A ilha da
Graciosa tem perto de 4.300 habitantes, mais 500 que a Ilha das Flores e os
seus reservatórios com 840 m³, sendo que necessita de 40 MW de energia por dia
em média para as necessidades.
Esta ilha já
apostou em energia Eólica com 0.2MW instalados no Parque Eólico Serra Branca, entretanto
desinstalado e transferido para outra ilha.
Nem vou
tecer comentários sobre uma coisa a que chamam Parque Eólico e tem como
capacidade instalada de produção 0.2MW…
Resumindo,
tudo funciona a energia TERMICA, claro! A “coisa” funciona assim, com central
termelétrica a gasóleo e capacidade total dos reservatórios da Ilha em 900m³ ou
900.000 Litros é sempre a bombar…
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da
Ilha de São Miguel, anda 360km kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100 (aguardo
confirmação) e descarrega 900 m³ de diversos combustíveis na Ilha Graciosa, depois
volta a percorrer mais de 360kms , sendo tudo isto custos de insularidade.
Está bom de
ver que um navio carregado a 27% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida e
volta superior a 700km para descarregar combustíveis não sai barato, mais caro
fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade do
ano.
Com 16
Abastecimentos anuais, temos para a Ilha Graciosa necessidades anuais de 12.000.000
Litros de combustível, que considerando refinação e Armazenamento em Sines;
transporte para são Miguel; Trasfega e armazenamento em São Miguel; trasfega e
transporte para a Ilha Graciosa; trasfega e armazenamento pronto para
utilização já estamos a falar de 4€/litro, ou 48 Milhões de €uros ano, que em
20 anos são 960 Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons
negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20
milhões totalizando 980 milhões para obter energia e andar de carro no meio do
atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 40MW de energia / dia e temos a maior central solar do
mundo no continente? Que, aplicada nos Açores e considerando um rendimento de
80% face à Amareleja Poderia produzir uma média de 104 MW / Dia em Janeiro e em
Julho chegaria a 312 MW Dia?
E depois
andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para
eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
Considerando
80% do rendimento da amareleja proponho 500 seguidores solares para a Ilha
Graciosa, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo, 470 despachados
para as Flores e agora 500 para a Ilha Graciosa.
1. O custo
destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ /
Seguidor Solar ou 500 Und x 150.000€ = 75.000.000€ (valor incluindo instalação
e transporte) e ainda sobram 1.500 Seguidores solares para distribuir.
2. Vamos
igualmente considerar 6 MW de Capacidade Instalada ao famoso Parque Eólico da
Serra Branca, ficando o continente com 4.697 MW – 6 MW = 4.691 MW de capacidade
instalada, acho que sobrevivemos, por cá, e o Parque Eólico da Serra Branca
passa a contar com 6MW de Capacidade instalada, com um custo de 1.227.000€ / MW
(valor incluindo instalação) ou 1.227M€ x 6 Und. = 7.362 Milhões €uros.
3. Claro,
que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova
fábrica de baterias vai fornecer 50 MW de sistema de armazenamento, com 1 custo
total de 50 Milhões €uros.
flywheels
Baterias
4.
Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é
armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir
500kg Hidrogénio / Hora , custo de 1.000.000€.
5. Armazenamento
de Hidrogénio até 25 Tn, ou 25.000 kg para que possa ser usado por carros ou
barcos, com um custo de 2.500.000€.
São 135
Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha Graciosa ter
energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central
termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não
necessitamos de combustíveis fósseis que neste momento representam 12 milhões
de litros ano, poupando em 20 anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY”
e 242 milhões de litros de combustível, não será isto superior a 131 Milhões
gastos com o investimento?
Combustíveis
para o a Ilha Graciosa? Para produção de Eletricidade não necessita! Carros e
barcos têm 2 combustíveis à escolha, Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões
falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…
No quadro
seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.
Critérios:
· 10% de perdas com armazenamento.
·
10% de
perdas por (re)injeção de energia na rede.
·
6% perdas de
transporte de energia na GRID.
·
perdas de
10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em
Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias
e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.
·
Hidrogénio –
1 MW de eletricidade = 18.542 kg Hidrogénio, menos perdas de armazenamento
(10%).
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