Anda meio
Portugal convencido que a solução para os problemas da nação é Juntar PS; PSD e CDS num programa conjunto, ambicioso, que consiga atrair capital estrangeiro,sem o qual não se combate o desemprego nem se consegue uma gestão sustentada da dívida.
Em programa
que sugue Portugal para o Sec. XXI.
O país tem
limitações de capital preocupantes.
A dívida do
Estado e das Empresas condicionará por muitos anos os possíveis investimentos
com capitais próprios, sendo o investimento estrangeiro uma resposta para os
nossos problemas.
OK…Então que
tal o Lítio? Sim, o Lítio, temos pelo menos 6 minas a profundidades de 30
metros (FELMICA) a maior delas no distrito de Guarda, com reservas para 70 anos.
Uma Fábrica
de transformação dos calhaus extraídos das minas em Lítio criaria emprego, e
aumentaria o valor acrescentado de um material que é produzido em Portugal.
Localizada na Guarda tem acesso directo à produção da mina e pela linha Férrea pode receber calhaus de todas as outras minas, e depois de transformado, chegar aos
Portos Portugueses ou seguir directamente para o Centro da Europa.
Então e a
Fábrica de Baterias? Não seria outra aposta a considerar?
Juntar a
Fábrica de Lítio à fábrica de Produção de Baterias, dá para ter uma ideia da
economia de escala? Sem necessidade de transporte os calhaus saem da mina, são
transformados em Lítio e por fim em baterias, tudo no mesmo local!
Dá que
pensar, não é?
PS; PSD ou
CDS? Só se for para rir!
Então e o
Hidrogénio?
O Japão está
a apostar forte no Hidrogénio, a prometer mobilidades de 500kms a 600kms por
carregamento, não é de considerar?
- E como
funcionam os carros a Hidrogénio?
- Utilizam células
de combustível para transformar o hidrogénio em energia, os motores são
igualmente eléctricos e continuam a necessitar de baterias de Lítio!!!
Dá para
entender? O Lítio está sempre presente!
Não será possível
estabelecer uma parceria?
No Japão não
existe Lítio, dá para entender? Eles não têm Lítio, que compram à china e
qualquer falha na entrega prejudica gravemente a economia Japonesa…
Essa é a
principal razão para o Japão apostar no Hidrogénio, fica a depender menos das
baterias, pois o principal meio de locomoção passa a ser o Hidrogénio.
Então e uma
parceria?
Eles apostam
em carros movidos a Hidrogénio que querem exportar, necessitam DESESPERADAMENTE
de Lítio, para os carros, tablets, smartphones e afins, Portugal tem Lítio, não
têm uma indústria vocacionada para o Hidrogénio, mas ele já é produzido nas duas
refinarias da GALP, poderá igualmente ser produzido por Hidrólise, visto que o
preço da electricidade, em muitas alturas é inferior a 10€/MWh, ficando o preço
de produção nos 0.60€/kg.
Mesmo considerado
o custo de produção de energia Hídrica a 50€/MW, teríamos preços de Hidrogénio
a rondar os 3.10€/ kg, 1 kg de Hidrogénio dá para percorrer mais de 100kms!
Aumentaria a
produção nacional de Combustível, pois já produzíamos hidrogénio e diminuíam as
importações!
Então e uma
fábrica de montagem de carros? Como a VW? Na zona de Braga ficaria junto ao
Cluster, com todas as vantagens inerentes.
Não era
necessária uma grande produção, existem marcas Japonesas a produzir anualmente
o mesmo ou mais que a VW, isto é 9.7 milhões de automóveis por ano, se a VW com
essa produção pode ter uma fábrica com produções anuais de 100.000 automóveis, não
poderá o Japão igualar a parada?
A proposta
Portuguesa é simples, Know-how em Hidrogénio e fábrica de montagem de Automóveis com
incorporação de acessórios produzidos em Portugal, em troca Portugal oferece as
habituais taxas a aplicara empresas que adiram a Portugal o senhor dos Anéis, ou seja 10%IRC + 10% de S.S. para os
encargos da empresa com trabalhadores com ordenados superiores a 750€.
Oferece
igualmente, em caso de necessidade, todo o Lítio transformado que o Japão
necessitar, ou 50% em Lítio e 50% já em Baterias, seguindo as normas Japonesas…
É tudo
negociável… Dá para entender?
A GALP já
produz Hidrogénio capturando igualmente o CO2 para utilizar depois na refinação
do crude.
Criando um
mercado para o Hidrogénio em Portugal é mais uma possibilidade de venda para a
GALP! Não dá para juntando a isso renegociar o preço escandaloso a que pagamos
a energia eléctrica produzida nas refinarias?
E a EDP?
Produzindo Hidrogénio por hidrólise, liberta Oxigénio e captura Hidrogénio,
pode igualmente aumentar e muito as vendas, não existindo o problema da captura
de CO2.
De todas as
rendas excessivas que a EDP beneficia não dá para negociar a participação da
EDP no novo mercado do Hidrogénio vs as rendas excessivas que estão garantidas
por contratos existentes?
Existe algo
neste post difícil de entender? É isto política? Não, não é, é bom senso e
pouco mais…
Sem comentários:
Enviar um comentário