A ilha de
São Jorge com 9.171 habitantes, mais do dobro que a Ilha Graciosa e os seus
reservatórios de combustível com 1.100 m³ de
capacidade ( a aguardar confirmação), sendo que necessita de
88 MW de energia por dia em média para as necessidades.
Esta ilha já apostou em energia Eólica com 0.6MW instalados no Parque Eólico Pico da Urze, Portugal apenas vem reforçar este Parque Eólico com 14 MW de Capacidade, tudo o resto funciona a energia TERMICA, claro! A “coisa” funciona assim, com central termelétrica a gasóleo e capacidade total dos reservatórios da Ilha em 1.000m³ ou 1.000.000 Litros é sempre a bombar…
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da
Ilha de São Miguel, anda 260km kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100 kms (aguardo confirmação) e descarrega 900/1.000 m³ de diversos combustíveis
na Ilha, depois volta a percorrer mais de 260kms , sendo tudo isto custos de
insularidade.
Está bom de
ver que um navio carregado a 27 a 29% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida
e volta superior a 500km para descarregar combustíveis não sai barato, mais
caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade
do ano.
Com 16 Abastecimentos
anuais, e reabastecimentos a rondar os 85% de capacidade dos depósitos de combustível,
temos para a Ilha necessidades de 14.000.000
Litros, que considerando refinação e Armazenamento em Sines; transporte para
são Miguel; Trasfega e armazenamento em São Miguel; trasfega e transporte para a
Ilha de São Jorge; trasfega e armazenamento pronto para utilização já estamos a
falar de 4€/litro, ou 56 Milhões de €uros ano, que em 20 anos são 1.120
Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons negócios estatais
deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando
1.140 milhões para obter energia e andar de carro no meio do atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 88MW de energia / dia e temos a maior central solar do
mundo no continente? Que, aplicada nos Açores e considerando um rendimento de
80% face à Amareleja Poderia produzir uma média de 104 MW / Dia em Janeiro e em
Julho chegaria a 312 MW Dia?
E depois
andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para
eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
Considerando
80% do rendimento da amareleja proponho 750 seguidores solares para a Ilha de
São Jorge, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo, 470 despachados
para as Flores, 500 para a Ilha Graciosa, mais 500 para Santa Maria e agora 750
para São Jorge.
1. O custo
destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ /
Seguidor Solar ou 500 Und x 150.000€ = 75.000.000€ (valor incluindo instalação e
transporte) e ainda sobram 250 Seguidores solares para distribuir…
2. Vamos
igualmente adicionar a oferta de 14 MW de Capacidade Instalada no no Parque
Eólico Pico da Urze, ficando o continente com 4.681 MW – 14 MW = 4.667 MW de
capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, e o Parque Eólico Pico da
Urze passa a contar com 14,6MW de Capacidade instalada, com um custo de
1.227.000€ / MW (valor incluindo instalação) ou 1.227M€ x 14 MW = 17.178.000
Milhões €uros.
3. Claro,
que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova
fábrica de baterias vai fornecer 50 MW de sistema de armazenamento, com 1 custo
total de 50 Milhões €uros.
4.
Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é
armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir
500kg Hidrogénio / Hora , custo de 1.000.000€.
5. Armazenamento de Hidrogénio até 25 Tn, ou 25.000 kg
para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 2.500.000€.
6.E por
último a ligação por cabo submarino à ilha do Pico, fornecimento da nova
fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço
de 1.300€/MW/km, são 35kms x 52.000€ =1.820.000€.
São 185
Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha de São Jorge
ter energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central
termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos
de combustíveis fósseis que neste momento representam 14 milhões de litros ano,
poupando em 20 anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 280 milhões
de litros de combustível, não será isto superior a 185 Milhões gastos com o
investimento?
Combustíveis
para a Ilha de São Jorge? Para produção de Eletricidade não necessita! Carros e
barcos têm 2 combustíveis à escolha, Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões
falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…
.
No quadro
seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.
Critérios:
·
10% de
perdas com armazenamento.
·
10% de
perdas por (re)injeção de energia na rede.
·
6% perdas de
transporte de energia na GRID.
·
perdas de
10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em
Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias
e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.
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