A ilha de
Santa Maria tem perto de 5.500 habitantes, mais 1.200 que a Ilha Graciosa e os
seus reservatórios de combustível com
1.000 m³ de capacidade ( a aguardar confirmação), sendo que necessita de 62
MW de energia por dia em média para as necessidades.
Esta ilha já
apostou em energia Eólica com 0.9MW instalados no Parque Eólico do Figueiral,
Portugal apenas vem reforçar este Parque Eólico com 10 MW de Capacidade, tudo o
resto funciona a energia TERMICA, claro! A “coisa” funciona assim, com central
termelétrica a gasóleo e capacidade total dos reservatórios da Ilha em 1.000m³
ou 1.000.000 Litros é sempre a bombar…
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da
Ilha de São Miguel, anda 110km kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100 (aguardo
confirmação) e descarrega 1.000 m³ de diversos combustíveis na Ilha, depois
volta a percorrer mais de 110kms , sendo tudo isto custos de insularidade.
Está bom de
ver que um navio carregado a 27 a 29% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida
e volta superior a 200km para descarregar combustíveis não sai barato, mais
caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade
do ano.
Com 16
Abastecimentos anuais, temos para a Ilha
necessidades de 14.000.000 Litros
de combustível, que considerando refinação e Armazenamento em Sines; transporte
para são Miguel; Trasfega e armazenamento em São Miguel; trasfega e transporte para
a Ilha de Santa Maria; trasfega e armazenamento pronto para utilização já
estamos a falar de 3€/litro, ou 42 Milhões de €uros ano, que em 20 anos são 840
Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons negócios estatais
deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando
860 milhões para obter energia e andar de carro no meio do atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 60/70MW de energia / dia e temos a maior central solar
do mundo no continente? Que, aplicada nos Açores e considerando um rendimento
de 80% face à Amareleja Poderia produzir uma média de 104 MW / Dia em Janeiro e
em Julho chegaria a 312 MW Dia?
E depois
andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para
eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
1. O custo
destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ /
Seguidor Solar ou 500 Und x 150.000€ = 75.000.000€ (valor incluindo instalação e
transporte) e ainda sobram 1.000 Seguidores solares para distribuir…
3. Claro,
que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova
fábrica de baterias vai fornecer 50 MW de sistema de armazenamento, com 1 custo
total de 50 Milhões €uros.
5. Armazenamento de Hidrogénio até 25 Tn, ou 25.000 kg
para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 2.500.000€.
6. E por
último a ligação por cabo submarino à ilha de São Miguel, fornecimento da nova
fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço
de 1.300€/MW/km, são 125kms x 52.000€ =6.500.000€.
São 147
Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha de Santa Maria
ter energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central
termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos
de combustíveis fósseis que neste momento representam 14 milhões de litros ano,
poupando em 20 anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 280 milhões
de litros de combustível, não será isto superior a 131 Milhões gastos com o
investimento?
Combustíveis
para a Ilha de Santa Maria? Para produção de Eletricidade não necessita! Carros
e barcos têm 2 combustíveis à escolha, Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões
falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…
No quadro
seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.
·
10% de
perdas com armazenamento.
·
10% de
perdas por (re)injeção de energia na rede.
·
6% perdas de
transporte de energia na GRID.
·
perdas de
10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em
Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias
e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.
·
Hidrogénio –
1 MW de eletricidade = 18,542 kg Hidrogénio, menos perdas de armazenamento
(10%).
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