segunda-feira, 30 de junho de 2014

Argentina default again?– EUA não podem sobrepor a Lei Americana ao direito Internacional!



Mais uma vez os EUA julgam ser senhores do mundo e que a sua lei pode, e deve, ser aplicada pois é superior a qualquer outra.

É assim, já se deveria estar habituado, não entendem que são apenas um país, grande é certo, poderoso, sem duvidas, mas um país como qualquer outro, com qualidades, com defeitos, com momentos de excelência, com erros muito graves, um país habitado por seres humanos, imperfeitos.

Vem isto aproposito da divida da Argentina.

A Argentina 2001 chegou à conclusão que seria impossível pagar a sua divida externa na totalidade.

Foram cometidos muitos erros, o maior foi ninguém aceitar um default controlado, o Peso deixava de ter paridade com o Dollar e perdia 40%, o mesmo deveria acontecer a todos os depósitos, a todos os detentores de Dívida e a todas as propriedades e investimentos, do dia para a noite, seriam convertidos em Pesos Argentinos sem paridade com o Dollar.

Não aceitou o FMI, não aceitou o Governo da Argentina, não aceitou o governo Americano (Bush) e não aceitaram os credores, perdendo a Argentina acesso aos mercados e sofrendo uma brutal desvalorização do Peso.

Só em 2005 começou a renegociar com os credores, outro erro, mas, no final 93% dos credores aceitaram o plano de reestruturação proposto e respectivos pagamentos.

Quem não aceitou o plano (7% dos detentores de Dívida) foram fundos de investimento.

Estes fundos compraram dívida Argentina no mercado entre 2001 e 2005, são fundos especulativos que compraram dívida com enormes descontos (80%) não aceitaram a renegociação da mesma e agora na justiça Americana tentam receber a totalidade da dívida.
Pior, segundo a justiça Americana estes credores podem pedir informações sobre activos da Argentina fora dos EUA para eventualmente pedir o seu embargo…

Calma, muita calma…

Portugal Bipolar informa a Justiça Americana que quando um país, qualquer país consegue renegociar a sua divida com mais de 90% dos seus credores, os restantes tem de se submeter à decisão aceite por 9 em cada 10 credores.

É Internacionalmente aceite que qualquer país que chegue a acordo com mais de 90% dos seus credores, reestruturou com sucesso a sua dívida externa!

Só não vê quem não quer!


Enquanto eu tiver voz, meus amigos, NENHUM activo Argentino será penhorado em Portugal para pagar a fundos especulativos, nem pouco nem muito, NADA!

domingo, 29 de junho de 2014

Fogo no Telejornal? a solução é mudar de canal!

Mais um ano, e cá volto eu ao mesmo assunto.

Com a chegada do tempo quente e a aproximação da “Silly Season” voltamos a remoer no assunto, não que tenha algo a acrescentar, mas porque num país sem norte, onde se preparam leis nos corredores escuros do parlamento para favorecer as empresas da pasta de papel, onde ardem milhares de hectares todos os anos, é impossível ficar calado.

OS FOGOS! São a nossa ruína! E as televisões que enchem os telejornais com imagens de fogo real só contribuem para agravar o problema.

A culpa não é desta, nem é daquela, é de TODAS! Nem a RTP que supostamente deveria fazer serviço público (É paga para isso por todos nós).

Eu como tenho por hábito jantar perto das 21.00 Horas e tenho a facilidade de gravar o telejornal, dou por mim a passar mais de 20 min do telejornal para não ver novamente as mesmas imagens repugnantes, já são anos e anos! E quem viu uma vez, não necessita de rever imagens que sinceramente só sinto asco...
O ideal para qualquer televisão acaba por ser imagens em directo de fogo real, acompanhadas de pessoas em pânico, com as mãos na cabeça, aos gritos e a chorar baba e ranho, isso sim! Isso dá audiência…

Talvez, o que pergunto é até quando?

Não seria mais útil para Portugal, as televisões procurarem saber como anda a nova lei de uso dos solos?

É que eu ouvi por aí uns Zum Zuns, que não me agradaram nada…

Um abraço a todos e vamos dar zapping nos “GAJOS”! por cada imagem de Fogo é mudar de canal!

Fica um post escrito neste espaço no dia 31 de Julho de 2011, que poderia perfeitamente ter sido escrito hoje!

Conforme foi escrito no dia 03 de Agosto de 2010 estamos a chegar à “Silly Season” e os assuntos não abundam.

Eu sei que me estou a repetir, mas quando o dinheiro não abunda e a Tugolaândia anda de ideia em ideia em busca de receitas adicionais, aqui fica mais uma sugestão para a recuperação de Portugal.

Chegou o mês de Agosto, e como os políticos já foram a banhos, os tribunais também estão fechados!

É difícil arranjar qualquer coisa para encher os Noticiários.

A solução, ano após ano tem sido os fogos.

Fogo aqui, fogo ali, lá passam 20 a 30 minutos de telejornal.

Cada um dos canais luta pelas melhores imagens, pelos melhores momentos, ver as serras a arder.

Se no meio de tudo isto conseguirmos juntar, uma população ameaçada e alguém a chorar baba e ranho em desespero, fica perfeito!

Será que não se entende, que a melhor recompensa para 1 Pirómano é ver na televisão o resultado das suas acções???

No meio de tentas leis sem utilidade nenhuma, deixo aqui a minha sugestão!

É PROIBIDO APRESENTAR IMAGENS DE FOGO!

Há, mas não podemos impedir a liberdade de informação…

-Informem á vontade, podem gastar os 30 min, na mesma agora IMAGENS DE FOGO…NADA!

-Mas, mas, mas vivemos num país livre, temos o direito de informar os Tugas da área ardida!

-Claro que sim, depois do fogo ser extinto, podem filmar A VONTADINHA!

Para o caso de haver quem quebre a lei deixo aqui mais uma sugestão…

- Por cada segundo de imagem de fogo o canal que o transmitir, terá de pagar uma multa, que varia, consoante seja a primeira infracção, ou se é reincidente!

Fica aqui o quadro…

Preço por segundo de imagens!

1ª VEZ – 15.000€/ Segundo
2ª VEZ – 30.000€/ Segundo
3ª VEZ – 60.000€/ Segundo
4ª VEZ – 120.000€/ Segundo
5ª VEZ – 240.000€/ Segundo
6ª VEZ – 500.000€/ Segundo e CESSAÇÃO DA LICENÇA DE TRANSMISSÃO

PS – Se não têm notícias para dar, reduzam em Agosto o tempo do TELEJORNAL!

Eleições no PS?!?!?! Os dilemas do partido da rosa e os dilemas de Portugal.



Com a aproximação da silly season e como sempre faltando temáticas de interesse o PS surpreende a nação com eleições, são as Primárias.

Não questionando a legalidade de tomar decisões sobre a forma de eleição do representante de um partido sem ser em congresso, até porque não sou jurista, achei estranho

Quando soube que as eleições serão em final de Setembro, julguei e julgo que é mais um golpe de cartola, seja como for, o PS vai a votos e tem perto de 100 dias para responder a 3 perguntas.

1.      Vai o PS respeitar o tratado orçamental até 2020? Continuando Portugal a perder 150.000 Almas/ano?

2.      Como vamos pagar a Dívida? O FMI nas últimas semanas informou o retângulo que o melhor em 2011 para Portugal teria sido renegociar a dívida…

3.      Quais os vetores que permitirão a Portugal Crescimento e criação de emprego? Para que a dívida se torne sustentável?


100 dias para responder a 3 perguntas pode parecer muito tempo, até porque vão existir debates e tal, vai uma apostinha?

Vai uma apostinha que isto não vai passar de insultos e afins?

No Brasil ficaram chocados com gastos de 11 mil milhões de €uros com o mundial de futebol, os Brasileiros acham que nos últimos 4 anos deveriam ter gasto esse dinheiro na modernização dos transportes, na saúde e na educação.

Um País com um PIB de 1.660 MM €uros em 2013 acha que não deveria ter gasto perto de 3MM €uros/ano em estádios de Futebol.

Portugal tem um PIB de 162MM €uros em 2013 pagou nos últimos 4 anos 28 MM €uros em juros da dívida, pagando anualmente 7MM€uros.

Pagamos a construção de 1 Mundial de Futebol de 2 em 2 anos e ainda sobra dinheiro, para uma economia 10 vezes mais pequena que a Brasileira…

Mesmo pagando esta enormidade de dinheiro em juros a dívida passou de 94% do PIB em 2010 para mais de 130% do PIB em 2014 e isto está tudo a correr bem segundo os “especialistas”…

Desculpe?

Será possível que ninguém vê isto?

Até quando a verdade vai ficar escondida? Até quando?

Portugal em 2014 tem os seguintes problemas para resolver:
Dívida > 230 MM€uros.
PIB 162 MM€uros.
Receita Impostos 37 MM€uros.
Juros da Dívida 7 MM€uros.



Como se dá a volta a isto? A resposta pode vir do PS ou de qualquer outro partido.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Juntar PS/PSD/CDS num programa conjunto.



Em programa que sugue Portugal para o Sec. XXI.

O país tem limitações de capital preocupantes.

A dívida do Estado e das Empresas condicionará por muitos anos os possíveis investimentos com capitais próprios, sendo o investimento estrangeiro uma resposta para os nossos problemas.

OK…Então que tal o Lítio? Sim, o Lítio, temos pelo menos 6 minas a profundidades de 30 metros (FELMICA) a maior delas no distrito de Guarda, com reservas para 70 anos.

Uma Fábrica de transformação dos calhaus extraídos das minas em Lítio criaria emprego, e aumentaria o valor acrescentado de um material que é produzido em Portugal.

Localizada na Guarda tem acesso directo à produção da mina e pela linha Férrea pode receber calhaus de todas as outras minas, e depois de transformado, chegar aos Portos Portugueses ou seguir directamente para o Centro da Europa.

Então e a Fábrica de Baterias? Não seria outra aposta a considerar?

Juntar a Fábrica de Lítio à fábrica de Produção de Baterias, dá para ter uma ideia da economia de escala? Sem necessidade de transporte os calhaus saem da mina, são transformados em Lítio e por fim em baterias, tudo no mesmo local!

Dá que pensar, não é?

PS; PSD ou CDS? Só se for para rir!

Então e o Hidrogénio?

O Japão está a apostar forte no Hidrogénio, a prometer mobilidades de 500kms a 600kms por carregamento, não é de considerar?

- E como funcionam os carros a Hidrogénio?

- Utilizam células de combustível para transformar o hidrogénio em energia, os motores são igualmente eléctricos e continuam a necessitar de baterias de Lítio!!!

Dá para entender? O Lítio está sempre presente!

Não será possível estabelecer uma parceria?

No Japão não existe Lítio, dá para entender? Eles não têm Lítio, que compram à china e qualquer falha na entrega prejudica gravemente a economia Japonesa…

Essa é a principal razão para o Japão apostar no Hidrogénio, fica a depender menos das baterias, pois o principal meio de locomoção passa a ser o Hidrogénio.

Então e uma parceria?

Eles apostam em carros movidos a Hidrogénio que querem exportar, necessitam DESESPERADAMENTE de Lítio, para os carros, tablets, smartphones e afins, Portugal tem Lítio, não têm uma indústria vocacionada para o Hidrogénio, mas ele já é produzido nas duas refinarias da GALP, poderá igualmente ser produzido por Hidrólise, visto que o preço da electricidade, em muitas alturas é inferior a 10€/MWh, ficando o preço de produção nos 0.60€/kg.

Mesmo considerado o custo de produção de energia Hídrica a 50€/MW, teríamos preços de Hidrogénio a rondar os 3.10€/ kg, 1 kg de Hidrogénio dá para percorrer mais de 100kms!
Aumentaria a produção nacional de Combustível, pois já produzíamos hidrogénio e diminuíam as importações!

Então e uma fábrica de montagem de carros? Como a VW? Na zona de Braga ficaria junto ao Cluster, com todas as vantagens inerentes.

Não era necessária uma grande produção, existem marcas Japonesas a produzir anualmente o mesmo ou mais que a VW, isto é 9.7 milhões de automóveis por ano, se a VW com essa produção pode ter uma fábrica com produções anuais de 100.000 automóveis, não poderá o Japão igualar a parada?

A proposta Portuguesa é simples, Know-how em Hidrogénio e fábrica de montagem de Automóveis com incorporação de acessórios produzidos em Portugal, em troca Portugal oferece as habituais taxas a aplicara empresas que adiram a Portugal o senhor dos Anéis, ou seja 10%IRC + 10% de S.S. para os encargos da empresa com trabalhadores com ordenados superiores a 750€.

Oferece igualmente, em caso de necessidade, todo o Lítio transformado que o Japão necessitar, ou 50% em Lítio e 50% já em Baterias, seguindo as normas Japonesas…

É tudo negociável… Dá para entender?

A GALP já produz Hidrogénio capturando igualmente o CO2 para utilizar depois na refinação do crude.

Criando um mercado para o Hidrogénio em Portugal é mais uma possibilidade de venda para a GALP! Não dá para juntando a isso renegociar o preço escandaloso a que pagamos a energia eléctrica produzida nas refinarias?

E a EDP? Produzindo Hidrogénio por hidrólise, liberta Oxigénio e captura Hidrogénio, pode igualmente aumentar e muito as vendas, não existindo o problema da captura de CO2.
De todas as rendas excessivas que a EDP beneficia não dá para negociar a participação da EDP no novo mercado do Hidrogénio vs as rendas excessivas que estão garantidas por contratos existentes?


Existe algo neste post difícil de entender? É isto política? Não, não é, é bom senso e pouco mais… 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Que mundial vamos ter? O Brasil questiona e faz muito bem!



Um mundial como nunca se viu, com gastos estratosféricos.

Como eu entendo o povo brasileiro.

Com a economia a crescer 1% em ano de mundial olham para os gastos associados e questionam.
Ao contrário do prometido inicialmente onde 60% dos gastos seriam suportados por privados, o Brasileiro comum acorda hoje com uma enorme conta para pagar, sabendo que suportou 98% dos gastos totais.

O povo não gosta de ser enganado e reclama e faz muito bem!
Nunca se viu no Brasil a mesma vontade de investir dinheiro em Educação, na Saúde, nos Transportes em nada.

E depois a corrupção, o enriquecimento instantâneo de alguns, sobrando para a maioria apenas uma conta por pagar.
Se é certo que o Brasil foi além da FIFA na construção de estádios é igualmente verdade que as exigências da FIFA não são suportáveis pela maioria dos países.

O Brasil ganha 10 dos 20 estádios mais caros do mundo, a FIFA com exclusividade na negociação dos patrocínios tem lucros nunca antes atingidos e o povo é que paga a conta?
Existe muito por explicar.

São deputados e ministros que chegaram pobres a Brasília, vindos dos 4 cantos do Brasil, e agora estão de bolsos cheios, todos bem colocados, estando o povo a sangrar para pagar as péssimas decisões tomadas pelos sucessivos governos em parcerias ruinosas, em investimentos sem razão de ser.

Tudo decidido por eles, tudo pago por nós!

CHEGA! CHEGA! CHEGA!

Porquê?

"Porque não está certo…

O que eles fazem…

Com o nosso dinheiro…

Com a nossa saúde…

Com a nossa educação…

AMANHÃ VAI SER MAIOR!"


Força Brasil! PortugalBipolar esta a torcer por vocês!

Vamos a acordar GALERA!!!

Sem violência, explicando ao que vamos, porque a razão, essa, É NOSSA!

Vai abrir o Mundial independentemente de quem o Ganhar, existem contas para pagar e muitas, muitas explicações por dar.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nova Fábrica de Motos NA GUARDA – Portugal o Senhor dos Anéis – Cap. 49.




Com a aposta em mobilidade dispensando derivados de petróleo Portugal passa a olhar o mundo com olhos diferentes.

Aproveitar o que temos, reduzir importações, mostrar valor do produto para obter apoios, simples e prático.

Na Guarda, junto às minas da Felmica, vai nascer a nova fábrica de transformação de calhaus em Lítio.
Na Guarda, junto à fábrica de Lítio, que vai nascer a nova fábrica de transformação de baterias.

É estratégico que seja a Guarda a Liderar o Cluster de Mobilidade em Portugal e a instalação da nova fábrica de Motas seja apenas uma consequência.

Já fabricamos em Portugal Pneus –Continental.

As Jantes e todo o Corpo do motociclo são fabricados em materiais compósitos – RC FibreComponents.
Motores eléctricos para motociclos são bastante simples e tem a vantagem de poder ser aplicados em veículos movidos a baterias ou a hidrogénio, sendo em Portugal a EFACEC uma escolha óbvia englobando gestão carregamento e motores eléctricos para todo o tipo de veículos de transporte.

Estofos e acabamentos? Também temos na Autoestofos à mais de 20 Anos!

O que falta? Falta vontade e visão e claro, apoios governamentais, vamos então a isso.

Para falar de apoios governamentais temos primeiro de falar de Objectivos para motas movidas a Baterias ou Hidrogénio:

Autonomia  mínima– 200km.
Tempo Máximo de Carga (Rápida) a 80% - 30 min.

Tempo Máximo de Carga (Normal) a 80% - 5 Horas.

Vida Útil Mínima – 15 Anos.

 Quem atingir este objetivo poderá ter apoios, quem não atingir não terá, simples.

Apoios

·        Com o início de produção ou construção da fábrica, depois da apresentação do protótipo -  5 milhões de €uros de prémio (produção em Portugal).

·        Todos os veículos vendidos em Portugal ou para exportação estão livres de Impostos.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% IRC + 3% para Trabalhadores. Sendo este valor distribuído pelos trabalhadores em anos sem greves, cada dia de greve corresponde a menos 1%.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% S. Social sobre todos os trabalhadores com ordenados Superiores a 750€ (1.5 x S.M.N.), atualmente são 23.75% (para a S. Social).

Todos os Particulares que comprarem algum destes veículos não pagam nenhum imposto, não pagam ISV, nem IVA nem ISP pois são green, como bónus, Não pagam igualmente Portagens, enquanto nas autoestradas não for registado um trafego superior a 10% ou a 2 Milhões de Euros, sendo esse valor distribuído pelos condutores dos restantes veículos.


Modelos

·        Zuper-E – Scooter movida a baterias- Velocidade max: 70km – Autonomia – 200km.

·        Zuper-H – Scooter movida a Hidrogénio- Velocidade max: 70km – Autonomia – 200km.

·        Alpha-E – moto de estrada movida a baterias- Velocidade max > 200km – Autonomia – 200km.

·        Alpha-H – moto de estrada movida a Hidrogénio - Velocidade max > 200km – Autonomia – 250km.

·        TT-E – moto Todo o Terreno movida a baterias- Velocidade max > 150km – Autonomia – 200km.

·        Alpha-H – moto de estrada movida a Hidrogénio - Velocidade max > 150km – Autonomia – 250km.

Motos pré-Aprovadas para produção em Portugal, Bastando o Inicio da Construção da Fábrica e apresentação do protótipo para obtenção dos Apoios referidos.

1.     Mission Motors - Velocidade max – 240km – Autonomia 225kms – Baterias.

2.     Zero  - Velocidade max – 160/240km (Modelos Cross e Estrada) – Autonomia 275kms Baterias.

3.     Ion - Velocidade max – 160km  – Autonomia 300kms Hidrogénio.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

AutoEuropa - WV (e-Up/e-Golf) é reprovado por Portugal - O Senhor dos Anéis! (Cap.48).



Quando falamos de mobilidade elétrica temos sempre de olhar para a Autonomia.

Em Portugal está praticamente tudo por fazer.

A empresa VW, depois de alguns anos perdidos faz a primeira aposta na mobilidade Elétrica e eu, ainda não entendi muito bem porquê.

Uma empresa com uma produção anual de 9.7 milhões de Automóveis (100.000 em Portugal) ainda não entendeu que automóveis com autonomia de 130km a 190km são uma Brincadeira?

Então eu quero ir de Lisboa ao Porto ou de Lisboa ao Algarve e tenho de fazer paragens, com sorte e recargas “Rápidas” posso ter de carregar baterias durante mais de 30 min?

É isso, só isto a vossa oferta?

Desculpem lá mas sabe-me a pouco e claro, apoios nem pensar!

Ao olhar para a ficha Técnica o famoso e-Golf e respectiva autonomia o espanto é total.

Sejamos claros, qualquer aposta em mobilidade Elétrica ou a Hidrogénio em carros, tem que ter uma Autonomia Minima de 300km, menos que isto é perder tempo, e sobre tempo Portugal já perdeu o suficiente. 

Produzir carros em Portugal com apoios do Estado, só para Autonomias superiores a 300kms.

Pode ser com Baterias de Lithium-ion, pode ser movido a Hidrogénio, ou pode ser Hibrido (Hidrogénio +Baterias Lithium-ion).

Neste momento a Volkswagen que me desculpe mas com e-golf não vamos lá e a Autoeuropa ou muda de vida até 2015 ou morre.

Sem apoios não é possível uma fábrica sobreviver produzindo 100.000 automóveis ano, quando este valor representa menos de 1% da produção anual do grupo, com mais de 60 Fábricas a Autoeuropa faz tanta falta á Volkswagen como a mim a dor de dentes…

Ou se especializa (Hidrogénio e Baterias), ou tem apoios estatais (Estão a acabar) ou morre…

As regras são simpres:

carros

Capacidade Mínima – 4 Passageiros.
Autonomia – 300km.

Tempo Máximo de Carga (Rápida) a 80% - 30 min.
Tempo Máximo de Carga (Normal) a 80% - 6 Horas.

Vida Útil Mínima – 15 Anos.
 Quem atingir este objetivo poderá ter apoios, quem não atingir não terá, simples.

Apoios

·        Com o início de produção, depois da apresentação do protótipo -  5 milhões de €uros de prémio (produção em Portugal).

·        Todos os veículos vendidos em Portugal ou para exportação estão livres de Impostos.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% IRC + 3% para Trabalhadores. Sendo este valor distribuído pelos trabalhadores em anos sem greves, cada dia de greve corresponde a menos 1%.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% S. Social sobre todos os trabalhadores com ordenados Superiores a 750€ (1.5 x S.M.N.), atualmente são 23.75% (para a S. Social). 

Carros Aprovados para produção em Portugal, Bastando o Inicio da Construção da Fábrica e apresentação do protótipo para obtenção dos Apoios referidos. 

BMW i5 – Autonomia de 322km – Baterias Lithium-ion (Quando retirarem o deposito de combustível com 1.5 litros de Capacidade).

TESLA S-P85 – Autonomia de 350km / 493km  - Baterias Lithium-ion.

Honda FCEV Consept - Autonomia - 500km – Hidrogénio.

Toyota FCV Consept - Autonomia  500km – Hidrogénio.

Hyundai i35  - Autonomia - 620km – Hidrogénio.


Todos os Particulares que comprarem algum destes veículos não pagam nenhum imposto, não pagam ISV, nem IVA nem ISP pois são green, como bónus, Não pagam igualmente Portagens, enquanto nas autoestradas não for registado um trafego superior a 10% ou a 2 Milhões de Euros, sendo esse valor distribuído pelos condutores dos restantes veículos.

Salvador Caetano 2500EL é reprovado por Portugal - O Senhor dos Anéis (Cap. 47)




Quando falamos de mobilidade elétrica temos sempre de olhar para a Autonomia.
Em Portugal está praticamente tudo por fazer.

A empresa Salvador Caetano é apresentada como uma grande aposta na mobilidade Elétrica e eu, ainda não entendi muito bem porquê.
Uma empresa com Autocarros para aeroportos com autonomia para 100km e autocarros “InterCidades” com autonomia de 150km? É isto a grande aposta na mobilidade?

Mas isto é intercidades de onde para onde?
Porto- Lisboa, não é certamente! Nem Para Leiria; Castelo Branco ou Guarda!

Lisboa-Faro também não dá, dá para fazer Porto-Aveiro e depois fica 4 horas a carregar para outra viagem!
Meus amigos andamos a brincar à mobilidade! Um Autocarro com 150km de Autonomia??? 150??? E ainda damos 1 Milhão de €uros (QREN) em apoios financeiros para “isto”?

Ao olhar para a ficha Técnica o famoso Autocarro Caetano 2500 EL tem capacidade para 59 Passageiros; autonomia de 150km e 12 mt de comprimento x 2.55mt de largura = ± 30m2 de área e com 1200 Litros de Baterias.

Meus amigos, 1200 Litros de Baterias a dividir por 30m2, são 40 litros / m2, ou 4 cms de altura.

Não será possível acrescentar 1 degrau ao autocarro, aumentar de 1200 Litros de Baterias para 4800 ou 5000 litros, que a dividir por 30m2 são 16cms…

Acrescentamos 1 degrau, passávamos a ter 30m2 com 16cm de altura com baterias de Lítio passando a altura Interior(Piso/Tecto) de 2.45mt para 2.35mt e aumentamos mais 6 cms à altura total do Autocarro, ganhando assim os 16 cms que necessitamos para possibilitar Autonomia de 600kms com 5.000 Lts de Baterias de Lithium-ion.

Produzir Autocarros em Portugal com apoios do Estado, só para Autonomias superiores a 600kms.
Pode ser com Baterias de Lithium-ion, pode ser movido a Hidrogénio, ou pode ser Hibrido (Hidrogénio +Baterias Lithium-ion).

As regras são simpres:

Autocarros

Capacidade Mínima – 50 Passageiros sentados.

Autonomia – 600km.

Tempo Máximo de Carga (Rápida) a 80% - 30 min.

Tempo Máximo de Carga (Normal) a 80% - 6 Horas.

Vida Útil – 15 Anos.

 Quem atingir este objetivo poderá ter apoios, quem não atingir não terá, simples.

Apoios

·        Com o início de produção, depois da apresentação do protótipo -  5 milhões de €uros de prémio.

·        Todos os veículos vendidos em Portugal ou para exportação estão livres de Impostos.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% IRC + 3% para Trabalhadores. sendo este valor distribuído pelos trabalhadores em anos sem greves, cada dia de greve corresponde a menos 1%.

·        Empresa com produção em Portugal paga 10% S. Social sobre todos os trabalhadores com ordenados Superiores a 750€ (1.5 x S.M.N.), atualmente são 23.75% (para a S. Social).

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Onde anda Cavaco Silva?



 
Em 3 anos de Governo foram apresentados 3 Orçamentos de Estado.

Todos eles com inconstitucionalidades várias.

Temos um Presidente, que no acto de tomada de posse, JURA pela HONRA (dele) cumprir e fazer cumprir a constituição e zelar pelo regular funcionamento das instituições.

Depois da bomba lancada pelo T.C. no dia 30 de Maio, declarando, mais uma vez, 3 leis do Governo inconstitucionais, e já são 8 que não passaram, era expectável algo d o mais alto representante da nação.

Cavaco, começo a estar preocupado contigo…

Estás vivo?

Não dizes nada, está tudo bem?
A constituição anda a ser cumprida? Sim, aqui na Tugolândia, acorda! Já é de dia…
E as Instituições? Está tudo a funcionar normalmente?
Não me digas que andas outra vez a pedir esmola?!?! Para com isso!
Eu sei, eu sei que não é pelo dinheiro até porque em 20 anos nos mais altos cargos da nação és dos principais responsáveis por o país estar como está, é um vício, eu sei, mas para com isso.
 
Vai dando notícias, como sabes, sempre te tive em grande estima.

Melhores cumprimentos, 

Jony

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tribunal Constitucional – Aclaração do Acórdão – RESPOSTA.


 
 



Caro Passos Coelho, essa cabecinha oca voltou a tentar pensar, e como sempre, deu merda.

Vamos imaginar o seguinte senário…

Tu, vais preso por toda a merda que tens andado a fazer:

·        As mentiras desde o PEC IV, onde não se poderia pedir mais sacrifícios.

·        O retirar o 13º e/ou 14º mês era uma fantasia.

·        O vender ao desbarato, empresas e afins para pagar alguns juros de uma dívida impagável, etc…

Depois de preso preventivamente, vais a julgamento, defendes-te e tal e no dia 30 de Maio do ano (X) é lida a sentença, que, milagre dos milagres te considera INOCENTE…

Quando entra essa sentença em vigor? Minha cabecinha oca?

É no dia 30 de Maio ou é no dia 31? Será necessário pedir uma Aclaração ao tribunal ou achas que se cumpre imediatamente a sentença no dia, na hora e sais em liberdade?

Deu para entender?

Ainda não? Cabecinha…

E os 13º e 14º mês, e os duodécimos? E o dia de pagamento já foi processado e tal…Meu rapaz, já ouviu falar de acertos?

Achas que o tribunal está preocupado se o estado paga ao dia 20 ou 25 de cada mês? Não achas essa pergunta um pouco ignorante?

Se no dia 30 de Maio foi declarado inconstitucional sem efeitos retroativos quer isto dizer que dia 30 mudou o baile!

Até dia 29 de Maio passa, os dias 30 e 31 de Maio e o mês de Junho já chega o ordenado sem cortes, é só fazer as contas e o acerto respetivo!

Já deu para entender?

Passa lá o IVA para 25%, para ver se esta merda rebenta de vez, que eu por mim estou farto de esperar…

Um Abraço do T.C.

P.S.A. – ILHAS.PT- Ilha de Porto Santo recebe Central Fotovoltaica Hercules; 250 seguidores solares da amareleja e 15 MW de Eólica – Armazenamento Hidrogénio e mobilidade. Cap. 8A (ALTERAÇÃO).


Depois do comentário do nosso amigo JM foram recalculadas as necessidades da ilha.



Na pag.17 esta confirmado em porto santo Uma Radiação solar Média Diária de 5/6kwh/m²/Dia.

A Amareleja tem Uma Radiação solar Média Diária de 7.3kwh/m²/Dia.

No post Anterior tinha considerado uma exposição solar de 6kwh/m²/Dia ou (80%) dos valores reais da Amareleja.


Neste Post vou considerar 5kwh/m²/Dia ou (69%) dos valores reais da Amareleja O saber de quem conhece é sempre diferente do “saber” que existe olhando para dados recolhidos, OBRIGADO JM.

No total foi acrescentado 2MW de Eólica para compensar as perdas associadas ao rendimento dos painéis solares fotovoltaicos.

A ilha de Porto Santo com 5.483 habitantes, com 2 reservatórios de combustível  com 1.000 m³ de capacidade ( Combustíveis Pesados), e 2 Tanques com 80m³ de capacidade (Combustíveis Ligeiros) sendo que necessita de 80/90 MW de energia por dia em média para as necessidades e em Agosto, sendo Porto Santo o Algarve da Madeira o consumo sobe para 130 MW/ DIA.

Esta ilha já apostou em energia Eólica com 1.1MW instalados no Parque Eólico , Portugal apenas vem reforçar este Parque Eólico com 16 MW de Capacidade, tudo o resto funciona a energia TERMICA, claro! A  “coisa” funciona assim, com central termelétrica a gasóleo e capacidade total dos reservatórios da Ilha em 2.000m³ ou 2.000.000 Litros é sempre a bombar…

Sempre que necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12 reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Fazendo escala na Ilha da Madeira, abastece Porto Santo.


Com 12 Abastecimentos anuais, e reabastecimentos a rondar os 80% de capacidade dos depósitos de combustível, temos para a Ilha necessidades  de 20.000.000 Litros, que considerando refinação e Armazenamento em Sines; transporte para a Madeira; Trasfega e armazenamento na Madeira; trasfega e transporte para a Ilha de Porto Santo; trasfega e armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 2€/litro, ou 40 Milhões de €uros ano, que em 20 anos são 800 Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando 820 milhões para obter energia e andar de carro no meio do atlântico.


Não discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.


O que eu discordo é da maneira como isso se faz.

Então temos ilhas que necessitam de 80/90MW de energia / dia e temos a maior central solar do mundo no continente? a que juntamos a Central Hercules? Que, aplicada nos Açores e na Madeira considerando um rendimento de 80% face à Amareleja Poderia produzir uma média de 104 MW / Dia em Janeiro e em Julho chegaria a 312 MW Dia?

E depois andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para eles produzirem eletricidade?


Isto faz algum sentido?

Considerando 69% do rendimento da amareleja proponho 250 seguidores solares para a Ilha de Porto Santo, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo, 470 despachados para as Flores, 500 para a Ilha Graciosa, mais 500 para Santa Maria, mais 750 para São Jorge e agora 250 para Porto Santo

1. O custo destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ / Seguidor Solar ou 250 Und x 150.000€ = 37.500.000€ (valor incluindo instalação e transporte) e acaba aqui a distribuição solar da Amareleja.



Depois temos a Central Fotovoltaica Hercules, que com 11 MW de Capacidade Instalada e uma produção anual de 21 GW assenta que nem uma luva em Porto Santo com um Investimento inicial de 62.000.000€ esta Central Fotovoltaica é oferecida a Porto Santo com um custo Final de 102.000.400€ (inclui todos os valores pagos desde 2007) e pagamento final de 45.880.000€ (Solução C) a pagar pelo continente, acabando assim com o contrato ruinoso assinado em 2007 que permitia até 2032 receber perto de 180 Milhões de Euros.



2. Vamos igualmente adicionar a oferta de 16 MW de Capacidade Instalada no  Parque Eólico, ficando o continente com 4.653 MW – 16 MW = 4.637 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, e o Parque Eólico  passa a contar com 17,1MW de Capacidade instalada, com um custo de 1.227.000€ / MW (valor incluindo instalação) ou 1.227M€ x 16 MW = 19.632.000 Milhões €uros.





3. Claro, que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova fábrica de baterias vai fornecer 50 MW de sistema de armazenamento, com 1 custo total de 50 Milhões €uros.





4. Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir 500kg Hidrogénio / Hora , custo de 1.000.000€.


5. Armazenamento de Hidrogénio até 25 Tn, ou 25.000 kg para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 2.500.000€.



6.E por último a ligação por cabo submarino à ilha da Madeira, fornecimento da nova fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço de 1.300€/MW/km, são 75kms x 52.000€ =3.900.000€ (Ligação na Madeira ao Caniçal).



São 216,5 Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha de Porto Santo ter energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos de combustíveis fósseis que neste momento representam 14 milhões de litros ano, poupando em 20 anos 240 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 400 milhões de litros de combustível, não será isto superior a 216.5 Milhões gastos com o investimento?



Combustíveis para a Ilha de Porto Santo? Para produção de Eletricidade não necessita! Carros e barcos têm 2 combustíveis à escolha, Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…

No quadro seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.







Critérios:

·         10% de perdas com armazenamento. 

·         10% de perdas por (re)injeção de energia na rede. 

·         6% perdas de transporte de energia na GRID. 

·         perdas de 10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida. 

·         Hidrogénio – 1 MW de eletricidade = 18,542 kg Hidrogénio, menos perdas de armazenamento (10%).