Depois do
comentário do nosso amigo JM foram recalculadas as necessidades da ilha.
Na pag.17 esta
confirmado em porto santo Uma Radiação solar Média Diária de 5/6kwh/m²/Dia.
A Amareleja
tem Uma Radiação solar Média Diária de 7.3kwh/m²/Dia.
No post
Anterior tinha considerado uma exposição solar de 6kwh/m²/Dia ou (80%) dos
valores reais da Amareleja.
Neste Post
vou considerar 5kwh/m²/Dia ou (69%) dos valores reais da Amareleja O saber de
quem conhece é sempre diferente do “saber” que existe olhando para dados
recolhidos, OBRIGADO JM.
No total foi
acrescentado 2MW de Eólica para compensar as perdas associadas ao rendimento
dos painéis solares fotovoltaicos.
A ilha de Porto
Santo com 5.483 habitantes, com 2 reservatórios de combustível com 1.000 m³ de capacidade ( Combustíveis Pesados), e 2 Tanques com
80m³ de capacidade (Combustíveis Ligeiros) sendo que necessita de
80/90 MW de energia por dia em média para as necessidades e em Agosto, sendo
Porto Santo o Algarve da Madeira o consumo sobe para 130 MW/ DIA.
Esta ilha já
apostou em energia Eólica com 1.1MW instalados no Parque Eólico , Portugal
apenas vem reforçar este Parque Eólico com 16 MW de Capacidade, tudo o resto
funciona a energia TERMICA, claro! A “coisa” funciona assim, com central
termelétrica a gasóleo e capacidade total dos reservatórios da Ilha em 2.000m³
ou 2.000.000 Litros é sempre a bombar…
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Fazendo
escala na Ilha da Madeira, abastece Porto Santo.
Com 12
Abastecimentos anuais, e reabastecimentos a rondar os 80% de capacidade dos
depósitos de combustível, temos para a Ilha necessidades de 20.000.000 Litros, que considerando
refinação e Armazenamento em Sines; transporte para a Madeira; Trasfega e armazenamento
na Madeira; trasfega e transporte para a Ilha de Porto Santo; trasfega e
armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 2€/litro, ou 40
Milhões de €uros ano, que em 20 anos são 800 Milhões, mais o custo da central
térmica, que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano,
que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando 820 milhões para obter energia e
andar de carro no meio do atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 80/90MW de energia / dia e temos a maior central solar
do mundo no continente? a que juntamos a Central Hercules? Que, aplicada nos
Açores e na Madeira considerando um rendimento de 80% face à Amareleja Poderia
produzir uma média de 104 MW / Dia em Janeiro e em Julho chegaria a 312 MW Dia?
E depois
andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para
eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
Considerando
69% do rendimento da amareleja proponho 250 seguidores solares para a Ilha de
Porto Santo, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo,
470 despachados para as Flores, 500 para a Ilha Graciosa, mais 500 para Santa
Maria, mais 750 para São Jorge e agora 250 para Porto Santo
1. O custo
destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ /
Seguidor Solar ou 250 Und x 150.000€ = 37.500.000€ (valor incluindo instalação
e transporte) e acaba aqui a distribuição solar da Amareleja.
Depois temos
a Central Fotovoltaica Hercules, que com 11 MW de Capacidade Instalada e uma
produção anual de 21 GW assenta que nem uma luva em Porto Santo com um
Investimento inicial de 62.000.000€ esta Central Fotovoltaica é oferecida a
Porto Santo com um custo Final de 102.000.400€ (inclui todos os valores pagos
desde 2007) e pagamento final de 45.880.000€ (Solução C) a pagar pelo
continente, acabando assim com o contrato ruinoso assinado em 2007 que permitia
até 2032 receber perto de 180 Milhões de Euros.
2. Vamos
igualmente adicionar a oferta de 16 MW de Capacidade Instalada no Parque Eólico, ficando o continente com 4.653
MW – 16 MW = 4.637 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, e
o Parque Eólico passa a contar com 17,1MW
de Capacidade instalada, com um custo de 1.227.000€ / MW (valor incluindo
instalação) ou 1.227M€ x 16 MW = 19.632.000 Milhões €uros.
3. Claro,
que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova
fábrica de baterias vai fornecer 50 MW de sistema de armazenamento, com 1 custo
total de 50 Milhões €uros.
4.
Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é
armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir
500kg Hidrogénio / Hora , custo de 1.000.000€.
5. Armazenamento de Hidrogénio até 25 Tn, ou 25.000 kg
para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 2.500.000€.
6.E por
último a ligação por cabo submarino à ilha da Madeira, fornecimento da nova
fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço
de 1.300€/MW/km, são 75kms x 52.000€ =3.900.000€ (Ligação na Madeira ao
Caniçal).
São 216,5
Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha de Porto Santo
ter energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central
termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não
necessitamos de combustíveis fósseis que neste momento representam 14 milhões
de litros ano, poupando em 20 anos 240 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY”
e 400 milhões de litros de combustível, não será isto superior a 216.5 Milhões
gastos com o investimento?
Combustíveis
para a Ilha de Porto Santo? Para produção de Eletricidade não necessita! Carros
e barcos têm 2 combustíveis à escolha, Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões
falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…
Critérios:
·
10% de
perdas com armazenamento.
·
10% de
perdas por (re)injeção de energia na rede.
·
6% perdas de
transporte de energia na GRID.
·
perdas de
10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em
Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias
e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.
·
Hidrogénio –
1 MW de eletricidade = 18,542 kg Hidrogénio, menos perdas de armazenamento
(10%).
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