Com um custo inicial superior á construção de uma
auto-estrada (± o dobro) a ferrovia tem maior capacidade de transporte e como
funciona a eletricidade torna o transporte menos poluente, por conseguinte mais
ecológico.
Com o novo quadro comunitário de apoio é URGENTE apostar na
ferrovia, em Portugal.
A sugestão de PortugalBipolar é a seguinte:
Linha do Algarve
1.
Estando a linha entre Vila Real de Santo António
e Tunes preparada para transportar passageiros e mercadorias, será alterada
para bitola mista permitindo o transporte de passageiros e mercadorias em
bitola ibérica (1688mm) e bitola internacional (1435mm). Custo estimado 194
milhões de Euros (2M€/km)
2.
Eletrificação e substituição de travessas de
madeira por travessas bi-bloco, para bitola mista entre Tunes e Lagos,
permitindo o transporte de passageiros e mercadorias sem transbordo em tunes.
Custo estimado 168 milhões de Euros (3.5M€/km).
3.
Nova linha férrea entre Lagos e Vila do Bispo,
permitindo o transporte de mercadorias e passageiros entre Vila do Bispo e Vila
Real de Santo António. Custo Estimado 100 Milhões de Euros (4M€/km).
4.
Hub logístico Faro / Loulé – Custo estimado -
140 Milhões de Euros.
No total serão investidos 600
milhões de €uros no melhoramento da ferrovia no Algarve.
Em resumo, todo a ferrovia do
algarve será transformada em Bitola mista, permitindo a circulação de comboios
em bitola Ibérica e simultaneamente em bitola Internacional, ou europeia.
As vantagens são evidentes,
possibilidade de transporte de passageiros em todo o algarve, mantendo as
mesmas carruagens e locomotivas e transporte de mercadorias em bitola
internacional (Evitando a perda de tempo e custos de transbordo) para
mercadorias a exportar/importar provenientes de/para a europa e, ao mesmo
tempo, permitir o transporte de mercadorias em bitola Ibérica de/para o resto
do país.
Ligação ao Alentejo
1.
A ligação ao Alentejo, via Faro será nova
passando por Beja (Aproveitando/Utilizando) o Aeroporto FANTASMA e terminando
em Évora.
Com uma extensão de 144 km e um
custo estimado de 608 milhões de €uros (44km x 7M€ (saída do Algarve -
Morfologia do Terreno) + 100km x 3M€).
Esta linha Férrea será apenas em
Bitola Internacional ou Europeia privilegiando a exportação, mantendo a chegada
a Faro de mercadorias provenientes de outros pontos do território, pela linha
já existente que serve igualmente o transporte de passageiros.
2.
Nova ligação com início no Porto de Sines passando
por Évora, seguindo posteriormente para Elvas e entrando em Espanha via Madrid
Ligação Sines/Évora/Elvas, Com uma
extensão de 250 km e um custo estimado de 750 milhões de €uros ou 3M€/km
Ligação a Madrid – Alteração da
linha prevista que permitia a ligação TGV (Madrid/Lisboa) para permitir o
transporte de Mercadorias ( A linha será em Bitola Dupla permitindo o
transporte para comboios em bitola
Europeia e Bitola Ibérica.
Com uma extensão de ± 400 km, será
feita em bitola dupla funcionando nos 2 sistemas e com um custo estimado de 1.200
milhões de €uros ou 3M€/km.
3.
Manter as linhas existentes para transporte de
passageiros Lisboa – Évora / Lisboa – Beja e Lisboa Faro.
Alteração do troço entre o
poceirão e a ligação à linha Sines Évora em Bitola Dupla, permitindo o
transporte de mercadorias do porto de sines para o Poceirão, sem ir a Évora, extensão
de 70 kms e custo de 140 milhões de €uros ou 2M€/km
4.
Ligação do Porto de Setúbal à plataforma logística
do Poceirão, ± 35 km e 70 milhões de €uros de custo ou 2M€/km
5.
Ramal para ligação às minas de Neves Corvo - ±10
milhões de €uros
6.
HUB logístico de Évora – Custo Estimado 140
Milhões de Euros.
No total serão investidos 1.578
milhões de €uros no melhoramento da ferrovia no Alentejo e 1.200 milhões de
€uros na ligação a Madrid.
Com a anulação do TGV, e de acordo com informação do governo
ficam os tempos de percurso para transporte de alta prestação (200kms/hora) e
transporte normal (100kms/hora)
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