quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ligação Ferroviária Sines - Saragoça

Folheados o D. Económico, dei de caras com uma boa noticia.
Vamos ligar o nosso melhor porto com Saragoça.
Para quem não sabe Saragoça fica perto de França (menos de 150km).
Nem queria acreditar, finalmente Portugal acordava para a vida e dava prioridade ao transporte de mercadorias!
Todo o comercio marítimo, vindo de Africa ou das Americas, poderia ser descarregado em Sines (Porto de aguas profundas) e seguir directamente para o centro da Europa!
Mas sendo este um pais Bipolar claro que algo estava mal.

Primeiro vamos Fazer toda a linha de TGV!
Lisboa – Madrid (2013)
Porto – Vigo (2015)
Porto – Lisboa (2017)
Pelo meio vamos construir também um novo Aeroporto (2017)
E depois de todos estes investimentos, e se tudo correr bem, teremos a ligação Ferroviária para mercadorias Sines – Saragoça em 2024!!!!
2024???? Só neste pais à beira mar plantado esta prioridade de Obras pode fazer sentido!
O projecto, que deverá estar pronto em 2024, vai beneficiar empresas de mercadorias.
Sines e Saragoça vão ter um corredor ferroviário directo para mercadorias a partir de 2024. Existem já diversos contactos entre os responsáveis da maior plataforma logística da Europa e a administração do porto na costa alentejana para a criação desta ligação directa em caminho-de-ferro. A revelação foi feita ontem por António Mendonça, ministro das Obras Públicas.
O objectivo é que Sines se transforme no porto atlântico da plataforma logística de Saragoça, um nó fundamental de transportes antes da fronteira com França, e que a cidade espanhola passe a funcionar como o porto seco de Sines no escoamento dos produtos para o resto da Europa.
Em declarações aos jornalistas durante a visita oficial de dois dias que António Mendonça fez às várias infra-estruturas de transportes em Espanha, que ontem terminou, o ministro disse apenas que, "brevemente, vamos inaugurar a zona logística de Sines ".
Vamos a ver se nos entendemos, Vamos inaugurar a Plataforma Logística de Sines em 2010, mas a Ligação Ferroviária a Saragoça, que permite ás mercadorias chegar ao centro da Europa será em 2024?
È com tipo de Planeamento que não saímos da cepa torta!
Como dizia o Brasileiro " E O BURRO SOU EU?"…
Fiquem bem e até á próxima!

Sem comentários: