Existem apenas 2 maneiras baratas para transporte de
mercadorias, a via marítima e a ferrovia.
Portugal é um país pequeno, mas é o primeiro porto Europeu
para TODAS as mercadorias provenientes do continente Africano e Americano tendo
como portos de referência Sines e Leixões.
Todos os portos do Algarve são pequenos, comparativamente e
sofrem de constrangimentos vários que impedem a atracagem de navios de grande
porte.
Tavira; Fuzeta; Olhão e Faro são todos abrangido pela Ria
Formosa sendo impossível criar um grande porto sem destruir irremediavelmente
uma paisagem que é única e que bem explorada pode e deve ser uma mais-valia
para a região e para o país.
Portimão; Alvor ou Lagos, não são igualmente opção.
Os portos Algarvios terão de dar apoio às pescas mas será
impossível transformar qualquer porto no Algarve numa plataforma semelhante a
Sines ou Leixões.
Temos novamente de apostar na ferrovia é um transporte
fiável, ambientalmente limpo e muito competitivo.
A Europa Tem de Investir numa linha transeuropeia de
transporte de mercadorias que ligue Berlim/Paris/Madrid.
Portugal, por sua vez terá 4 linhas principais.
L 1
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Vigo
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Braga/Guimarães
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Penafiel
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Ponto de ligação (P1)
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Viseu / Tondela
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Coimbra
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Tomar
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Entroncamento
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Santarém
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Samora Correia (possível ligação a Lisboa)
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Poceirão
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Évora Ponto de Ligação (P2)
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Beja
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Faro / Loulé Ponto de Ligação (P3)
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Vila do Bispo
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Lagos
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Alvor
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Portimão
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Armação de Pera
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Albufeira
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Vila Moura / Quarteira
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Faro / Loulé Ponto de Ligação (P3)
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Olhão
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Tavira
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Altura
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V.R.Sº. António
E as redes de ligação á Europa
L 3
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Sines
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Évora Ponto de Ligação (P2)
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Madrid
L 4
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Leixões
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Ponto de ligação (P1)
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Salamanca
Tempos de Trajecto
Sines / Madrid – 3.15 Horas
Sines /Madrid / Paris – 9.30 Horas
Sines /Madrid / Paris / Berlim – 14 Horas
Qualquer mercadoria descarregada em portos portugueses
estaria no centro da europa no dia seguinte.
Qualquer produto do mar descarregado em lota no final do
dia, pode ser servido ao almoço em Paris ou Berlim.
Dá que pensar, não é?
O Canal do Panamá tem nova inauguração programada para 2014.
Portugal passou a última década a decidir quantas linhas tinha
e por onde passava o TGV.
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