quarta-feira, 27 de março de 2013

Tese de Doutoramento do Jony – Como nos Devemos Governar (onde cortar 4 mil milhões de €uros) - Cap. V – Açores (Grupo Oriental).


Quando se fala em cortar 4 mil milhões de euros, estamos a falar de um corte brutal na despesa! Que não existam duvidas para ninguém…
É cortar na Saúde…

É cortar na Educação…
É cortar nas Reformas…

É cortar nos Funcionários Públicos…
É cortar… e cortar … e cortar!

Eu proponho cortar os mesmos 4 mil milhões apenas nos funcionários públicos.
É simples e rápido!

 Todos os “Representantes do Povo” são funcionários Públicos! TODOS!
Necessitamos de 60.750 “Representantes do Povo” para governar Portugal e para que os Portugueses se sintam convenientemente representados?

- Claro que não! 6.000 Para todo o território nacional são mais que suficientes, vamos então cortar 90% na quantidade de representantes que sugam todo o esforço de uma nação!
A melhor maneira de cortar na despesa permanente é despedir pessoas!

Se temos de cortar 4 mil milhões de euros e temos mais 54.000 “Representantes do Povo” do que realmente necessitamos para gerir Portugal, é aqui que devemos cortar! À BRUTA!!

Só depois poderemos pensar em cortes na Saúde, educação ou S. Social…
 
Açores Grupo Ocidental

A Ilha de Santa Maria, com os seus 5.500 habitantes é um Município de categoria C3B (5.000 15.000)
Fica igualmente com:

1 Presidente da Câmara + 2 Vice-presidentes/Vereadores
3 Vereadores para a Oposição.

6 “Representantes do Povo” no Total
Juntas de Freguesia?

1 (uma) para não dizerem que o Jony é forreta!
Qualquer município tem 5.500 habitantes, sendo por si já uma exceção, não pode depois andar carregado com 2;3 ou 4 Juntas de Freguesia!

Será da responsabilidade do novo presidente da Câmara, escolher entre os edifícios das antigas J.F. a extinguir, qual será o Local mais indicado para instalar a J. Freguesia ÚNICA que dará apoio à C. Municipal.
O Edifício já existe, os funcionários também, a única novidade é que o presidente desta Junta de Freguesia será um dos 2 vereadores/vice-presidentes da Câmara Municipal, a decidir pelo presidente Eleito.

Qualquer assunto pode ser tratado nas Juntas de Freguesia, não necessitando o cidadão de se deslocar.
É mais fácil transferir, documentos ou pedidos, por correio eletrónico ou outra via, que obrigar os cidadão a deslocações inúteis.

Resumindo, qualquer assunto pode ser tratado na câmara municipal ou na Junta de Freguesia da Ilha! Qualquer Assunto! Será resolvido na Assembleia da Câmara Municipal, cabendo à oposição decidir se pretende o cargo de presidente da Assembleia Municipal ou os 2 Lugares de Secretários da Assembleia, que relembro, são todos ocupados pelos vereadores eleitos sem direito a remuneração extra, no ordenado já está tudo incluído.
6 Pessoas chegam e sobram para gerir uma ilha como a ilha Santa Maria e representar convenientemente a sua população.

Em Santa Maria passamos de 83 Representantes do Povo para 6.
São Miguel

A maior e mais povoada ilha Açoriana, sofre dos mesmos males das suas congéneres, tem representantes a mais!
904 Representantes do Povo???

Só 904? Será que chegam???
São 140 Presidentes (C.M.+J.F.+Assembleias)

São 41 Vereadores/Vogais
São 199 Secretários;

São 64 Tesoureiros e 460 Deputados (Municipais e de Freguesia).
Em São Miguel passamos a Ter 3 Camaras Municipais de Tipo C2 (30.000 < Habitantes > 100.000).

Serão 8 os representantes do povo por cada Câmara Municipal.
1 Presidente da Câmara + 3 Vice-presidentes/Vereadores

4 Vereadores para a Oposição.
Mantendo a regra de os Vice-Presidentes da C. Municipal serem igualmente os Presidentes das novas J. Freguesia, ficando sempre subordinados ao Presidente da Camara Municipal.

1.      C.M. Ponta delgada, com 69.000 Habitantes, terá direito a ter de 3 a 6 J.Freguesia.

2.      C.M. de Ribeira Grande com os seus 32.000 Habitantes. Terá direito a ter de 2 a 4 J. Freguesia.

3.      C. M. de (Lagoa/Nordeste/Vila do Campo/ Povoação) com os seus 36.000 Habitantes terá direito a ter de 3 a 4 J. Freguesia).
A C. M. será em Lagoa, sendo Nordeste; Vila do Campo e Povoação 3 das 4 J.Freguesia deste município.

Resumindo
No Grupo Oriental existiam 140 Presidentes + 41 Vereadores + 199 Secretários+ 64 Tesoureiros e 460 Deputados, passando a existir 4 Presidentes + 11-Vice-Presidentes + 15 Vereadores.

Passamos de 987 Representantes do Povo para 8 Representantes x 3 C. Municipais tipo C2 = 24 Representantes do Povo, mais 1 C. Municipal Tipo C3B com 6 Representantes(Ilha de Santa Maria), serão 30 no Total menos 957 sugadores de impostos.

São igualmente encerradas 4 J.F. na Ilha de Santa Maria, em São Miguel serão encerradas 3 C. Municipais (Nordeste/V.F. Campo e Povoação), mais 48 a 53 J. Freguesia.

18 a 21 J. Freguesia no Município de Ponta Delgada, 9 a 10 na Ribeira Grande e 21 a 22 no novo município (Lagoa/Nordeste/V.F. Campo/Povoação).

 
 
Mantendo o Rácio inicial, com o despedimento de 957 “Representantes do Povo” é estimado que entre 319 e 479 funcionários públicos passem ao quadro de Mobilidade Especial.

 Nota: Todos os VERDADEIROS funcionários públicos afetados por fecho de J. Freguesia e C. Municipais será dado Tratamento na TAG “Portugal o Senhor dos Anéis”

Sem comentários: