lisboa e porto…
E no Porto o ordenado médio por trabalhador é 40% Superior…até dava para rir se não fosse tão Grave!
Mas este post foi dedicado à CARRIS, caríssimos os motoristas da CARRIS recebem mais entre 20 a 40% que os mesmos trabalhadores de empresas privadas e essas também trabalham em Lisboa, dão lucro pagando com isso impostos…e mais importante, como não dão prejuízo não me toca pagamento algum!
Como sabe quem cá vem eu detesto ter razão!
Sério!
DETESTO!
O problema é que de tudo o que tenho escrito, pouco tenho falhado…e foi escrito ANTES…SEMPRE ANTES…
Sobre os transportes em geral e a CARRIS em particular tenho a informar o seguinte.
Vão existir despedimentos.
Vai haver diminuição de ordenado.
Vai diminuir o serviço prestado.
E mesmo assim, ou todos aceitam ou a empresa vai falir para depois ser vendida aos privados!
Vai uma aposta???
Eu, só quero deixar de pagar com os meus impostos, pois pelas minhas ultimas contas por cada 100€ facturados, levo para casa 35€!
Isso é que não é justo, mas eu não faço greves, é uma das vantagens de ser “Pedreiro” são brutos, estúpidos e não fazem greve!
São assim!
Sobre os transportes, volto a repetir que espero estar enganado, pois eu detesto ter razão!
Terei?!?

gabriel disse...

Nao tem razao nenhuma...para sua informaçao o subsidio que fala para estacionar o autocarro ixiste sim,mas secalhar será para os motoristas que tem de sair com um autocarro pelas 03.00 da manha tem de chegar pelo menos ás 02.45 para por o autocarro a trabalhar para encher os depositos de ar dos travoes para poder andar e isso leva pelo menos 5 minutos tem de regular os espelhos tem de limpar os vidros derivado á humidade da noite que nao dá para ver para a rua tem de ver se está tudo bem com o autocarro se nao tem nenhum pneu furado e se tem a luzes todas,para o Sr ver só os motoristas que saem de manha com um autocarro tem de fazer,agora os que recolhem com os carros á noite tem de chegar á estaçao abastecer o autocarro fechar as janelas que deixam abertas passar o autocarro na lavagem verificar se o autocarro nao tem nenhum banco rasgado e se está em condiçoes para o motorista que vem de manha sair com o autocarro!!!!! esta cansado de ler agora faça isto ás 03.00 num dia de inverno e a chover e vai ver o que é bom para tosse.....nós os motoristas nao somos coitados somos considerados uns dos melhores da europa.............e o Sr é o quê um energume qualquer que secalhar entra no autocarro e nem dá os bons dias,por isso quando falar dos motoristas primeiro convido o Sr a agarra num autocarro articulado e dar uma volta ao marques de pombal seguindo as regras de transito e nao bater com ele,depois fale de nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

João disse...

ó Bipolar , tu andas mesmo a preçisar de óculos , mas é que andas mesmo.

Vamos por partes :
1- Esse subsidio de tarefas complementares é para os Motoristas exercerem outras actividades para além de conduzirem um autocarro e sendo assim é paga porque é além do nosso horário de trabalho , se é fora tem que ser pago .
2- O subsidio de Agente Único é para o Motorista vender bilhetes , já que não existe cobrador como antes havia e assim a carris deixa de pagar um ordenado e paga uma percentagem ao motorista para fazer essa função .
Obs: O Motorista é pago para Conduzir profissionalmente , tudo além disso tem que ser pago .
Espero ter alucidado o "amigo" Bipolar em algumas questões .

O Portugal Bipolar disse...

E os familiares com passes de BORLA???
Pais filhos avós avôs dá para todos!!
Conheço alguém que só em passes da família tem 9!
É divorciado e só tem 1 filho!
ACABOU A MAMADEIRA!

O Portugal Bipolar disse...

Boas Gabriel; João e anónimo,

Obrigado pelos comentários, como devem calcular a minha opinião é exactamente o oposto...mas vamos por partes:
1º Os motoristas tem de sair às 3 da manhã e perdem 15 minutos??? coitadinhos...
E claro fazem isso 14 MESES POR ANO! Pois recebem 14 SUBSIDIOS?!?!?!?!??!
João, não vale a pena explicar-me para que servem os subsidios (3 deles) pois isso vem explicado no post para TODOS OS SUBSIDIOS!!!
E os motoristas de empresas privadas não tem esse problema, sobre tudo o que li no comentário... dava vontade de rir se não fosse tão Grave!
Todos os Motoristas que trabalham no Privado ganham menos, tem menos regalias e subsídios e também não tem acidentes, pois se em 2 anos tiverem 3 acidentes vão para o olho da rua!
Na carris perdem 1 de 10 Subsídios que são atribuídos 14 vezes por ano, tudo isto vem Escarrapachado em relatórios do Tribunal de contas desde 2005, portanto nos últimos 6 anos todos os relatórios apontam no mesmo sentido e o maluco sou EU?
Eu até fui bastante comedido nos resumos, e ler 15 linhas de 1 comentário para quem leu 6 relatórios completos dá vontade de rir!
Pois meus caros LI todos os relatórios desde 2005 e o meu resumo até é bastante simpático!
Todos os relatórios apontam o mesmo caminho (MORDOMIAS EM excesso de administradores e de TODOS os funcionários! TODOS!)
Até final do ano perdem parte dos subsídios e durante 2012 vai o resto, sendo o ordenado aumentado em 10% MAXIMO!
Vai uma apostinha?

Rui..... disse...

Boas noites...caro Bipolar ou voçe faz o trabalho de casa como deve ser ou resuma se a sua insignificancia,pk fartos ler textos de pessoas k escrevem lixo estamos nós,deve tar a fazer algum frete a alguem,tipo como voce é k devia acabar a mama o pio seu invejoso,deixe quem trabalha em paz e vá chatear quem ganha o o rendimento minimo e o gasta sentado no café a beber cerveja sem contribuir pra melhoria do Pais...repito faça o trabalho de casa como deve ser e ñ engravide pelos ouvidos.....

O Portugal Bipolar disse...

Boas Rui,

De todos os comentários tenho de reconhecer que o teu é realmente o mais infeliz...
Se eu bem entendi, os relatórios do tribunal de contas de 2005;2006;2007;2008;2009 e 2010 são lixo??
É isso?
Aconselho a leitura de 1 relatório...só 1 a escolher, pois todos apontam no mesmo sentido!
Existem faltas por parte do estado? Claro que sim! mas os abusos relatados são muito maiores do que aqui está escrito e 10 SBSIDIOS???
DASSSSSSSSSSSSSSSSS
Vai acabar a MAMADEIRA e ontem já era tarde!

Rui disse...

a mim ñ me interessa ser feliz ou infeliz,tenho vida propria ñ ando a reboque dos outros,e sou contra a quem ñ gosta de pessoas de trabalho,lixo são pk é feito pk kem implementa as regras a sua maneira pós 25 de abril,fala mais do Bpns e face ocultas etc e deixa quem trabalha em paz,o teu reconhecimento ao meu comentario ñ me diz nada pk infeliz és tu e invejoso,como disse faz o trabalho de casa como deve ser, e ja pra ñ dizer se recebo 10 subsidios alguem me anda a roubar metade deles ,tenho de ir ver a kem me vou keixar sr iluminado,mamão invejoso ,queres ser o unico ñ é,então mamao todo,gente Burra pá.....get a happy life dude...

Anónimo disse...

Ui Ke Novela que aqui vai..... Está animado.....
Pena é serem comentários agressivos e pessoais sem o musculo de um pensamento.....
Quem não gosta do que aqui é escrito que se cale... Este blogue está aberto a todos e certamente não foi por convite....

Ass. NM

Anónimo disse...

As pessoas da Carris estão tão indignadas com este post.. Se a Carris não paga assim tão acima da média (com o dinheiro dos contribuintes) porque não mudam de empresa?
E há outra coisa que também aprecio.. que é o melhor argumento Tuga.. Quando não há argumentos insulta-se a pessoa.. Muito bom:)

FD

Pereira disse...

Sub. Actividades Complementares:
É um sub.dado para que nós entremos mais cedo para preparar o autocarro e verificar se o mesmo está em condições de ir para a rua circular em segurança, o mesmo acontece quando temos de recolher á estação, temos de abastecer o carro e por na linha de lavagem, e como deve calcular isto demora tempo pois um autocarro não é um carro ligeiro.
Se não pagassem este sub. entravamos ao serviço na hora de estar na rua a fazer transporte e ao fazer isso ìa,e como já disse demorar pois temos de fazer as mesmas operações que em cima já descrevi.Quem ficava prejudicado era o cliente.

Subsidio Agente Único
É um sub. dado porque nós desempenhamos mais que uma função na nosso serviço; vender bilhetes, fiscalizar a entrada e saída das pessoas e outras mais, pois estamos ali sozinhos.

E meu caro antes de por aqui comentários falsos e enganosos vá-se informar, vá falar com os motoristas.
E já agora, antes de criticar uns por conseguirem terem algumas regalias façam o mesmo que eles fizeram; LUTEM pelo mesmo.

Anónimo disse...

"E já agora, antes de criticar uns por conseguirem terem algumas regalias façam o mesmo que eles fizeram; LUTEM pelo mesmo."

Mas a questão fundamental é: conseguir tantas regalias à CUSTA de quem?!

FD

O Portugal Bipolar disse...

É pá! isto vai animado!
Vamos continuar a responder ao nosso amigo Rui que "SÓ" recebe 5 subsídios, como os prémios são para todos temos 5 subsídios + 3 prémios!
Subsídio Agente Único (atribuído na CARRIS)

Na CARRIS trata-se de um benefício pecuniário que não depende do efectivo desempenho de funções e que é atribuído, ao pessoal tripulante, 14 meses no ano. O nosso amigo Rui acha normal receber um subsidio, pois vender bilhetes não é função de motorista e tudo o que não é função principal é para pagar à parte, acha igualmente normal trabalhar 11 meses e receber 14 subsidios para vender bilhetes…

Subsídio de Tarefas Complementares de Condução (atribuído na CARRIS)

Trata-se de um subsídio que é atribuído aos Motoristas e Guarda-freios da CARRIS e visa compensá-los pela preparação e estacionamento dos veículos, bem como pela aquisição de títulos de transporte a serem vendidos nos veículos e pela prestação de contas.
Ora, é de notar que, por um lado, não é entendível como a CARRIS tem de compensar o pessoal tripulante para preparar e estacionar os veículos, quando estas não são tarefas dissociáveis da função de condução; por outro lado, a venda dos bilhetes no interior dos veículos já está a ser compensada pela atribuição do Subsídio Agente Único.
Estacionar o autocarro também dá direito a 14 subsidios embora só existam 11 meses de trabalho!
Será que o nosso amigo trabalha 14 meses por ano???
E os passes de Borla para toda a família???
Não existe vergonha na cara!

Pereira disse...

Agente único existe na Carris e nos outros operadores privados todos. Passes para a familia toda???? Bem se queres também que te arranje passe á borla tenho que te adoptar e passa a ser meu filho pois a unica familia que tem direito a passe é a mulher e os filhos, no meu caso filho, pois o meu ordenada só me dá para ter um filho, e desde já fica descartada a hipotese de te adoptar.
Viver ás custa de outros?! Eu e os meus colegas não vivemos, pois somos como todos os portugueses contribuintes e que pagam os impostos e não podemos fugir aos descontos, onde se incluem os "Subsidios" que os Srs. tanto se referem e que não são assim tantos como o Sr. neste Blog alega, e mais não recebemos nada, mas mesmo nada por fora como fazem no privado e isso chama-se fuga aos impostos o que é ilegal. E assim acabo a minha intrevenção neste Blog que me cheira a que foi encomendado por alguns interessados nestas confusões e com isto digo; tenha o Sr muita vergonha na sua cara.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Pereira,

Obrigado pelo comentário, mantenho o que disse sobre os 14 subsídios em 11 meses de trabalho, mantenho igualmente todas as regalias denunciadas conforme vem em TODOS os relatórios do T.C.
Mantenho que recebem muito mais que os privados com as mesmas funções.
Este Blog mantém a função para que foi criado...
Denunciar TUDO o que está mal em Portugal, independentemente de pressões.
É e continuará a ser uma referencia de independência!
Isso eu posso garantir!
Dos mais de 20 comentários recebidos neste post tenho pena que...
1º Nenhum se tenha referido aos relatórios do T.C. (não é conveniente...)
2ºNenhum assuma que ganham muito mais que o privado com as mesmas funções
3ºNenhum explique porque recebem tantos subsídios 14 vezes por ano por funções que desempenham 11 meses por ano.
4º Nenhum aponte soluções, sendo a sua maioria insultos.
Os comentários cá ficarão para a posteridade, a minha atitude claro que será a mesma, saindo até reforçada.

Nota: São todos bem-vindos mas a liberdade de opinião é e será uma das maiores qualidades deste espaço que será sempre de todos.

Um grande Abraço.

João Filipe Silva

Anónimo disse...

Sr. bipolar é um homem fértil em ideias e na conjugação de subsídios só é pena que ele leu em qualquer lugar e não tem a mínima noção para quem são os subsídios e suas designações, quando ele diz que recebemos 10 subsídios é para todos os empregados mas engane-se.
Por essa razão e para que possamos ficar todos esclarecidos que vá estudar mais um pouco desta matéria porque tem muito de aprender.
PS não se esqueça e faça a divisão de motoristas e de outros funcionários principalmente chefias e as suas regalias e veja já agora os seus gastos .

O Portugal Bipolar disse...

Boas anónimo,

Voltas a não falar de 14 subsídios para pagar trabalhos executados 11 meses por ano

Eu considero como subsidios os prémios(P. Produtividade+P. Assiduidade+P. desempenho+)
Não são 10? são 8? quantos são?
São SÓ 7???SÓ!!!
Também não é assumido que ganham muito mais que no privado e que a empresa dá prejuízos que sou eu que pago!

Anónimo disse...

Eu sou motorista da Carris há 9 anos e o objectivo de entrar para esta Empresa foi realmente pelos os ganhos e segurança no vencimento.Existe uma particularidade que não é mencionada este assunto, não fui eu nem nenhum colaborador da Carris que exigiu ou obrigou os Gestores desta a criar estes "subsídios"! Uma certeza tenho se acha realmente injusto que eu tire 1100 euros mensais, e que aprova que me reduzam o salário em 30% mais os ditos "subsídios", então por €650 ou €750 despeço-me com grande naturalidade e com toda a certeza não haverá muitos candidatos para realizarem o transporte de pessoas e bens na cidade de Lisboa. Porque se opina sobre este assunto também com toda a certeza tem noção do que é ser motorista em Lisboa! Lamento que pense assim de uma classe embora tenha colegas que nem sempre estão a altura do desempenho da sua função. A verdade é que por falta de pessoas sérias à frente de Empresas sejam elas públicas ou privadas o País está como está.
E o que de melhor podia acontecer é este Povo unir-se mas de coração e lutar pelo o seu próximo, mostrar à Classe que nos governa , que nos dá emprego, que não são só ELES que tem de ter uma vida digna mas todos os Portugueses, um abraço.

Anónimo disse...

Não és só tu que pagas os impostos nós tbem pagamos e muito mais que os privados que fogem com o cu à seringa por isso é que o pais está numa lastima . Mas já referi para estudares mais um pouco sobre a matéria, para dares uma opinião sobre algo não vás pelo o que os outros dizem , vé pelos teus olhos. e já agora motoristas são 3 subsídios, prémio desempenho + são para os afilhados que andaram a trabalhar por isso é que tiveste carros na rua.
Agora a greve foi feita não é para os aumentos de ordenado e regalias mas sim para pessoas como tu que não sabem do que falam poderem ter transporte no ano 2012,grande parte das carreiras vão acabar e tu só te preocupas com subsídios.No próximo ano andas a pé.Não precisas tens carro à porta.

Anónimo disse...

Caro Bipolar, resta-me dizer que o nome lhe cai bem. Pois o que o senhor faz é citar uma fonte que fala no todo, e nao na parte. Senão vejamos:
1º os prémios não são atribuidos todos os meses, são apenas atribuidos quando as pessoas têm direito e merecem;
2º o sub.. de agente unico é pago porque os tripulanes sao pagos para conduzir, e se querem
que eles vendam bilhetes (o que vai muito para além da sua funçao), acho bem que lhes paguem para isso (os outros operadores tambem o fazem);
3º os tecnicos sem funçao de chefia tambem recebem sub....??????? porra onde? quando? tenho de pedir os meus retroactivos :(
4º o caro "amigo" veja que nao pode ver ordenados médios, terá de os ver por categorias profissionais. E se o fizer acredito que corte os pulsos, concordo com a indignaçao.Mas veja que quem ganha 5000€ e mais por mês com carrinho gasoleo e tlm entre outras mamas não são os desgraçados dos MSP. E quem os ganha é com permissão do governo. Mas aí não se corta e disso nada se diz...
Por ultimo so me resta pedir-lhe que tenha vergonha na cara e aponte as armas a quem realmente mete a mão no bolso do povo, e deixe o Zé motorista em paz....
Sabe uma coisa, eu acho que em vez de bipolar o seu nome devia ser de encalhado social. ficava-lhe melhor na minha opinião....

R+ disse...

gosto dos comentarios que dizem para se procurar os verdadeiros gatunos e os deixem em paz.
sim, deixar em paz para continuar a ganhar o que ganham, o que está acima do que o estado pode pagar (mas o estado ainda tem dinheiro para pagar? ah pois, pede emprestado para pagar)

digam o que disserem, quem está no privado ganha o salario minimo e tem de dizer por favor pra nao ir pro desemprego, e quem está no publico (ainda) ganha mais porque é quem pode votar no patrao (governo) senao faz greves e tem sempre a oposição do seu lado.
queria ver os tipos do continente ou pingo doce a fazer greve...

solução: privatizar e igualdade para todos! viva a democracia na sua decadencia!

e tolerancia amanha para os func publicos da madeira, porreiro nao é?

da esquerda à direita sao uma corja de aldrabões.

e a inteligencia do povo tb nao ajuda. faz-me lembrar no tempo da escola qnd os meus colegas queriam sempre adiar os exames. pois agora tb querem sempre adiar as dívidas e quem vier que pague, nao é?

Anónimo disse...

É espectacular a troca de argumentos. De um lado há o argumento de um relatório de contas. Do outro lado há o fantástico argumento do insulto. Sabem quem tem razão? É o FMI e se estiverem mal com o que vão passar a ganhar mudem de emprego;)
E não pensem que vão fazer falta.. porque de certeza que a lista de pessoas que quer ir para a carris é infindável... como se diz nos EUA business:D

FD

Mário Mandane disse...

Caro Bipolar. Tenho de admitir que admiro a tua coragem e determinação em denegrir a imagem do motorista da CARRIS, o verdadeiro cancro deste cantinho á beira mar plantado. Lá terás as tuas razões e que a mim pouco me importam. Já te responderam das mais variadas formas e eu não quero ser mais um a bater no ceguinho, mas existe uma resposta tua na qual questionas um punhado de coisas e que eu vou tentar responder.

Dizes numa das respostas:
"Dos mais de 20 comentários recebidos neste post tenho pena que...
1º Nenhum se tenha referido aos relatórios do T.C. (não é conveniente...)
2ºNenhum assuma que ganham muito mais que o privado com as mesmas funções
3ºNenhum explique porque recebem tantos subsídios 14 vezes por ano por funções que desempenham 11 meses por ano.
4º Nenhum aponte soluções, sendo a sua maioria insultos."

Ora então aqui vai:
1º Os relatórios dos Tribunal De Contas em momento algum explicam ao cidadão como foram adquiridas essas regalias nas empresas referidas. Ou seja, a troco de quê, foram obtidas essas "regalias" - Quando outros levaram aumentos, aos funcionários destas empresas era oferecido, a troco do aumento, uma regalia que ficava consagrada no AE. Assim fomos chegando aos dias de hoje...
2º Eu assumo que ganho mais que a MAIORIA do privado. Sem quaisquer problemas. Assim como o empregado de mesa do Ritz deve assumir que ganha mais que o empregado de mesa da Taberna do Ti Jaquim e o motorista do Cavaco que ganha mais que o motorista do presidente da Câmara. É elementar caro Bipolar, a qualidade paga-se e em termos de formação, não existem muitos motoristas qualificados como os da CARRIS -É um dado adquirido e reconhecido internacionalmente (mas isso não vem no Relatório De Contas pois não?)
3º A resposta a esta já está na minha primeira resposta.
4º Uma das soluções é darem uma volta por as empresas privadas de transportes que chegam a ter frotas de 100 (cem) carros e não chegam a ter um motorista por viatura, mas os Autocarros circulam por esse país e Europa fora e facturam, oh se facturam... mas será que declaram ao fisco tudo quanto facturam? E as regalias dos gestores, engenheiros e demais quadros técnicos das várias empresas? Tente descobrir a média de engenheiros por motorista nestas empresas. Tente descobrir a média de chefias, directas e indirectas, por motorista. Mais soluções? Obriguem todo e qualquer PORTUGUÊS a declarar mensalmente no seu vencimento cada cêntimo que recebem assim como fazem estes mamões dos motoristas da CARRIS que são tão ignorantes que até pagam salário a eles próprios. (Seguindo o teu raciocínio - Já agora quanto descontas mensalmente? Eu, que sou dos que ganho menos, desconto sempre a cima dos 300€/350€ mês, sem horas...) Viaja de autocarro e vê a média de fraudes por viagem e apresenta soluções.

Para finalizar, volto a frisar que nada tenho contra ti. És mais um que resolveu implicar com os motoristas da CARRIS e deves lá ter as tuas razões, agora não venhas é para aqui dizer que é só porque tu pagas o meu vencimento e regalias que tens o direito de difamar quem quer que seja. Eu também as pago. Eu também desconto.

Assinado:
Mário Mandane
Motorista da CCFL

Anónimo disse...

Caro Sr. Bipolar
O senhor só pode ser daqueles que no seu irs declara o ordenado mínimo nacional, entretanto leva para casa no mínimo cinco vezes mais. de seguida vai pedir subsídios ao estado para educação dos filhos,para isto e para aquilo, porque coitadinho só recebe uns míseros 485,eur.Há mais o sr ainda não disse se é empresário ou trabalhador por conta de outrém,se for a primeira hipótese tem à porta pelos menos uma viatura topo de gama comprada com dinheio da empresa, combustível, seguros, manutenção e outras tantas despesas... á conta da empresa.. que é para no final do ano não dar lucro, logo está a roubar o estado. Precisa de mais? Almoços e jantares para si e família á conta da empresa(despesas de representação.) Festas, casamentos... fatura em nome da empresa...viaturas para esposa, filhos e amante...tudo à conta da empresa,não! peço desculpa do estado!!!! Pois,bem é com estes que nos devemos preocupar, estes é que estão há décadas a sugar o estado, Deviam estar pelo menos seis meses a viver só com aquilo que declaram, ao fim de quinze dias a fome já era tanta que nem se preocupavam com nenhum subsídio......Carris, Metro, etc ....... Precisa-se de fiscalidade credível e rigorosa nas empresas públicas e PRIVADAS!!!!!!

Anónimo disse...

tá bonito... este dix mal dos motoristas e depois assina por baixo.JOAO FILIPE CARMO SILVA!
O FACEBOOK AS VEZES DA JEITO!!! DEVES ANDAR COM MUITO MURAL OU ENTAO FARTO DA VIDA... GRANDA TÓNI K ME SAIS-TE!!!JA TENS IDADE PA TER JUIZO!!

O Portugal Bipolar disse...

Caro Anónimo das 21.54Horas,
Eu sempre tive o meu nome TODO no Facebook! Não foi isso que me impediu de dizer o que penso da Educação e dos professores, para ter dar um exemplo. Mais, na Ilha (Brandoa)quem lá vive sabe perfeitamente quem sou, já lá não moro mas vou lá todos os dias! Que eu saiba AINDA vivo num país livre e sempre disse o que penso! Se quiseres até combinamos num café à tua escolha e não tenho problema nenhum em pagar-te 1 café ou uma cerveja enquanto trocamos argumentos! Falar encoberto é próprio dos cobardes e eu sempre andei de cara lavada e cabeça erguida! Deu para entender??? 1 Abraço

Anónimo disse...

Só queria dizer umas coisas, todos nós temos direito a ficar indignados com o que vêmos e ouvimos, mas ficar indignado com o que ganha um trabalhador sério e honesto é que é estranho.
Eu não sei em que realidade tu vives bipolar mas á coisas bem mais graves neste país que o ordenado irrisório de um motorista da carris.
Já que te deste ao trabalho de ler o relatório do tribunal de contas, deverias ficar escandalizado com as fortunas pagas a administradores de empresas públicas,assim como as penssões vitalicias ao fim de 8 anos a enganar o povo.. As derrapagem nas obras públicas etc... não sei se sabes mas todos os outros trabalhadores vão ter que trabalhar até aos 65 anos de idade e a reforma de muitos se não da grande maioria vai ser pequena.
Só para rematar, aos poucos a comunicação social e os nossos governantes vão desviando as atenções do povinho da verdadeira razão desta crise, 1º foi com os Magistrados, depois com o SNS e agora com os Transportes públicos.
Abram os olhos e vejam para além daquilo que vos dão a ver..
já agora foste tu que fizeste a pesquisa para o Sr Dr Marques Mendes?? se não foste, parece

O Portugal Bipolar disse...

Resposta a Mário Mandane e Anónimo das 17.54 Horas,

Não sabia que os comentários “SÓ” podiam ter 4.096 caracteres, como tal a resposta foi dada em novo post.
http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/11/resposta-mario-mandane-e-anonimo-das.html

gabriel disse...

È pá este Sr servente da construçao civil nao sabe o que é ser-se profissional qualificado e reconhecido internacionalmente, como podemos demonstrar que temos a trabalhar na carris o segundo melhor motorista da europa,por isso ó Sr bipolar ou lá como te chamas ve se te remetes aos baldes de massa e nao te venhas meter com uma classe profissional, e já agora só uma pergunta tu nao foste aceite para a carris por isso é que dizes mal......fica lá na tua vidinha de m...... a carregar baldes de massa e acabares o dia bebado na tasca da esquina..............

Anónimo disse...

Caríssimos,
Sou um jovem Motorista da Carris há vários anos, como sempre quis ser desde pequeno, portanto é com muito pesar que vejo o princípio do fim desta empresa centenária que tanto orgulho me dá. Infelizmente nem todos os meus colegas têm o mesmo gosto em participar na dinâmica que é a mobilidade em Lisboa, e são essas ovelhas tresmalhadas que dão menos bom nome à classe, e que tanta gente recorda. Em todas as profissões há bons e maus, não esqueçamos.
Passando à questão propriamente dita: é um facto, as coisas têm de mudar nas empresas públicas de transportes. Mas porquê explorar os mesmos que, como já se disse, foram penalizados por actualizações inexistentes dos seus salários e "comprados" através dos famosos subsídios? Falem das negociatas com a CarrisTur e empresas externas de prestação de serviços, falem dos ordenados e regalias de chefias indirectas, de afastados da condução por razões ridículas (e há bastantes), do rácio pessoal tripulante/pessoal administrativo, comparando-o com o existente nas empresas privadas, falem da quantidade de "Doutores e Engenheiros" (bem mais de 100) e Inspectores (mais de 50) para fazer o que um terço (estou a ser simpático) faria. Acreditem, o que se ganha com a redução dos tais 30% (que ainda assim é BEM superior ao que os famosos subsídios representam) é bastante ultrapassada se estas questões que apresento (e muitas outras) fossem corrigidas. É uma pena que se opte pela via que "menos calos pisa", e que mexe também directamente com as necessidades da população, com a redução de oferta de que tanto se fala.
Veremos o que o futuro dirá, mas a situação do país não melhora com greves. É preciso mudar consciências. Em tudo...

O Portugal Bipolar disse...

Boas anónimo,

Depois de tantos comentários finalmente começa a fazer sentido.
É por isto que vale sempre a pena lutar!
É por isso que em Portugal Bipolar todos tem oportunidade de contribuir com a sua opinião!
Caro anónimo e que tal uma ajudinha?
Se ter for possível envia-me um email dos principais problemas que detectas na carris que ele será postado na integra!
Fica prometido, concorde ou não com e que dizes, pois como podes confirmar pelos comentários acima, muitos deles não são propriamente simpáticos...
-Os ordenados das chefias e suas regalias injustificadas.
-A quantidade de Doutores e Engenheiros.
-A quantidade de inspectores, seus ordenados e regalias!
"É preciso mudar consciências"CONCORDO!
Vamos a isso?
Ajuda a tua empresa e estás certamente a ajudar Portugal!
Um grande Abraço e espero que até breve!

Helder Manuel Manso dos Reis Ex-motorista Carris '99 a 2011 disse...

CARO PORTUGAL BIPOLAR:
Na sequencia de todos estes comentarios, devo informalo que nos 11 meses de trabalho de um motorista que trabalha por turnos 24 por 7 estilo rotativo por vezes com menos descanso do que esta estipulado pelo A.E. e por vezes mesmo por Lei, considerando que atende todo o tipo de gente, da a cara ao publico mais intransigente, mal-educado, desinformado, burro, estupido, falta de educacao, salubridade no servico, e ainda sujeito a ser ferido ou morto (sim senhor e posso indicar alguns casos, tanto por culpa da empresa como homicidio voluntario), desgaste rapido (trabalho seguido de 7,5 horas sem descanso), adaptacao a todo o tipo de situacoes adversas desde condicoes extremas de temperaturas ao atendimento de passageiros no servico noturno que so andam a procura de problemas e o motorista carris e que tem de resolver os problemas dos filhos dos outros que ainda por cima se lhes falam em tarifas de bordo esta o motorista sujeito a levar uma facada, isto nao e trabalho de escritorio nem para meninos mimados que pensam que os numeros dados por um tribunal de contas gerido e nomeada por gente corrupta que coloca numeros por vezes que nao correspondem a realidade, pois porque uma coisa e colocar os numeros mas para onde eles vao na realidade e outra... Pare de ser ingenuo e SIM! TEMOS TODO O DIREITO A ESTES SUBSIDIOS E MUITOS MAIS, COMO SUBSIDIO DE RISCO E SALUBRIDADE NO TRABALHO, E AGORA COM ESTAS REDUCOES NOS ORDENADOS? ACABOU-SE A MAMA? ONDE VIVO AGORA O MOTORISTA GANHA MAIS 30% QUE EU GANHAVA ANTIGAMENTE E O PRECO DA TARIFA DE BORDO E DE 30 CENTIMOS DE EURO, E OS AUTOCARROS ANDAM QUASE VAZIOS, COMO EXPLICAS ISTO? Nao procures bodes expiatorios injustamente pois estes trabalham!!!! Existem muitos outros que nao fazem uma PORRA e chulam-te o dinheiro com muito mais vigor, ABRE OS OLHOS! Contruiram-se tantos autoestradas para que? Houve muito concluio entre empresas publico-privadas e mesmo privadas com o governo que chularam-te tanto dinheiro desnecessariamente e apenas para fugirem para Cabo Verde onde controem-se hoteis com o teu e meu dinheiro.

Anónimo disse...

Não vou publicar nada que não seja de domínio público, uma vez que a ética profissional assim o obriga. A minha participação termina aqui, por não querer entrar no "diz que disse". Os vário documentos anuais (Relatório e Contas) no site da empresa representam bem o que refiro. Tem havido um esforço na consolidação dos resultados e na melhoria da qualidade de serviço (notória) mas há que haver vontade política para ir ao fundo da questão, para que esta e outras empresas possam ter um futuro (e já nem falo de futuro risonho), a bem de quem quer trabalhar e dos clientes que utilizam os seus serviços. Investigue, quem o possa fazer, as rúbricas de gastos com serviços na demonstração de resultados, as indemnizações pagas a quadros superiores em negociações perto da idade de reforma, a estrutura de colaboradores (tripulantes versus não tripulantes)... Enfim, tanta coisa, "nas nossas Carris", porque, infelizmente, "ocultam-se faces" por todo o lado.

E não é o motorista que ganha, ilíquidos:
-150€ de Agente Único (que TODOS os motoristas ou guarda-freios em TODAS as empresas recebem se venderem e cobrarem títulos a bordo)
-50€ de Actividades Complementares (não é "estacionar autocarros", "é" deslocações além das do vulgar trabalhador que entra e sai no mesmo local, "é" aquisição de tarifa de bordo e prestação de contas fora das instalações da empresa e do horário de escala, o facto de estar antecipadamente nos locais de rendição - entra-se ao serviço ao minuto, etc.; estamos a falar de, fazendo contas rápidas, 8h de remuneração por mês, quando nem 20h remunerava o tempo gasto extra laboral)
-5€ de abono para falhas (um tripulante é responsável por todo o resultado das vendas que realize, desde que recebe o dinheiro até à prestação de contas, não está atrás de um balcão numa loja da Av. da Liberdade - com todo o respeito por quem está)

Como já se disse, não somos coitadinhos, somos trabalhadores. Não sou, nem pretendo ser, partidário ou dirigente sindical nem nada que se pareça. Falemos do que sabemos, e não mais!

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Ora vamos la bater no ceguinho uma vez mais e vou ao detalhe: Subsidio de agente unico foi criado com o proposito de que os motoristas passariam a vender bilhetes visto que aboliram com os colaboradores que detinham essa funcao.
Subsidio de ajuramentacao e pago aos fiscais e controladores de trafego pois eles teem funcoes ajuramentadas pelo Governo Civil de Lisboa para controlo de titulos de transporte dentro dos veiculos da CCFL, coisa que se nao tivessem nao teriam autoridade, e caso fosse o motorista o subsidiado teria a necessidade de andar acompanhado com pelo menos 2 agentes do BO da PSP ou 1 GOE armado ate ao pescoco com ordem para atirar
Subsidio para estacionar o veiculo, nao o conheco nem nunca o recebi em 11 anos de CCFL
Subsidio de Chefia, tambem nunca recebi apesar de todos me chamarem de chefe, ainda e algo que tenho de conversar com a Carris pois provavelmente devem-me esse subsidio
Abono para falhas...5 euros certas pessoas recebem despesas de representacao mais de 1000 euros por mes!!!!!
Subsidio de Pronto Socorro( e isto que queria dizer?) nao sei o que e isso tambem nunca recebi, sou motorista nao sou mecanico nem conduzo reboques...
Premio de risco e conducao defensiva, a merda de 200 euros ao final de 2000 horas de conducao que so se atingem ao fim de 2 anos e se nao soubermos ter cuidado o seguro da empresa pode ate dar razao ao motorista mas a empresa so paga se lhe apetecer pois arranja sempre uma merdinha para perdermos o premio
premio de produtividade, nao conheco como disse anteriormente sou motorista. Nao pertenco a classe executiva da empresa.
Incentivo a assiduidade supostamente teriamos direito a 1 dia para tratar de assuntos particulares pois trabalhamos em turnos marados por vezes mal vemos a familia por eles terem uma vida normal, eles a dormir e eu a trabalhar e vice versa e a compensacao e a de 1 dia de trabalho de um varredor de ruas que por acaso ate e parecido com o trabalho de motorista...
Premio desempenho mais, nunca o recebi pois sou rafeiro e gosto de usufruir aquilo que tenho direito e muito mais.
Agora de-me o seu mail que e para o carregar dos vencimentos dos gestores politicos e quejandos e compare o deles com o meu e as suas performances desde '99 a 2011, de certeza que eu tive melhor performance no meu trabalho que eles nos deles. cumps.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Helder Manuel Manso dos Reis,

Obrigado pelo comentário.
O meu email está visível no blog mas é portugalbipolar@gmail.com ou Portugalbipolar@hotmail.com de resto respondi em novo post http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/11/resposta-mario-mandane-e-anonimo-das.html
Os transportes e a Educação sempre tiveram força para fazer recuar o governo!
O Problema actual não é falta de força é falta de dinheiro, pois esse já não existe.
Sobre o direito aos subsídios...
Meus caros, no privado todos fazem muito mais que as suas funções, muito mais horas do que as que estão contratualizadas e não recebem mais por isso.
É justo receber por trabalho extra e fora das suas funções?
Claro que sim, quando as empresas podem pagar!
Os transportes colectivos tem dívidas superiores a 10% do PIB e ou são vendidas ou vão falir.
Não sou eu que o digo é a TROIKA.
Por alguma razão não veio dinheiro da TROIKA para empresas de transporte...
É para forçar o governo a vender, e por muito que custe as greves em nada ajudam...

Anónimo disse...

Boa tarde BIPOLAR.
Primeiro quero felicitar-te por teres este espaço para que todos possamos exprimir e extravasar as nossas opiniões; não pactuo com a má educação de alguns dos meus colegas, pois acho que não se consegue fazer alguém chegar á razão ou de encontro ás nossas crenças maltratando-o, por isso passo a exprimir o que me passou pela alma ao ler o que aqui foi dito:
Todos nós temos direito a ter opinião formada sobre qualquer assunto, mas quando a expomos na Internet para a partilhar, tenho a noção que se queremos ter alguma credibilidade para que os demais se continuem a interessar pelos nossos comentários devemos munir-nos de toda a informação necessária e verídica sobre esse assunto.Não vou discutir contigo os malfadados 14 subsídios que eu não recebi, mas sim alertar-te que os relatórios que leste e a que deste tanta credibilidade são os mesmos que não detectaram o "desvio colossal" ou o famoso buraco da Madeira, do nosso governo, também te aconselho a ler estudos sobre a privatização do BPN e a melhor maneira de o fazer(que em suma foi dá-lo ao BIC).Por isso como nós somos fartos em estudos e relatórios que nos seus mais intrínsecos meandros querem nos fazer acreditar que o actual governo voltou a descobrir a "RODA", surgiu agora mais um estudo sobre os nossos transportes. que do principio ao fim a única coisa de jeito que tem é ficarmos a saber o valor da divida.Pois vejamos:será a acabar com linhas de carreira(oferta ao publico)que nós equilibramos as contas na nossa empresa.-Quando cada vez mais os portugueses terão que começar a usar os transportes públicos-não creio.
Será a despedir motoristas que são dos mais bem formados( tanto dinheiro e horas de formação custaram á empresa)e que são dos que maior aceitação tem no universo dos transportes a nível nacional- não creio.
Isto é apenas um estudo encomendado para que pessoas como tu fiquem contra um punhado de profissionais que todos os dias dão bom nome ao nosso pais- Sim porque não és só tu que descontas para o nosso Portugal. E lembra-te que os estudos que falam mal de mim e dos meus subsídios também não se esquecem de ti que trabalhas na construção- ou quando se fala que quase todas as obras publicas são sub-orçamentadas e dão milhões de prejuízo tu ficas de fora; ou quando se fala de luvas para atribuição de obras tu ficas no teu poleiro; ou mais grave quando se fala da pobre construção das nossas pontes que estão em risco de ruir pela tua falta de profissionalismo ao construí-las tu ficas impune Ou ainda quando os nossos governos gastaram milhões em bairros sociais que mais não fazem que concentrar criminosos e parasitas da sociedade, para que a tua empresa tenha trabalho tu te ficas a rir. A minha resposta a isto tudo é TU ÉS TÃO RESPONSÁVEL PELO BURACO DAS CONTAS COMO OS QUE DIZEM MAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES.
-P.S. segue a continuação

Anónimo disse...

COntinuação:
Agora vamos incidir no que te toca a ti:
-Consideras-te um bom profissional?no que fazes que ainda não disseste o quê?
-Se te consideras, achas que com nível de vida de Portugal 1000 euros é suficiente para pagar a tua dedicação(isto tentando adivinhar que tu és um bom profissional- pois se não o és , o que te dá autoridade para falares de nós.Lembra-te que apesar de todos os nossos pseudo subsídios, o que me interessa é o que levo para casa- e isso tudo junto são 1000 euros.
E para levar esses míseros 1000 euros tenho de trabalhar por turnos- sabes o que é isso?
Tenho de trabalhar ao fim de semana-quando tu estás no bem bom com a tua família.
-Tenho de trabalhar até ás 2 da manhã quando tu estás a jantar com a tua família e refastelado no sofá.
Tenho de trabalhar 7 horas e 30 minutos seguidas com quase nenhum tempo para ir á casa de banho enquanto tu tens intervalinhos para comer a bucha, beber café, fumar cigarros e falar mal de mim.
Por um horário das 9h00 ás 18h00 com todas essas pausas num escritório, que deve ser o que tu fazes acho realmente que 1000 euros é muito- mas para mim não.
Mas como tu és duma infinita sabedoria e eu gosto de ajudar as pessoas a adquirir conhecimento vou-te dar umas dicas:
-Sei que não deves andar de transportes, por isso desafio-te a fase-lo nos privados e vais ver quanto pagas para andar alguns metros enquanto na carris andas quilómetros por 1 euro e cinco cêntimos, desafio-te a confiar nos horários deles(ficas horas á espera nas paragens)além disso desafio-te a inspeccionar a segurança dos veículos onde andas(porque a carris é obrigada a respeitar as normas de segurança, os privados usam "luvas"lembras-te).
E além disso muitos dos profissionais deles são os que não conseguiram entrar na nata dos melhores ou seja nós, enquanto outros foram despachados daqui para lá.Agora não é com a fraude que temos nos tais bairros sociais e não só, além do preço praticado de 1€05 contra os 3 euros e mais praticados pelos privado que nós conseguimos vingar.E também porque a qualidade paga-se.Os apartamentos na Brandoa não custam o mesmo que em Telheiras, pois não!?
-Nós só queremos que realmente façam uma reestruturação na Carris, mas séria.Acabem com a fraude.Aumentem os tarifários(não podem chamar a isto serviço social e esperar ter lucros).Os almeidas que recolhem o lixo da tua porta dão lucro?são um serviço social não é?então nós neste momento também o somos. Vamos junto acabar com este dizer mal de quem trabalha!isso sim em vez de lutarmos entre nós.
E lembra-te não tenhas pena de mim, tem antes de ti,eu sou um bom profissional e com a formação que tenho encaixo-me em qualquer lado. E tu? com as restrições para as obras publicas para onde vais?já agora podemos aqui discutir a podridão do teu sector! Que me dizes.Estou e estarei sempre pronto para defender a minha classe.
ASS. Luther King

O Portugal Bipolar disse...

Boas Luther,

Obrigado pelo comentário e pelo elogio, este espaço foi criado exactamente com esse objectivo, DESCARREGAR! e se é valido para mim, é válido para todos! Não perco 1 segundo com os comentários ofensivos, sinceramente até me dão vontade de rir.
Estou a preparar mais um Post sobre transportes, que claro falará na sua globalidade da carris ao metro passando pela REFER e CP.
Claro que como todos os outros será publicado no FACEBOOK onde tenho o meu nome e onde todos os que são seguidores sabem quem sou, ou pelo menos sabem que sou amigo de um amigo comum, Qualquer duvida dos ditos "COLEGAS" é só pedirem informações...
Adiante.
Eu não particularizei a classe dos motoristas, mas sinceramente se estão ofendidos, esperem pela pancada que vão levar e depois não venham dizer que não foram avisados...
MAIS, não deixa de ser engraçado as ameaças que aqui foram escritas mas no Facebook, nem pio!
Eu sobre a minha classe profissional muito mal tenho a dizer e muito tenho dito.
Alem de existirem muitos maus profissionais, existem outros que alem de maus profissionais são igualmente maus colegas e maus para a empresa, nunca tive problemas em denuncia-los e por vezes foram despedidos!
Aceitei e aceito isso com um sorriso nos lábios.
Sempre defendi que os incompetentes devem dar lugar a outros e nos 25 anos que levo de trabalho ainda não mudei de opinião!
Maus profissionais existem na CARRIS, como existem em todas as empresas.
Dou-te mais uma informação “ de borla” sempre que me desloco para o centro da cidade utilizo os transportes públicos, por comodidade, facilidade de acesso e despreocupação com o estacionamento.
Eu nunca defendi a minha classe profissional!
Sempre defendi os bons profissionais destro da minha classe e sempre maltratei e denunciei os maus, em frente a colegas a patrões a TODOS!
Tu e muitos como tu, que vem aqui bater no peito, SABEM que no meio da CARRIS existe muita MERDA!
MUITA MERDA!!!
E falam sobre isso???
Não!
Ou sou só eu que não encontro?!?
Não sei nem me interessa quanto ganha o motorista da carris, pelos vistos são 1000€ + Subsídios? É ISSO?
Estou-me a CAGAR!
O que para mim é importante é quanto gasta a CARRIS com todos os seus trabalhadores, pois como em todo o sector publico, não podem ser despedidos!
Sou contra TODOS OS SUBSIDIOS!
TODOS!
Pela simples razão que Portugal não tem dinheiro!
Se são 500 Chefes e deviam ser 150 eu também não sei!
Mas tu sabes!
E estas caladinho, a defender os teus!
Dizes que és bom profissional…eu até acredito!
Mas…quantos maus profissionais conheces??
Deixa ver, ZERO!
São todos bons, fazem todos falta, são todos necessários!?!
É por essas e por outras que TODOS vão ser entalados com os subsídios, e eu garanto que a história não vai ficar por aqui!
Não porque eu digo, mas pela simples razão que não veio dinheiro para empresas publicas!
Quantos maus profissionais conheces que deviam ser despedidos?
Vais continuar a seguir o rebanho?
Ou vais ajudar-me a denunciar muita da podridão que existe?
Na carris, no metro na CP?
Esse é o principal problema, o complexo de manada, os profissionais a mais, a falta de avaliação!
Pelo que li de todos os comentários na CARRIS são TODOS SUPER BONS!
TODOS!
E depois admiras-te de ser entalado???
Dava para rir se não fosse tão GRAVE!!!
Um Abraço
João Filipe Silva

Anónimo disse...

Caro eu não disse que éramos todos bons, mas temos que deixar quem é menos bom chegar á excelência.Ou vamos abater os que tem menos aptidões.
E tu continuas a bater no ceguinho(para que fiques a saber os 1000 é com os subsídios), e agora não me fales mais de subsídios!!!!!!!.Nós não somos como os professores, não temos todos a avaliação de muito bom.Em todos os sectores á "muita merda" como dizes, mas vamos fazer o quê?vamos coloca-los em casa dar-lhes o rendimento mínimo para não fazerem nada, dar-lhes uma casa de borla, pagar-lhes o infantário dos putos, a metadona e o passe social. è isso que queres ou gente a trabalhar- uns melhores e outros menos bons.Tu queres acabar com 50% desemprego no próximo ano!!!!!!
-Acredito que não tenha vindo dinheiro para os transportes, mas lembra-te ao contrário de ti nós nos transportes somos indispensáveis, quer nos chamemos carris, Barraqueiro, Vimeca ou Transdev, quer tenhamos 500 motoristas ou 1600- JÁ VISTE A CIDADE DE LISBOA SEM TRANSPORTES-isso não cabe na cabeça de ninguém- cai na reau como dizem os brazucas, não te vais ver livre desta praga que são para ti os motoristas da Carris.Eu não sigo rebanhos e como já te disse não tenho medo de provar aquilo que valho, seja na Carris ou no privado. è claro que vivo do meu ordenado(subsídios incluídos),mas acima de tudo vivo do bem estar comigo mesmo e sentido de dever cumprido na sociedade.Evitas de tentar acagaçar o pessoal da Carris com o despedimento e a falta de dinheiro, pois como o pais está não sei se haverá dinheiro para ti também.Mas lembra-te que o sector dos transportes tem muita força-VISTE COMO O PAIS TREMEU ONTEM- e se continuarem a querer tornar o sector dos transportes o bode expiatório vão morder a mesma barra de ferro.Acabem primeiro com os milhares de fundações,centenas de deputados que nada fazem e se avaliam a eles próprios, acabem com carros de luxo e cartões de crédito- feito isto no final venham falar connosco.
Será que tu ainda não percebeste que esta informação seccionada que passa cá para fora é com o intuito de reduzir as nossas empresas a parasitas para depois as poderem entregar ao privado por uma ninharia, e ainda ficarem com o crédito de heróis que livraram o pais da peste amarela(Carris).Em que pais vives, falas de MERDA á boca cheia, não sabes que Portugal é um pais de corrupção, temos que se adaptar é por isso que somos animais racionais, e também acreditas que é este governo laranja de extrema direita que vai salvar o pais.Não te iludas nós vamos mesmo ao fundo, e depois vamos recomeçar de novo como sempre fizemos- ou seja vamos juntar, baralhar e dar de novo. Não tenhas medo que também iremos necessitar de casas para tu poderes ter trabalho, ou então renovações das mesmas para tu poderes receber o cacau e não passar factura e prejudicar todos os outros como eu que não podem fugir a nada.Eu deito-me com a consciência descansada na almofada, e tu?
Pequeno abraço.
LUTHER KING

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista da CCFL e residente actual na Ilha Formosa disse...

Caro Joao Filipe Silva
Acho que ha um facto que considero pertinente a esta discussao e tambem do seu interesse, considerando que veio so agora queixar-se de um problema que existe na Carris e noutras empresas tambem ligadas a tutela, devo chamar-lhe a atencao que o problema nao e de agora, devo esclarecelo que este problema que so agora veio a discussao, vem desde o inicio dos anos 80 quando a Carris comecou a viver a grande e a francesa onde foram feitas aquisicoes de veiculos quando ainda haviam outras a ser pagas e ao mesmo tempo comecaram a colocar por intermedio de amizades e ambiguidades politicas, amigos, apadrinhados, afilhados e sobrinhos em chefias que nao serviam para nada, e quem andava a trabalhar com ordenados inferiores tinha de dar o litro para ter algum nivel de vida, conheci motoristas que chegavam a fazer 16, 18, 20 horas de conducao, dias seguidos, para pagar casa, educacao dos filhos, carro e as contas, coisa que agora e impossivel e o nivel de vida destes motoristas foi reduzido drasticamente, antes de me vir embora conheci um colega cujo filho interrompeu os estudos na universidade para ir trabalhar numa loja, achas isto bom? Achas que as pessoas devem empobrecer culturalmente em vez de se desenvolverem? Achas que os motoristas ganham muito? Entao devias ver quanto ganham la fora e aqui mesmo onde vivo, onde os motoristas ganham a volta de 1350 euros por mes (base) de 42 horas por semana, paga-se 30 centimos de euro na caixa do motorista e os autocarros andam quase vazios, recentemente renovaram toda a frota com carros novos, e descontam apenas 6% de IRS e um valor fixo negociado a pedido do contribuinte para a seguranca social que e uma das melhores do mundo, o amigo Joao concentra mal as suas forcas contra a classe trabalhadora, veja mas e quem andou a cocar os toamates e a ganhar altos rendimentos nos ultimos 30 anos, de certeza que nao foram os trabalhadores a causa desta crise que se vem a alongar nestes ultimos 30 anos, (continua...)

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL e residente na Ilha Formosa (emigrante) disse...

(emigrei por motivos pessoais familiares e acabou por ser motivo profissional tambem) ...veja la quem foram os seus gestores que com os seus concluios e politicas de compra de votos, ambiguidades com empresas construtoras, bancos, sociedades gestoras, fundacoes e instituicoes como a ERSE e outras mais como a EDP cujo Presidente do conselho de Administracao ganha 3.1 milhoes ao ano e fica com uma reforma garantida milionaria, fora os seus vogais e acessores, na Carris ao longo dos tempo houve muitos como por exemplo uma senhora que entrou para o cargo de Gestora consultiva da carris em 2009 com a funcao de reduzir gastos de CO2 e custos de producao, entrou a auferir mais de 6000 euros por mes, mais que o presidente da carris e ainda direito a viatura de servico (renting) e despesas de representacao, (onde ela poupa no trabalho ganha ela num mes, ou mais) e isto nao e o motorista da carris que decide, e o governo que tem a tutela, mais... existem situacoes onde os autocarros da carris podiam circular com menos custos para a empresa eu proprio cheguei a colocar as sugestoes e foram recusadas as minhas propostas que chegaram ate a camara municipal de lisboa (a carris nao pode tomar certas decisoes sem autorizacao da camara, ministerio dos transportes e IMTT que prejudica ainda mais a performance de querer melhorar o servico), isto meu caro e muito mais complicado do que os tracos lineares que pretende tomar, foi instalada uma mafia naquele parlamento, em que as cores politicas funcionam como uma so!!!!
Tenha paciencia se fui menos educado nos comentarios anteriores com as minhas sinceras desculpas, mas nao olhe para os problemas como eles estao agora... olhe o que causou esta crise, disse que trabalha ha 25 anos, nao acredito que tenha andado com os olhos fechado ao longo deste ano todo, para lhe dar uma amostra de como funciona uma economia... Em Portugal sao muitos os servicos e vendas de bens que tentam escapar a passagem de recibo ao consumidor, Aqui ha recibo e ate chamam a atencao se nao o levar, pois de 2 em 2 meses ha uma lotaria com premio maximo de 240 mil euros para que toda a gente seja encorajada a passar recibo ou exijilo, com isto a economia funciona! pois toda a gente declara os seus impostos para alem de haver uma IGUALDADE SOCIAL entre todos os sectores de actividades, veja la se o motorista da Carris ainda ganha muito, conheco pedreiros que ganhavam mais do que eu na Carris e nao passavam facturas!

o emigrante Helder Reis (espero que tenha gostado dos mails que lhe enviei) disse...

Caro Joao Filipe Silva, apos leitura atenta dos seus posts acabo por ter uma opiniao acerca de si menos boa quando diz: "Alem de existirem muitos maus profissionais, existem outros que alem de maus profissionais são igualmente maus colegas e maus para a empresa, nunca tive problemas em denuncia-los e por vezes foram despedidos!
Aceitei e aceito isso com um sorriso nos lábios.
Sempre defendi que os incompetentes devem dar lugar a outros e nos 25 anos que levo de trabalho ainda não mudei de opinião!"
Pois para mim voce alem de ser mente fechada e tambem cobarde e mesmo bipolar, pois tambem diz que as mentes devem mudar e ao mesmo tempo nao muda de opiniao ha 25 anos.
Entao acha que mencionar a ma prestacao de um mau colega e bom trabalho? pois eu acho que nao, sempre achei que incentivar e ajudar e pedir ajuda ao colega menos experiente e tentar levalo a conhecer melhor a profissao onde esta inserido para ser um melhor profissional de forma mais HUMILDE sera a melhor forma profissional e HUMANA de se relacionar com os ate mesmo maus colegas e reportar esse facto aos superiores, pois eu prefiro ser tratado como um lider do que por "chefe", e e sempre bom poder contar com um colega, seja subalterno ou superior, por amigo. Chama-se a isto Cativar e Profissionalizar que e uma atitude pouco cultivada nesse pais de saloios onde a brutidade e a estupidez predominam onde se atiram acusacoes sem ver as causas e os porques das coisas estarem mal feitas, como ficarem a espera de um autocarro da carris por 1 hora, por causa de uns pagam os outros e um proverbio que reina no servico da Carris todos os dias a qualquer hora, falta de motoristas, falta de carros disponiveis, sistema de substituicoes mediocre, transito, carros mal estacionados, sistema de trafego (faixa bus e sistema gertrudes) completamente contra a circulacao de autocarros, abuso ou mal uso dos autocarros por parte dos passageiros que nao se informam antes de se servirem dos servicos publicos, constante solicitacao da intervencao do motorista, tudo isto leva a atrasos dos autocarros e olhe que isto e constantemente e a toda a hora, ate mesmo na rede da madrugada, acredite, pois eu tive la e passei por elas todas, cheguei num sabado a ser desviado a pedido da CCT, da carreira 18 para a carreira 9 onde andei la sozinho a tarde inteira de um Sabado! Mesmo sem conhecer a carreira 9 cumpri o servico para alem do dever, e de certeza que nao fui o unico a passar por este tipo de situacoes, e isso a empresa nao paga, se eu tivesse um acidente SEM culpa a empresa tornava-me responsavel por eu nao ter tido a formacao dessa carreira, ah pois e!

Peter disse...

Helder qdo as mentes são fechadas e só têm os seus sentidos sintonizados num só canal não vale a pena! Mas uma coisa sabemos todos, a verdadeira realidade neste caso da CARRIS! Uma coisa que todos devemos apreender é que nunca devemos apontar o dedo qdo todos somos prevaricadores! O sector aonde este senhor diz trabalhar, foi e é um dos maiores PREVARICADORES e SUGADORES do ESTADO PORTUGUÊS! O tribunal de contas nao faz auditorias a estas empresas privadas, mas por vezes as finanças fazem-no, e sabemos como as coisas são camufladas! Pró ano quero ver as facturas!!! Gostava mesmo de saber qual é o problema de os tripulantes ganharem o que ganham tanto no sector privado e publico? Sinceramente não sei mesmo qual é o problema! Primeiro o Tribunal de Contas faz o seu juizo de valor aos numeros mas não interessa qual a justificação dos gastos em certas e determinadas coisas. Será que o problema está naqueles que desempenham as suas funções ou está naqueles que os avaliam, os processam, os que efectuam a gestão e a negociação? Com todo o respeito leia, estude, adquire feedback de vários niveis e depois opine! Aqui tem vários feedbacks. Seja coerente e não coma só "laranjas" porque as cascas são luzidias, mas o interior está cheio de biccho senhor bipolar..........

Nuno V. disse...

Pelo que li aqui não é pelos ordenados nem subsidios que a Carris dá o prejuizo que dá, então sugiro que façam um greve até ser reestruturada a administração penso que nesse caso terão mais simpatia da população que precisa dos vossos serviços.
Existe outro ponto mto focado que é vocês descontam tudo e os malandros do privado fogem a tudo, lamento informar mas é mentira, eu trabalho no privado e sempre descontei sobre tudo que ganhei não é garantido, ja me aconteceu várias vezes chegar ao final do mês e ordenado não haver. E ainda por cima tenho um horário santo como se costuma dizer "sei quando entro, mas só deus sabe quando vou sair", sábados, domingos, feriados tudo de borla não há cá horas extraordinárias para ninguém se não quiseres basa que ha smp outro pro teu lugar. Enfim, ajudem lá reestruturar lá a vossa empresa que aqui no privado que mesmo aqueles que não precisam de voces para nada mas são obrigado a pagar, agradecem.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Tardes a Todos,

De tudo o que li ainda não existe 1 comentário que aponte soluções!
Nem eu, nem os restantes contribuintes, nem a Trioka querem neste momento saber como chegamos até aqui!
Isso pode ficar para depois, o que é necessário é saber como saímos deste buraco?
E Soluções até ver de todos os comentários não encontro UMA!
Sobre a minha vida profissional tenho a esclarecer o seguinte...
Sempre ajudei todos os meus colegas e sempre tentei fazer o melhor para a empresa que me paga.
Mas existem limites, quando a ajuda se torna diária, quando alguns gastam mais tempo na palheta em vez de trabalhar que é para isso que lhes pagam e quando esse trabalho depois de sucessivos avisos e de incompetência acaba por sobrar para mim (isto aconteceu!)eu expludo e as coisas mudam nesse próprio dia, pois ou mudam já ou quem sai da firma sou eu (Isto aconteceu várias vezes!)nunca tive medo do trabalho, tenho medo é de quem se encosta...
Voltando ás soluções.
Foi assinado com a troika que em 2012 e anos seguintes o saldo final de TODAS as empresas públicas é = ZERO!
Quando essas empresas dão prejuízo esse prejuízo tem de ser coberto pelo orçamento geral do estado.
Estão a fazer a cama aos Transportes colectivos e os seus trabalhadores ainda ajudam com greves...
Junto o meu comentário ao de Nuno V. e passo ás soluções.
1- Além do corte de 2 subsídios todos os trabalhadores vão acumular + um corte de (X%) até 30% enquanto não aceitarem ser avaliados e enquanto não aceitarem que os piores tem de ser despedidos para salvar as empresas(10% em 2012+20% em 2013!)
2-Se continuarem as paralisações que prejudicam o país defendo a falência imediata de todas as empresas de transportes (ao falir livram-se de todas as obrigações e de todos os trabalhadores), obrigando os bancos a assumirem os prejuízos dos empréstimos loucos que aceitaram contra empresas que não demonstravam viabilidade económica.

3-Venda de todo o património das empresas falidas (Autocarros+Carruagens+etc+etc)a privados que queiram investir nos transportes assumindo como valor máximo 1 Milhão de Euros/Dia para todos os transportes de Lisboa e Porto 365 milhões para Lisboa+365 milhões para o Porto).
4-Contratualização destas indemnizações compensatórias para 4 anos!

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

O Sr. Bipolar realmente anda com falta de atencao ou entao tem uns neuronios a menos, entao ja nao lhe disseram o que acontece a certs empresas publicas como o Metro e a CCFL cujo defice veio se acumular ao longo destes ultimos 30 anos devido as pessoas que votaram em politicos ambiguos que gostam de ter a familia toda a trabalhar sem terem que fazer a ponta de um corno em postos de chefia nas empresas tuteladas pelo estado e que foi isso mesmo que levou ao estado da crise em que voces estao? (eu ca tou bem aqui em Taiwan, despedi-me sem levar um tusto, enquanto outros administrativos levaram milhares de euros em compensacao), ainda nao leu a resposta do anonimo anteriormente a explicar-lhe que se isto passa a privados o custo do titulo de transporte passa a ser o dobro na melhor das hipoteses e que a oferta sera reduzida drasticamente? Voce anda a dormir? Tambem se encosta como os outros colegas seus? Ca por mim voce deve viver num mundo so seu em que viveu ao longo destes 25 anos do bom e do melhor e agora que anda na penuria e que se lembrou de criar conflitos com os motoristas e guarda freios dos transportes publicos quando na realidade estes andam em luta ja ha muito tempo ainda antes de voce nascer por sabermos a merda que existe, quando fazemos greve nao e so pelos ordenados ok? Chamamos a atencao para o estado de muitas coisas e todas elas envolvem o estado da nacao, se por acaso os outros nao o fazem e porque se devem sentir melhor que nos na carris e estao bem conformados com a situacao em que vivem, por isso so posso dizer que para os outros andarem calados e porque estao bem melhores que aqueles que estao revoltados e que querem melhores condicoes.
Quanto a solucoes para a crise, va perguntar ao.... Passos Coelho ou voce nao votou nele? Eu ca nao! Eu ja estava a viver em Taiwan quando ele subiu ao poleiro. Mas posso dar a minha opiniao, ca por mim varria-se a escumalha sanguessuga que governa esse pais, se Salazar conseguia com pouca gente, como e que estes nao conseguem sem ter um exercito de acessores e secretarios de estado, motoristas privados, consultores e demais assistentes, nao acha que algo esta errado nesse pais ja ha muito tempo? (continua)...

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

(continuacao) Depois do Mario Soares subir ao poder em '85 foi um chupar de dinheiros publicos que foi uma coisa doida, depois em '91 era so ouvir milhoes a entrar para o pais. Voce sentiu ou viu algum milhao nas suas maos? Eu nao! Acabaram com a agricultura e pescas que sao a base de economia de qualquer pais e seus excedentes servem para lancar a industria no sector secundario e dai a modernizacao do sector terciario e um passo na educacao e investigacao, qualquer puto que tenha andado na ecola ate ao 12o ano em economia ou tenha jogado o jogo de computador "Industry Giant" sabe disso perfeitamente e basico e simples e acima de tudo nao pode haver corrupcao e deve haver o menor desperdicio de producao e respeito pelo trabalho dos outros e chama-se a isto optimizacao de capitais, ate eu um motorista da carris sei destas coisas tao basicas, nao sei porque e que os nossos politicos nao o aplicaram... talvez porque eramos novos na CEE e prescindimos das nossas quotas de leite, tomate, batata, trigo, centeio, cebola, alho, laranja, queijo, vinho, peixe e outros, para que os paises da CEE excedentes de producao pudessem dar vazao e com isso ter algum lucro ou pelo menos pagar os custos de producao e transporte para nao terem prejuizo, e agora andamos a pedir emprestado pois cada vez que se compra estrangeiro (tambem ja ha pouca coisa feita em Portugal por culpa dos nossos politicos que aboliram ou baixaram as cotas de producao)estamos a usar o nosso dinheiro para comprar aos outros ou seja estamos a usar o nosso capital e quanto menos capital tivermos, se mantivermos ou aumentarmos o consumo de bens estrangeiros teremos menos capital proprio e com isso teremos que nos endividar para podermos pagar, como o capital vem dos meios de produtividade e producao do nosso pais, se produzirmos menos no nosso pais teremos menos capital e teremos de pedir emprestado ou entao entrar em recessao, onde, para recuperar capital as pessoas teem de trabalhar TODAS com menos salario e aumento de carga horaria de produtividade, Espero que tenha ajudado a esclarecelo, se voce nao ler isto e nao perceber entao saberei que estive a perder o meu tempo consigo e nao terei o minimo de consideracao por si, ja agora espero que tenha visto os correios electronicos que lhe enviei e espero que o ajude a elucidar-se um bocadinho acerca do estado da nacao! cumps

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Mais, ate poddes dizer"AH nos usamos o euro e tal" pois mas a moeda euro cunhada em portugal e que vale entendamos bem que esse euro e que representa o nosso capital de producao, se tivermos mais dinheiro que capital produzido entao a moeda baixa de valor se tivermos mais capital de producao entao a moeda ganha ganha valor(por isso ha paises como a China que para manter o valor da moeda por intereses economicos internacionais que aumentam a quantidade de dinheiro em circulacao e compram outras divisas para manter o valor estavel) ja quando o pais entra em crise profunda ha necessidade de reestruturar a moeda, desvalorizando-a (como no Zaire) ou mudando de nome (cruzeiro, cruzado, real=brasil).
Ja agora recomendo-o a voltar a escola mesmo no periodo nocturno, pois ha perguntas basicas que o senhor coloca cujas respostas veem em livros do 9o ano.
Ah olhe acerca daqueles que se encostam, ha maneiras de os por a trabalhar, como pedindo ajuda e explicando os factos e expo9ndo os argumentos, elucidando-os porque e preciso trabalhar e com isso haver dinheiro para pagamento de salarios ao final do mes sabendo que todos somos responsaveis tanto profissionalmente como familiarmente como pessoa adulta humilde e humana, e uma questao de atitude! experimente tenha carisma pois ja vi que voce ocupa um lugar com essa responsabilidade, vera que se voce mudar um pouco tambem, os tais 25 anos de experiencia
se notarao nao so ao nivel dos subalternos como dos seus superiores, e nao me venha com essa historia de nao ter paciencia para isso que comigo nao pega ok?

O Portugal Bipolar disse...

Boas Helder,

Vou repetir a TROIKA não quer saber qual a razão do prejuízo!
Nem de quem é a culpa!
Nem do que aconteceu em 1985 ou 1991 ou em 2000!
O que foi assinado pelos 3 partidos é o seguinte:
-Endividamento ZERO para todas as empresas públicas em 2012!
Eu como deves calcular não estou no governo nem tenho lá cunhas.
Dos 78 mil milhões não existe 1€ para empresas públicas, NADA!
De resto já disse tudo o que tinha a dizer tenho apenas a acrescentar que em 2012 vão acontecer 3 coisas...
1 - Vão haver despedimentos nos transportes.
2-Vão haver mais reduções de ordenados ou regalias ou subsídios.
3-Vão haver privatizações.
Com isto termino tudo o que tinha para dizer, podem continuar a mandar postais que neste espaço são gratuitos.
Julgo que em Janeiro todos os que estão ligados aos transportes se vão lembrar dos meus avisos.
Nota: Por cada dia de greve se Portugal parar a 100% deixa de produzir 600 milhões de Euros.
Sobre o meu sentido de voto nas ultimas eleições foi escrito no dia 24 de Março de 2011, é o 3ª post mais lido deste espaço e o Link é:
http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/03/1260-por-cada-voto-com-o-meu-nao-contam.html

O Portugal Bipolar disse...

Nota final - Até Jan de 2013 estará completa a restruturação dos transportes e a nossa moeda não será o Euro.
Vai uma aposta?

O Portugal Bipolar disse...

Anon das 2.03,

Eu vou quebrar uma regra minha...mas pronto...ok...
"do not feed the trolls"
Se eu sou contabilista e tu me mandas 80% das facturas a culpa é minha?
Quanto ao resto eu não comento faltas de postura, mas neste espaço meu caro podes escrever o que de der na real gana...
Não esperes comentários meus enquanto não mudares de postura.

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

meu caro se estas a armar-te em Roubini, vais longe!
Quanto as greves levarem 600 milhoes de euros.... ahahahahahha isso e para rir? e os ladroes dos gestores que levaram muitos mais? Nao ves as noticias? Falas da troika como se fosse uma instituicao. Pois nao e! A troika e uma acordo entre instituicoes financeiras e Portugal. E sim! querem saber o que se passou no passado para evitar que aconteca de novo agora, e no futuro.
Mandar gente para o desemprego, nao e solucao pois tira muito mais que 600 milhoes ao pais, essa gente desempregada em vez de estar a produzir anda a comer as custas do capital produzido por ti e por todos os outros que ficam a trabalhar. Sem duvida que os olhos sao teus e se achas que a responsabilidade e tua, age! Das a impressao ao inicio de ser uma pessoa activa, mas depois em vez de veres, pensar e fazer alguma coisa, encostas-te como os teus maus colegas e acusas os outros em vez de seres tu a tomar a iniciativa. Mais uma vez mostras que tens uma mente fechadinha e parece que nem tens o 9o ano completo, pareces um bicho indefeso que mostra as garras ja de si frageis e com os dentes a cair na tentativa de intimidar, mas como nao consegues acabas por ser engolido facilmente, uma pessoa que vive com regras proprias so pode mesmo viver num mundo a parte e ate mesmo antisocial, nao tiveste psicologia no 11o ano? Es inflexivel, caprichoso, egoista, intolerante e passivo perante a sociedade e so te queixas quando algo de mau te aconteceu e te infligiu com bastante influencia e acusas mesmo injustamente todos aqueles que te rodeiam pelas suas costas a cobardia, como nao tens solucoes proprias vens para aqui atirar postas de pescada podres, na ignorancia, comecaste por acusar quem trabalha por receber muitos subsidios sem perguntar porque, para acabares agora a tentar disfarcar o teu erro, comentando que vai haver despedimentos, mas que mente tao sabia a tentar emendar sem ninguem ver. Ignorante e ingenuo, para quem trabalha ha 25 anos, parece nao saber nada da vida nem conhecer o ser humano, vives num bairro de lata ou que? So sabes provocar as pessoas, intimidalas? Parece que foste mal educado pelos teus pais e quase nao foste a escola, se assim foi tenho pena de ti pa! Eu bem gostaria de te ajudar, mas para isso tens de aceitar a minha ajuda. Se queres fazer a diferenca ve bem o partido politico que mais se identifica contigo, olha bem que nao sao so os que estao no parlamento! Senao, cria um como criaste este blog! cumps

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Ao anonimo assinado com siglas NM: Caro amigo claro que esta e a reaccao quando alguem acusa injustamente outrem, sem ver as realidades e os factos, cuja atitude e tambem Tuga por isso estamos todos a jogar em casa certo?

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Amigo FD: muitos querem entrar para a Carris mas so os que teem melhores prestacoes, fisico mentais, gosto de conduzir, e coordenacao mental-mecanica consegue vingar, nao venha com as tretas das cunhas pois eu entrei pelos meus proprios pes e vi 80% de classes de 35 pessoas a ficarem para tras!

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Nuno V.: Tou contigo, e tambem ja passei pelo mesmo e foi por isso que simplesmente fui a procura de melhor, va nao custa nada!

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

Quanto a solucoes para o pais eu tenho algumas:
Equalizar, educar e investigar os niveis sociais e sua populacao com o proposito de desenvolver o indice cultural e cognitivo da populacao em geral ( sim podemos ser todos, doutores, engenheiros, arquitectos e tecnicos especialistas, qual e o problema?) moderar os salarios tornando-os razoaveis com o proposito de se ter uma sociedade mais igual.
Agricultira e pescas sao imprescindiveis numa economia, todos os que estao capacitados para trabalhar nessas funcoes e polos a trabalhar ja!
A industria esta parada, todos aqueles que teem formacao adequada polos a trabalhar ja!
Gestores temos demasiados, so os mais adaptados e conscientes do estado em que vivemos terao a possibilidade de participar na governacao deste pais e mesmo assim em numeros muito limitados para evitar consumos do dinheiro dos contribuintes (menos do que aqueles que haviam na altura do Salazar, nao sou apoiante dele atencao).
Promover o merito e desprezar a desmoralizacao e a bufice.
promover o apoio a familia na educacao e na saude.
promover o transporte social.
promover o consumo.
Promover a educacao e o seu desnvolvimento, tanto tecnologico como cientifico.
isto passa-se aqui em taiwan, eles baixam os impostos para promover o consumo, isso ai ta tudo trocado, ca por mim isso e um sugar de dinheiro para o governo ter redeas curtas nos cidadaos, o caso da Islandia, o povo falou que nao paga e nao pagou!!!!!

Nuno V. disse...

Boas,

Helder Manuel Manso : Obg pelo paternalismo, mas ja tive várias ofertas para ir trabalhar para o estrangeiro definitivamente por exemplo: Alemanha "Siemens", Espanha "Indra" e Angola "empresa actual" e não achei que fosse necessário. Tenho vários familiares emigrados, Alemanha e França e apesar de estarem bem não lhes invejo a sorte.

Em relação aos transportes eu aponto uma ou duas alternativas dado que como está não pode continuar.

Defendo por exemplo a diminuição da frequência dos transportes em rotas que após estudo se conclua que não são rentáveis e um aumento da frequência onde são e até o abrir de novas rotas se confirmar que serão rentaveis.

Devem também reestruturar as administrações, menos gente e com competência comprovada sem compadrios.

Sou contra o abolir do passe social, a jovens a estudar e idosos acho indecente

Por ultimo queria deixar uma pequena nota, não percebo o porquê ser referenciada tantas vezes em tom depreciativo e jocoso ser "servente", eu fui servente não de obras, mas de máquina numa gráfica (Europam) das edições Europa América há anos atras, estudava de dia e trabalhava á noite, quando passei para o ensino superior inverti, passei a estudar de noite e trabalhar de dia e não tenho vergonha disso. E mais ainda na indústria paga-se ordenados minimos ou uns trocos acima, horas em pé no mm sitio e tempo controlado para ires ao WC e é o que há não queres vai te embora ainda assim esta empresa faliu ha poucos meses atrás deixando muitas pessoas sem receber há meses no desemprego, aproveito e deixo um abraço para eles neste momento dificil.

Fiquem bem,
NV

O Portugal Bipolar disse...

Boas Nuno V.

Segue o meu conselho "do not feed the trolls"...
As mordomias acabam em 2012 depois quem vai rir somos nós!
Não te preocupes com este servente que o gajo é evoluído;).
Para quem possa ter duvidas comparei o mundo dos F. Públicos e suas mordomias ao da construção em:

http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/11/conversas-com-o-meu-genio-transportes-e.html

O Portugal Bipolar disse...

Se não me viste concordar...das duas, uma.
Ou não concordo.
Ou nos Transportes começam a desviar o assunto e a falar de BPN e PPP'S!
Portugal Bipolar tem poucas regras, mas cada assunto na sua etiqueta.
Se querem falar da possível recuperação de Portugal e se tem ideias sugiro a TAG A Recuperação (é para isso que ela existe)
Se querem falar de saúde idem idem "", ou de Economia, ou Politica ou …
Quando eu pergunto que soluções apontam e digo que de todos os comentários ainda não vi uma sugestão de melhoria ESTOU A FALAR DE TRANSPORTES!
TRANSPORTES!!!
Que tem dívidas superiores a 10% do PIB!
Quais as soluções??
Já sei que em 1985 foi mal gerida em 1990 também em 1995 idem em 2000 igualmente e em 2005 seguiu os exemplos dos anos anteriores!
Porra, estamos no final de 2011!
Cada dia de greve são menos 600 milhões!
Nenhum trabalhador dos transportes é avaliado!
Esta bem assim?
Nenhum pode ser despedido?
Está bem assim?
Os motoristas ficaram indignados com este POST???
Só pode dar para rir!
Lê o Post novamente e tenta encontrar a palavra motorista!
Encontras????
NÃO!
Eu sou contra todos os subsídios!
TODOS!
Sou contra o complexo de manada, em que os bons, não podem ganhar mais que os mais ou menos só porque tem menos anos de casa!
Sou a favor do despedimento dos incompetentes!
Só encontro insultos, quando informei que não vem mais dinheiro!
O Governo está a fazer a cama ao sector dos transportes! Vão ser vendidos!
E os excelentíssimos ainda ajudam com greves.
Gostaria de conhecer sectores e funcionários públicos que sejam aumentados de acordo com o mérito!
Existem???
Nos transportes, NÃO!
Na Saúde, Não!
Na Justiça, Não!
Na Educação, Não!
São promovidos, chegam ao topo da carreira mas pelos anos de casa!
Chegam os bons e chegam os maus!
Todos se defendem e ficam surpreendidos com os cortes??
Eu é que sou cego?
Ainda não viram que em 2012 vai tudo para o privado?
E com muitos despedimentos?
As vossas greves alem de prejudicar Portugal, só ajudam a que sejam mais depressa privatizados!
E depois sou eu que sou doido???
Quem está disposto a ser avaliado e receber o ordenado de acordo com isso????
Existe alguém???
NOCK :::NOCK:::NOCK...HELLO, está ai alguém???

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

o Sr. bipolar continua a bater na mesma tecla e eu tou a pensar fazer copy\past e encher o seu blog, voce e mesmo teimoso pa! chissa que voce e mais burro e anda mesmo a procura de polemica com quem trabalha pa! E depois? Se for privatizada? qual e o problema? aqueles que forem despedidos sera por negociacao e levarao um balurdio pago por ti! para alem de ficarem no fundo de desemprego pago por ti! As solucoes ja as coloquei ou queres que faca um copy\past. As greves sao um chamar de atencao que quem trabalha e quem se lixa e sera sempre explorado se nao tivessem direito a greve pode ter a certeza que o patronato vos punha todos como vassalos!
Que voce e mesmo burro, Ah so uma coisinha pessoal, para quem passa ferias no Algarve nao deve viver nada mal, pois olhe que mesmo depois de vir para a carris e trabalhar la 11 anos nunca tive dinheiro para gastar la, nem antes nem depois! Quanto aos subsidios? se nao fossem os subsidios eu ficava onde estava a trabalhar antes numa empresa de logistica, ficava mais perto de casa e tudo! Assim corre a vida meu caro e se quiser mais respostas minhas primeiro inteire-se do que escrevi anteriormente e compreenda, depois se quiser mande-me um mail para helderreis3@gmail.com, se por acaso eu perceber que tive um bom feedback seu entao voltarei a este blog, entretanto as minhas portas fecharam a ti ignorante so sabes e causar conflitos e tens como regra nao aceitar explicacoes de ninguem...

Helder Manuel Manso dos Reis ex-motorista CCFL disse...

concerteza ora aqui vai:

CARO PORTUGAL BIPOLAR:
Na sequencia de todos estes comentarios, devo informalo que nos 11 meses de trabalho de um motorista que trabalha por turnos 24 por 7 estilo rotativo por vezes com menos descanso do que esta estipulado pelo A.E. e por vezes mesmo por Lei, considerando que atende todo o tipo de gente, da a cara ao publico mais intransigente, mal-educado, desinformado, burro, estupido, falta de educacao, salubridade no servico, e ainda sujeito a ser ferido ou morto (sim senhor e posso indicar alguns casos, tanto por culpa da empresa como homicidio voluntario), desgaste rapido (trabalho seguido de 7,5 horas sem descanso), adaptacao a todo o tipo de situacoes adversas desde condicoes extremas de temperaturas ao atendimento de passageiros no servico noturno que so andam a procura de problemas e o motorista carris e que tem de resolver os problemas dos filhos dos outros que ainda por cima se lhes falam em tarifas de bordo esta o motorista sujeito a levar uma facada, isto nao e trabalho de escritorio nem para meninos mimados que pensam que os numeros dados por um tribunal de contas gerido e nomeada por gente corrupta que coloca numeros por vezes que nao correspondem a realidade, pois porque uma coisa e colocar os numeros mas para onde eles vao na realidade e outra... Pare de ser ingenuo e SIM! TEMOS TODO O DIREITO A ESTES SUBSIDIOS E MUITOS MAIS, COMO SUBSIDIO DE RISCO E SALUBRIDADE NO TRABALHO, E AGORA COM ESTAS REDUCOES NOS ORDENADOS? ACABOU-SE A MAMA? ONDE VIVO AGORA O MOTORISTA GANHA MAIS 30% QUE EU GANHAVA ANTIGAMENTE E O PRECO DA TARIFA DE BORDO E DE 30 CENTIMOS DE EURO, E OS AUTOCARROS ANDAM QUASE VAZIOS, COMO EXPLICAS ISTO? Nao procures bodes expiatorios injustamente pois estes trabalham!!!! Existem muitos outros que nao fazem uma PORRA e chulam-te o dinheiro com muito mais vigor, ABRE OS OLHOS! Contruiram-se tantos autoestradas para que? Houve muito concluio entre empresas publico-privadas e mesmo privadas com o governo que chularam-te tanto dinheiro desnecessariamente e apenas para fugirem para Cabo Verde onde controem-se hoteis com o teu e meu dinheiro.

9 de Novembro de 2011 03:29

O Portugal Bipolar disse...

Boas Helder,

Não vi propostas tuas para os transportes, mas como vou apagar toda a poluição que existe neste post e que nadaestá relacionada com transporte talvez encontre...
Respondo depois...

O Portugal Bipolar disse...

Boas Helder,

Voltamos ao mesmo...as soluções que apresentas no dia 11 às 4.59Horas são para o país, não para o sector dos transportes, esse comentário não será apagado, pois tens muitos comentários e todos eles sem ofensas, mas esse nada diz sobre transportes, posso discutir isso em economia, não aqui.

O Portugal Bipolar disse...

Vencimento médio por trabalhador excluindo prémios e subsídios (exclui igualmente vencimentos das administrações que são considerados à parte)...
Carris - 25.924€/ano
M.LX - 27.658€/ano
STCP - 24.373€/ano
M.Porto- 45.985€/ano
Contra factos não existem argumentos!

miguel disse...

boas só´podes ser bipolar porque de palhaço não tens nada, não me consegues fazer rir..... pq não falas dos amistradores de topo da carris e do metro falas sim dos desgraçados que aturam palhaços e derivados como tu todos os dias..... falaas dos desgraçados como eu que passam a noite a trabalhar para aturar merda e afins como tu, falas de pessoas que fazem milagres com pessoas nas mãos, transportam crianças velhotes e muito mais e também merda como tu, falas de pessoas que não sabem o que é uma folga ao fim de semana, falas de pessoas que muito raramente consegum levar e trazer os filhos á escola portanto são pessoas de muita responsabilidade que trabalham um mês inteiro para levar para casa 1000€......falas com merda na cabeça......vem um mês para o meu lado e verás se ganho muito ou não, taz convidado

Mário Mandane disse...

Caro "Bipolar",
tenho tentado manter-me alheio a toda esta palhaçada. respondi quando achei que o devia fazer e hoje volto a fazer o mesmo. Desde a minha ultima resposta, à qual respondeste de forma surpreendente, que me mantenho apenas a "observar" o que dizes. Sejamos honestos! Tens um problema com o "PESSOAL DO TRÁFEGO" da CARRIS, certo?
Nem vou partir para ofensas, pois parra isso tens o mural cheio e não é isso que resolve o teu problema existencial.
Assim sendo passo a explicar o meu ponto de vista. Tenho 35 anos, casado, com dois filhos menores (9 e 1 ano) e trabalho na Carris à 4 anos. Desde tenra idade que, por não ter tido juízo na escola, faço de tudo um pouco, desde a construção à hotelaria, passando por a segurança privada e industria automóvel. Como tal vivi diferentes realidades orçamentais a nível do patronato. Inscrevi-me na carris em 2003, quando a empresa recrutava pessoal para reforçar os quadros com vista ao Euro 2004. Na altura não obtive resposta mas em 2007 fui surpreendido com um convite da empresa, com base nessa minha inscrição, para prestar provas de selecção tendo em vista um lugar como Motorista. Prestei todas as provas e passei na entrevista e no inicio de Outubro de 2007 fui admitido para a formação sendo que a mesma terminou a meio de Dezembro do mesmo ano e desde então que sou um dos tripulantes desta empresa. Em momento algum eu exigi o que quer que fosse como regalia ou como reembolso por os meus serviços. O que aconteceu é que a empresa, logo na entrevista, me prometeu recompensar com determinado vencimento e regalias que vigoravam na empresa àquela data. Para registo: Nunca consegui auferir e gozar de tudo o que me foi prometido.
É óbvio que com o passar do tempo, constatei que auferia um pouco mais que a média, mas constatei também que deixei de ter vida pessoal. Saio de casa 3h antes de pegar ao serviço e chego a casa outras tantas depois de largar. Faço em média as 8h de serviço que me são exigidas mas por o meio chego a ter 2h a 2h e meia de intervalo entre uma parte e outra do serviço. Para planear as minhas folgas (rotativas) e as épocas festivas, tenho de aguardar até 48h de antecedência das mesmas para poder decidir o que fazer (á 4 anos que não sei o que é Natal ou Fim De Ano), mas não me queixo, pois a empresa avisou-me que seria assim e eu aceitei, mediante o pagamento que na altura achei muito bom e hoje considero uma MISÉRIA. Não tenho qualidade de vida... é um facto.
Tu achas que um trabalhador que passa entre 14h a 16h por dia fora de casa, com horários irregulares é muito bem pago e é um chulo porque aufere a exorbitante quantia (média) de 1000 a 1100€ LÍQUIDOS/Mês (já com todos os subsídios)e eu aceito que penses assim, concorde ou não. agora deixa-me expor o meu ponto de vista.( Continua devido ao limite de caracteres)

Mário Mandane disse...

(Continuação)
Que culpa tenho eu ou qualquer funcionário publico de todas as más gestões destes governos? Eu construí e orientei a minha vida com base num rendimento que me foi oferecido caso eu aceitasse todos os sacrifícios inerentes e de repente chega agora o Coelhinho da Páscoa, zanga-se com o Pai Natal, dá-lhe um chuto e responsabiliza-me por o estado do país como se eu e todos os meus colegas, da Carris e não só, fosse-mos os únicos culpados. Ganho o que ganho porque me o ofereceram com a conivência de todos os anteriores governos. Os que ganham menos é por culpa deles, pois nada fazem ou fizeram para o inverter. És contabilista? Porque razão se eu tiver um Cafézinho aberto tenho de recorrer aos teus serviços e pagar uma exorbitância por um serviço que, garantidamente, qualquer aluno do secundário faria melhor? Queres falar de justiça? Porque é que um médico,um enfermeiro, um professor ou advogado ganham mais no privado do que no publico? Não fazem o mesmo que os outros? Ah pois é... O problema é que quando os concursos são abertos apenas alguns concorrem e muito poucos são seleccionados. Vá-se lá saber porquê.
Não quero perder mais do pouco tempo que tenho com estas tuas fantasias. Fico com a minha duvida em relação à tua pessoa: Tentaste entrar na CARRIS e chumbaste nos testes como milhares e milhares de pessoas ou tiveste algum problema extra-conjugal envolvendo um dos seus tripulantes?
Para terminar deixo-te o seguinte link que, como poderás constatar, deixou alguém que pensa como tu, bastante encavacado.
Com os melhores cumprimentos,

Mário Mandane
Motorista (com muito orgulho) da Companhia Carris De Ferro De Lisboa

Mário Mandane disse...

http://youtu.be/pnKLHXuvDa0

Já me esquecia do link, por isso aqui vai. OUVE COM ATENÇÃO POR FAVOR!

Anónimo disse...

Caríssimo,já vi que por mais explicações que te ofereçam tu estás preso a uma explicação falsa dada pelos nossos governantes, os mesmos que arruinaram o nosso pais.Não foram os motoristas dos transportes que arruinaram o pais.Pelo menos os da carris.Vou começar por rectificar os teus números, estou na carris á 14 anos e a minha folha de IRS do ano passado dizia que eu tinha ganho 19.200€ brutos, por isso não sei quem ficou com o restante até aos teus números.
Falas que ninguém aponta soluções para sair do buraco nos transportes, eu vou-te enumera-las:
-A 1ª é o estado colocar cá a tempo e horas o dinheiro devido de comparticipações dos passes sociais-isso evita da carris ter de recorrer aos bancos e pagar juros.
-Aumentar o preço dos bilhetes para preços iguais aos dos privados que tu tanto falas para percursos iguais nós praticamos 1.05€ e eles 2.20€.
-Acabar com o passe social- cada um tem que pagar o que consome- acabemos com os Kolkozes e as politicas comunistas(ou antes comodistas).
-Acabar com os passes de borla para policias,GNR,guardas prisionais, empregados de tribunais, membros do governo e outros trabalhadores do estado que nada tem a ver com transportes.
-acabar com passe de pensionista para quem tem reformas acima do ordenado mínimo.
-Acabar com as carreiras nos bairros sociais, que não pagam, partem os veículos e exigem autocarros de imagine-se 6 em 6 minutos.
É claro que aqui iriam sobrar alguns motoristas- mas existem muitos que estão em idade de pré-reforma e alguns devido a doença encostados sem poderem trabalhar-por isso é só uma questão de números.
-Além disto redistribuir alguns dos nossos quadros superiores noutros departamentos do estado que foram cá colocados pelos sucessivos governos, não tem culpa, mas em tempo de crise temos que se reorganizar- que nesse campo concordo contigo tem que se cortar algumas gorduras e nós como empresa estatal também as temos.
Se fizerem isto não tenham pena de nós.Agora se continuarem com ataques de quem não quer ouvir a razão, tal como tu, ai sim não chegaremos a nenhuma solução e vamos ter de lhes dar guerra.E apesar do meu patriotismo vão ter de perder muitos 600 milhões de € em greves e afins.E depois desta exposição se ainda tiveres mais algum argumento válido desisto, Ganhaste, diz-me para onde tenho de enviar a taça que começo a ficar farto de brincar neste recreio.
Saudações,
LUTHER KING

Rui L disse...

25mil euros por ano lolololol só podes tar no goso como disse a uns tempos engravidas pelos ouvidos .....eu e a minha mulher a trabalhar tiramos 23 mil euros ano,épa deixa de palhaçada e deixa de ser invejoso,ñ tenho culpa que o jakin das couves ganha menos do k eu....ele que faça pra ganhar mais

Anónimo disse...

Gostava duma resposta, ou andas á procura de mais algum relatório deste governo para justificar a entrega do património estatal aos privados de borla como fizeram com o BPN.Aliás se andas bem informado já deves ter reparado que estes gajos até a fazer relatórios trafulhas deixam muito a desejar.Mas Portugal votou neles, e como vivo numa "democracia"-ACHO!?....vou ter que gramá-los 4 anos ou então até afundarem o resto do pais.
SAudações
LUTHER KING

O Portugal Bipolar disse...

Boas Mario Mandane e Luther,
Obrigado pelos comentários.
Tenho em primeiro lugar de esclarecer que este blog não foi criado com a intenção de convencer ninguém, mas para eu e outras pessoas (civilizadas) darem a sua opinião sobre muito do que está mal neste país.
2º-As minhas fontes de informação não são certamente os membros deste ou de qualquer outro governo, mas sim: Pordata; Tribunal de Contas; Blogs sobre economia que com o tempo fui conhecendo; Jornalismo de Investigação (quando existe) podendo destacar o Jornal de Negócios e o Expresso e Vários Sites internacionais e Jornais como F.Times.
TUDO o que aqui escrevo é um resumo de tudo o que leio e depois penso pela minha cabeça, apontando caminhos, soluções e claro dando a minha opinião.
Conforme dou a minha opinião, sempre dei liberdade a TODOS para darem a Sua. Se de momento os comentários são previamente aprovados é devido à falta de nível de 99% dos intervenientes do tema dos transportes (mas sobre isso nem me vou alongar mais pois sempre defendi que não se alimentam TROLLS).
Dito isto julgo que quando afirmam aqui que “já te enganas-te outra vez”, falta provar…
Nota: O rendimento de 1100€/mês para motoristas foi aqui escrito num comentário e depois das ofensas proferidas julguei que estava correcto (Motorista com 9 anos de casa).
Não sabia, que já eram avaliados, confirmo e registo…
Sobre regalias e subsídios não resisto a transcrever um comentário que aqui foi exposto (eu como já disse sou contra todo o tipo de subsídios, por achar que tudo o que se ganha em qualquer profissão deve estar no ordenado base.
“será que se os professores recebessem consoante o número de alunos que têm, já não havia queixas das turmas serem grandes! e já agora um subsídio para ligar a luz ou limpar o apagador? aquele pó deve ser insuportável e deletério para a função pulmonar! e um subsídio por terem de falar muito, com degeneração das cordas vocais a longo prazo

em relação aos condutores dos transportes públicos, e demais trabalhadores do estado que recebem regalias que a restante população portuguesa não aufere, mesmo tendo um trabalho idêntico, é fácil perceber que no ponto de vista deles, eles é que estão correctos, os outros é que ganham pouco.”
O valor que refiro de 25.924€/ano está confirmadíssimo, pelo T.C., e por vários relatórios e artigos publicados.
Claro que estou a falar de ordenado médio, mas os números não mentem…
Continua

O Portugal Bipolar disse...

continua...
Depois tenho o Luther a informar, “já te explicaram varias vezes, e eu ESTUPIDO não entendo…”
Portanto, o servente está apoiado no mínimo em 6 relatórios do T.C. artigos do Jornal de Negócios e afins, mas como sou servente (para quem quer acreditar…) Básico, não entendo…
Sobre o teu link (Mário) tenho a informar que gravei o debate, e sim 90% do que é dito é realmente verdade, mas… (Lá estou eu…) existem maneiras de sem mentir omitir parte da verdade!
É verdade que as receitas totais do M.L. são tipo 77 milhões, é verdade que o peso da dívida é superior a 100 milhões, mas…mas…TAMBEM È VERDADE QUE COM CUSTOS DE PESSOAL O M.L. Gasta 86 Milhões!!!!!!
São 118% das receitas…
Na carris são 81%.
E isso foi omitido, não foi “SÓ” isso mas essa foi a mais grave! Mas para isso meu caro é necessário estar informado. E não seguir a manada.
3º É para mim bastante fácil provar que por cada dia de greve, Portugal perde 600 Milhões de produção…mas não o vou fazer, bastaria dar o link…mas não dou!
Porquê??
Qual o PIB Nacional?
Retira a isso 52 Domingos e 50% dos sábados, retira igualmente todos os feriados, todos temos férias! Retira isso também e depois diz-me a mim SERVENTE qual é o teu número para cada dia de paralisação…
4º Alguém em 2012 vai ler 80 Comentários? Ou 200 antes de serem apagadas metade dos elogios à minha pessoa? NÃO!! Só conseguiram poluir, não me prejudicam…só me dão mais força!
Claro que até lá, metade será apagado, não para defender a minha opinião, pois muitos dos insultos vou manter por prazer! Mas para que quem chega depois possa AINDA sentir curiosidade de ler e para que Portugal Bipolar cumpra a função para que foi criado.
Podes comentar igualmente na resposta que dei ou no novo Post de Hoje, onde falo dos 600 Autocarros (com link para a noticia)
Onde falo dos 2771 “trabalhadores” da CARRIS VS 600Autocarros (com link para a noticia)
Onde falo dos Sindicatos que existem, das perguntas de quantos são…do SNM com 200 associados…(com link para a noticia).
Em suma os Transportes e a Energia são duas Áreas fundamentais para o nosso país e para desgosto de muitos vão continuar a ser abordados neste espaço.
Sobre qual é a empresa onde trabalho…queres realmente que eu exponha quem me paga ordenado ou chegar à empresa e entre outras coisas ver montras partidas ou afins??
Queres que te dê a minha morada com código postal?
E já agora a morada dos meus pais? Que já são reformados???
No Coments!!!

O Portugal Bipolar disse...

Continua...
Acabar com os passes à borla para as forças de segurança e afins?
Apoiado! Mas...(lá estou eu...)
Acabam também para todos os familiares...e...e...para todos os trabalhadores!
Eu trabalho na construção e nem eu nem os meus colegas tem materiais à borla...nem tijolos; nem cimento, nem azulejos, pavimentos ou mosaicos!
Qual a razão para trabalhadores e familiares terem passes de borla??
Sobre as carreiras de Bairros sociais concordo que existe aí um problema que só pode ser resolvido de 2 maneiras...
1-mais policiamento
2-Afixando cartazes que os autocarros danificados não serão substituídos, se existem 12 e 3 são vandalizados no dia seguinte os horários dos autocarros deixam de ser de 15 em 15 min para passar a ser de 20 em 20 min...se os problemas continuarem, deixa de haver autocarros para as zonas problemáticas!
Que andem a pé!

Mário Mandane disse...

Sei que tinha dito que não voltaria a comentar este assunto, mas não posso. É mais forte que eu.
Vejo que continuas irredutível quanto à tua ideia em relação ao sector dos transportes. É compreensível tendo em base os argumentos que apresentas.
Não quero nem pretendo mudar a tua opinião. É um direito que tens e agradeço o direito que me dás em expressar a minha.
"As empresas do Sector Empresarial do Estado (SEE) são tão viáveis como qualquer outras desde que o Estado as trate da mesma maneira que trata as empresas do sector privado. É que a divida das empresas públicas foi criada pelo facto dos
investimentos nelas realizadas, ter sido retirado do Orçamento de Estado e elas terem sido obrigadas (pelos governos do PS, PSD e CDS) a financiarem-se no sistema bancário para proceder quer a investimentos (nas frotas e infraestruturas), quer para as rescisões (algumas delas milionárias) levadas a cabo pelos C.A.’s, ao contrário do que sucedeu com as empresas privadas, (como a Metro Sul do Tejo) em que o governo assumiu todo o investimento realizado.
Não são os trabalhadores da Carris, CarrisBus e CarrisTur os responsáveis pela situação
financeira das empresas, mas sim os seus administradores e os governos que os têm
suportado, na manutenção dos seus privilégios: automóveis com manutenção e combustível
pago para utilização individual, inclusão nos seus vencimentos dos prémios que recebiam sem
entrarem em descontos para a Segurança Social, manutenção do mesmo nº de administradores (apesar do OE 2010 obrigar à sua redução)." - Retirado do comunicado da STRUP e que na minha opinião deixa uma explicação bem clara sobre a verdadeira realidade deste país no que diz respeito a este sector.
Não sabias que já éramos avaliados e continuas sem saber outras coisas. Por acaso sabias que quem define o local exacto das paragens é a Câmara Municipal de Lisboa (CML)? Por acaso sabias que é a CML que exige a passagem e a frequência horária das carreiras? Por acaso sabias que as carreiras que dão prejuízo não são reduzidas ou extintas porque, por determinação da tutela e da CML, é necessário prestar o chamado "serviço social"?
Por acaso sabias que os subsídios existentes nestas empresas foram um "rebuçado" envenenado dado em troca de aumentos que o privado recebeu em determinada altura? Por acaso sabes que poucos meses antes do governo Sócrates ter anunciado o fim dos prémios e da promoção de carreiras (final de 2010) o Presidente da Carris agregou ao seu vencimento todos os subsídios a que tinha direito no vencimento? (À anos que os trabalhadores exigem o mesmo) - http://www.tvi24.iol.pt/politica/ultimas-tvi24-salarios-aumentos-marques-mendes/1199222-4072.html
Muita coisa está mal, mas não é por culpa de quem trabalha, mas sim de quem manda.
Se eu te fizer um contrato de trabalho em que fica estipulado que caso consigas escrever 100 páginas por dia num total de 2200/mês te premeio por um extra de X € e o consegues fazer durante 5, 10, ou 15 anos, certamente aceitavas e formavas a tua vida em função desse vencimento. De repente eu descobria que a minha mulher gastava muito nas compras e no cabeleireiro e decidia cortar essa regalia, como ficarias tu e a tua família sem esse extra, assim, de um dia para o outro? Achas justo?
Em relação ao passe até admitia ceder o passe dos familiares. Agora em relação ao passe do funcionário, quantas empresas privadas pagam o subsidio de transporte?
Já agora, na tua empresa de construção, quantos emigrantes ilegais e quantos trabalhadores declaram apenas o ordenado mínimo? Eu e os meus colegas de trabalho declaramos todos os cêntimos que ganhamos. E o resto do país? fazem todos o mesmo? É a quem foge que devemos perseguir.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Mário,
Como já afirmei este espaço é de todos e todos podem exprimir as suas ideias!
Foi só para isso que nasceu Portugal Bipolar!
Acredites ou não compreendo e até se pode dizer que estou solidário com a vossa revolta!
Não estou é a favor da maneira como ela é feita.
Sobre os subsídios já informei que sou contra todos (por uma questão de principio).
De Motoristas a Deputados todos os Subsídios deviam acabar.
O que me chateia são questões de princípio.
Nunca o Sector dos transportes fez nada para corrigir a muita merda que lá existe.
Agora que não existe dinheiro e os cortes vão ser à bruta cada um berra para seu lado.
Julgo que apenas vão conseguir que a privatização chega mais cedo (é a minha opinião).
Os vossos argumentos na sua maioria não estão focados e não foram apontados os sucessivos maus governos das várias empresas.
Outro exemplo nas escolas nunca foi focada a avaliação dos professores...Nunca! o que era defendido pelos sindicatos sempre foi promoção de todos, quando veio a avaliação foi o que se viu, primeiro não era justa depois isto e aquilo e de alteração em alteração chegou a burocrática...
Resultado: Todos vão perder 2 subsídios, Carreiras congeladas e fecho massivo das escolas mais pequenas (até ver é só isto) mas mantém até hoje o "DIREITO" de chegar ao topo da carreira em tempo útil (não me perguntes o que é isto que também não entendo)
Voltando aos transportes...fiz mais 1 post dedicado A CARRIS, onde cada vez tenho mais duvidas se for possível algum esclarecimento da tua parte eu agradeço.
Sobre factos passados, todos os que encontrares documentados e me quiseres enviar, tens aqui 1 espaço para os expores (não estou a falar de comentários se vierem por email entram directamente como Post informando que é da tua autoria!)
Cumprimentos cordiais
Jony

Mário Mandane disse...

Estudo coloca transportadora de Lisboa à frente das de Madrid, Barcelona, Londres, Paris ou Nova Iorque.

A Carris é a transportadora urbana de passageiros mais eficiente face a dez operadores da Europa, América do Norte e Oceânia, incluindo os que funcionam em grandes cidades desenvolvidas como Nova Iorque, Paris, Sydney, Londres, Montréal, Madrid, Vancouver ou Barcelona.

Os dados foram recolhidos pelo International Bus Bench mar king Group (IBBG) e revelam que a empresa liderada por Silva Rodrigues é a que tem uma melhor comparação entre custos operacionais (calculados em dólares), em função do rácio de passageiros transportados por quilómetro percorrido.

Segundo esse estudo do IBBG, a que o Diário Económico teve acesso, a Carris foi a empresa que em 2008 - os dados referentes ao ano passado estão agora a ser analisados - apresentou a menor taxa de custos operacionais em função dos passageiros/quilómetros, em comparação com as suas concorrentes de Dublin, Irlanda (Dublin Buses); Sydney, Austrália (Sydney Buses); Londres, Reino Unido (London Buses); Montréal, Canadá (STM); Madrid, Espanha (EMT); Vancouver, Canadá (Coast Mountain Bus Company); Paris, França (RATP); Bruxelas, Bélgica (STIB/MIVB); Barcelona, Espanha (TMB); e Nova Iorque, Estados Unidos (NYCT).

IN:http://economico.sapo.pt/noticias/carris-e-a-empresa-mais-eficiente-entre-dez-concorrentes-mundiais_92802.html

Com os mais respeitosos cumprimentos,

Mário Mandane

O Portugal Bipolar disse...

Boas Mário,
Obrigado pelo comentário, existe outro post sobre a carris, julgo que lá ficaria melhor o teu comentário.
é mais recente e não ficou "poluído".
Mas, fica ao teu critério.

http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/11/carris-e-seus-trabalhadores-para-onde.html

Anónimo disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=2152401

Anónimo disse...

olha tu devias era tar calado porque nao existe qualquer subsidio para estacionar o autocarro, mas se realmente quisesses contribuir para um pais mais justo olhavas para cima e tentavas lá chegar e nao tentar puxar os de cima para baixo seu incompetente frustrado de jana

Emigrante em Taiwan disse...

Não sei quais vão ser os meus descontos em 2014, mas certamente serão muito superiores a 12% na medida em que até agora contas feitas no final do ano entre declarações de irs, ja perdi algo muito perto dos 30%.
No entanto e como sei que as hienas se vão rir na sua invejazinha natural em vez de crescerem e serem leões.

Agradeço aos srs comerciantes a quem eu até agora comprei productos e paguei na integra, agradeço aos srs da restauração pelo serviço e refeições que me forneceram e que sempre paguei de bom grado, agardeço a oficina que tratou da minha viatura e por isso foi sempre paga como exigiu, agradeço aos trabalhadores que no inicio da cadeia fabricaram o que calcei, vesti, usei e aos patrões que os empregaram, agradeço aos fornecedores de serviços basicos aos quais nunca causei problemas de pagamento, agardeço a toda a sociedade com quem lidei como consumidor final e ao estado social para quem contribui sem aproveitar regalias, por opção propria, que no entanto sabia serem garantidas pelos meus descontos e impostos.

Agradeço a todos e tristemente comunico que a partir de agora, como empregado de uma empresa da esfera do estado que parece ter sido selecionada por um estado decidido a acabar com basicamente tudo, e devido aos cortes brutais e não justificáveis nos vencimentos, me vejo na contingencia de poupança para não criar dividas. Sendo assim, acabaram as compras, as idas ao restaurante, as idas a oficina, a compra de roupa, a compra de calçado, e tudo mais que não seja o estrictamente necessario.


Tenho consciencia de que todos os funcionarios publicos ou pelo menos a sua esmagadora maioria estarão na minha posição, tenho consciencia de que devido a isso mesmo muita gente neste pais ficará sem emprego e pouco tempo depois sem prestações sociais dignas desse nome, tenho consciencia até de que o valor dos impostos recolhidos serão em muito menor escala o que levará a maiores cortes em toda a sociedade.

Mas com toda a franqueza para aqueles que me criticam hoje por ter um vencimento acima da média, digo:
-Tenho pena amigos mas agora são voces que vão ficar desempregados pela vossa propria cegueira!

Quanto a tua preocupação em relação ao Euro, não te preocupes eles estão cá para te os açambarcar!

O Portugal Bipolar disse...

Boas,

Eu no fundo, bem no fundo até detesto ter razão.
Julgo que o expliquei suficientemente nos últimos 1000 dias…
Resumindo
1 – Portugal não gera receita para pagar convenientemente a tantos funcionários públicos.
2 – o ultimo ano em de demos lucro foi em 1974, desde então todos os anos pedimos emprestado para pagar “direitos” que a economia não suporta.
3- Quem nos emprestava dinheiro já não acredita que o vai receber todo de volta.
4 – Depois de todas estas medidas continuamos a gerar mais de 8 mil milhões de prejuízos anuais.
5 – O meu filho não é menos Português que o meu pai, mas hoje pagamos direitos adquiridos aos nossos pais e mandamos a dívida para o futuro, sabendo que no futuro o meu filho trabalhando os mesmos anos e descontando o mesmo que o meu pai irá receber muito, muito menos.
Uma das razões é que terá de pagar a dívida que foi deixada pelos direitos adquiridos dos avós!
Entretanto fogem os cérebros, pois entre impostos directos e indirectos ninguém trabalha para receber 10% do ordenado!
Tem piada que tendo eu trabalhado 400 horas no ultimo mês, oiço manifestações a reclamar 35 horas semanais… é a vida, cada 1 tem o que merece e não posso afirmar que sou mal pago!
Mas direitos? Direito tem de estar o trabalho quando é entregue…Pois no fundo é a única garantia de bom recebimento, pago tudo e não tenho direito a nada…
Mas não me queixo e até tenho 1 Blog e tudo, até era simples.
Temos de mudar a maneira como nos governamos, pois pedir aumentos, só porque sim, pedir aumentos sem olhar para a produtividade, dá merda!
Mas é o que temos, avaliações? NUNCA! Meritocracia? Nem o cheiro!
Cortar? Claro mas só no quintal dos outros!
É o que dá…
Vai piorar e não é pouco!
Isto vai a baixo, Companheiro…isto vai a baixo! Resta saber quando…

Anónimo disse...

Boas, depois de ler este artigo (tambem dei uma vista de olhos noutros do seu blog) questiono-me: qual o seu problema com a Carris? O porquê da (em)birra com os motoristas? Com certeza terá sido considerado inapto em algum dos concursos, só pode...
Portanto "culpa" os motoristas da Carris pelo estado da nação, são os motoristas da Carris que estão no parlamento?
Indigna-se com o facto do motorista e familiares terem passes de borla, mas não se indigna com o facto dos administradores terem carro de 40.000eur pago, combustivel, portagens, telemovel e chamadas tudo á borla... ok!
Indigna-se com o facto do motorista ganhar subsidios, é alguem que trabalha, que está mais de 8h a conduzir seguidas (sabe o que é isso?), mas não se indigna pelos administradores ganharem subsidios milionários por... nada fazerem.
Indigna-se pelo motorista 1000eur, uma pessoa que não tem fins de semana, que trabalha por turnos, que não pode ir levar/buscar os filhos à escola, que não sabe o que é passar o Natal e Ano Novo com a familia, que tem que aturar a escória da sociedade no autocarro, levar com birras de pessoas estupidas e parvas, etc mas não se indigna com o ordenado milionário do gestor que trabalha de 2ª a 6ª, das 9h às 17h (isto quando lhe apetece ir).
Portanto, das duas uma: ou é politico, ou é um "loser".

P.S- Fala algures que trabalha na construção e que não tem materiais de borla portanto os motoristas não têm que ter passe de borla... ok, vai-me dizer que não tem descontos em material de construção? Não diga, pois se não tem é porque tá a ser comido por parvo (não me admira atendendo ao tipo de pensamento que demonstra aqui) e de construção percebo bem.
P.S 2 - Tambem não sou motorista de EP, portanto continue assim que mais dia menos dia tem lugar no parlamento ao lado do Passos Coelho.

O Portugal Bipolar disse...

Boas,
Cada um tem a sua maneira de olhar para o mundo...
Por exemplo, eu, com a minha maneira "quadrada" de olhar para a vida quando obtenho descontos em materiais de Construção civil esses descontos são suportados pelos fabricantes ou por subempreiteiros nada custam ao contribuinte!
Ora quando uma família inteira anda de BORLA nos transportes isso já me sai do bolso...
Subsídios existem muitos e empresas de transporte também...
Reconheço apenas que a Carris em relação ao Metro de Lisboa é bastante prejudicada, pois os seus profissionais ganham menos e recebem menos subsídios.
Existem reformados do Metro a ganhar mais de 2.000€ de reforma.
2.000€ não ganha de ordenado 1 medico especialista que estuda mais de 20 anos até se formar...
É a vida? Pois é mas não é justo e não é merecido!

Anónimo disse...

Correto, é uma maneira "quadrada" de olhar, olha de maneira quadrada para a vida e mundo, basicamente olha só pra frente e pensa pelas conversas dos politicos, jornais e televisão.
Realmente, é um pensamento quadrado indignar-se com uma familia que anda à borla no autocarro (coisa que já não acontece) mas não se indigna com o facto dos administradores e gestores andarem com carros topo de gama pagos pelo contribuinte, combustivel, manutenções e portagens pago pelo contribuinte, telemoveis e chamadas pagos pelos mesmos... portanto, o culpado da crise é o motorista, nunca o gestor que gasta por ano mais de 20.000eur com estas mordomias. Tambem fica indignado com alguem que trabalha até aos 65anos, reforma-se com 2.000eur, mas o tipo que trabalha 10 ou 15 anos que pertence à classe politica e reforma-se com 10.000eur tudo bem....
Isto é justo certo?
Portanto "comeu" a conversa toda do governo, conseguiram fazer dos FP´s os bodes expiatórios da crise e com isto vão dar a ganhar a quem já tem muito dinheiro... Vende-se patrimônio a preço de saldo, empresas estas que são lucrativas, mas que com os desvios dos senhores gestores, apresentam prejuízo.

Como referiu e passo a citar:
Pois é mas não é justo e não é merecido!

O Portugal Bipolar disse...

fica registada a tua opinião.
Sobre a minha de Economia a Política basta seguir as TAGS.
Um Abraço
Jony

Nota - Tenta arranjar um nick qualquer, anónimos há muitos...

Anónimo disse...

O meu nick é mesmo anónimo ;)

Se querer saber um pouca da história das privatizações que aconteceram pelo mundo fora, do desastre que foram em vários países, países esses que ficaram falidos, aconselho este video:

http://www.youtube.com/watch?v=Qam7h1jMIwI

É 1h e 30m de video, mas mostra o outro lado do que defende ;)