quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A ditadura dos partidos – Redução de Câmaras Municipais - Distrito de Vila Real.


Vila Real acaba por ser diferente de Viana, diferente para pior.
Dos atuais 14 municípios que constituem o distrito metade tem menos de 10.000 habitantes, temos igualmente presidentes para dar e vender.

Em 14 municípios, apenas 2 apresentam mais de 30.000 habitantes, os contemplados são Chaves e Vila Real, aos outros 12 sai bola preta.
Com a prática acaba por ser mais fácil descobrir o Wally, neste caso O Wally é Boticas, essa bela localidade com 5.750 habitantes e...

1 Presidente de Câmara Municipal
1 Vice-presidente de Câmara Municipal

3 Vereadores
1 Presidente da Mesa da Assembleia Municipal

2 Secretários da Mesa da Assembleia Municipal
11 Membros da Mesa da Assembleia Municipal (PSD)

02 Membros da Mesa da Assembleia Municipal (CDU)
01 Membros da Mesa da Assembleia Municipal (CDS)

16 Presidentes de Junta de Freguesia
16 Secretários de Junta de Freguesia

16 Tesoureiros de Junta de Freguesia
16 Presidentes da Mesa da Assembleia Municipal

32 Secretários da Mesa da Assembleia Municipal
64 Membros da Mesa da Assembleia Municipal

São 182 POLIEROS, não estou a falar dos trabalhadores das Camaras Municipais ou das Juntas de Freguesia, são 182 poleiros para uma população de 5.750 habitantes, não dá!
É poleiro a mais até um cego vê!

Uma imagem vale mais que mil palavras e J.F. com menos de 1.000 habitantes são a regra! Tudo acompanhado de presidentes e demais STAFF que os serve.
 
A escolha deve ser feita pelas populações, só elas saberão a que municípios desejam pertencer, mas acabam presidentes de Câmara Municipal para populações com menos de 30.000 habitantes, Compreendo e aceito que as escolhas das populações possam ser diferentes das minhas, mas essas terão de ser feitas.

Como não guardo sentimentalismos em relação a qualquer um dos 308 municípios Portugueses posso apenas afirmar que as minhas escolhas agrupam municípios próximos e em cada região tentei e tentarei que todos os municípios sirvam populações semelhantes (tanto quanto possível) e sejam o mais homogéneos possível dadas as condições iniciais.

Dito isto, Vila Real é constituída por 14 municípios.


Existem 12 que não cumprem os critérios.

 

A solução que apresento é a seguinte.




 

Como resultado final passamos de 14 Câmaras Municipais para 5



31 de Agosto de 2012

Alteração proposta por Carlos C.

“Valpaços nada tem a ver com o Douro Vinhateiro. Para isso antes juntar Alijó, Sabrosa, Murça Peso da Régua, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião ficando assim grande parte do Douro vinhateiro (margem direita) junta num concelho e com muito maior poder reivindicativo”

A solução que apresentada é a seguinte.









 
Como resultado final passamos de 14 Câmaras Municipais para 4
 
Informação retirada da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses)

4 comentários:

Carlos C disse...

Alijó subserviente a Valpaços? Desculpe mas esses critérios simplesmente não funcionam. Alijó, Sabrosa e Murça são concelhos vinhateiros pertencentes à região demarcada do Douro enquanto Valpaços não o é.

A proposta de juntar Alijó, Sabrosa e Murça sendo Alijó a plataforma central talvez tenha pernas para andar mas Valpaços nunca iria funcionar como sede.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Carlos,

Obrigado pelo comentário.
Valpaços é realmente um problema por resolver, mas como na maioria dos casos anteriores são muitas freguesias (31), mas 29 apresentam menos de 1.000 habitantes.
As populações é que devem decidir, como Valpaços apresenta pouco mais de 500 habitantes por freguesia deverão ser as freguesias a decidir qual o distrito a que querem pertencer.

Carlos C disse...

Sim, correto mas Valpaços nada tem a ver com o Douro Vinhateiro. Para isso antes juntar Alijó, Sabrosa, Murça Peso da Régua, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião ficando assim grande parte do Douro vinhateiro (margem direita) junta num concelho e com muito maior poder reivindicativo.

O Portugal Bipolar disse...

Boas Carlos C.,

Concordo, vou alterar o post.