Habituado ao
nosso jornalismo de trazer por casa, ocasionalmente ainda me divirto quando
alguns dos seus protagonistas puxam dos galões.
Quando os
americanos afirmaram que Portugal tinha um jornalismo “soft” muitos foram os
que se indignaram, poucos reconheceram a veracidade destas afirmações.
Eu posso
apenas agradecer ao wikileaks toda a informação disponibilizada.
Vem isto a
propósito das famosas PPP’s e dos jornalistas do JDN ao afirmarem que já em
2007 tinham escrito sobre isso, realçando posteriormente no programa “X”(SIC)
que até confrontaram Paulo de Campos sobre o assunto.
Reconhecendo
que o referido grupo económico tem dos melhores elementos da profissão em causa
existentes na Tugolândia ficam as perguntas…
Se
alertaram em 2007, qual a razão para não questionar o TC sobre se tinha ou não
conhecimento dos contratos ocultos que denunciaram?
E em 2008? Voltaram a perguntar? E em 2009 e
2010 quando as inaugurações se sucediam com tendas e festas de encher o olho?
Perguntaram de onde vinha todo esse dinheiro? Lembraram-se de confrontar o PM
sobre os ditos contratos ocultos? Sobre os custos e o desconhecimento do TC dos
mesmos?
Seria
complicado por cada inauguração questionar o TC sobre se tinha ou não
conhecimento de contratos ocultos relacionados com a PPP inaugurada? E
aproveitar e questionar igualmente o ministro em causa e o PM?
Eu até
detesto ter razão, mas vou dar outro exemplo.
Quando o
nosso amigo José Sócrates inaugurou a ligação do porto de Aveiro por ferrovia
alguém questionou o “Engº das Renováveis” sobre o absurdo de fazer uma ligação
de linha única, não eletrificada?
Não dava
para ver o absurdo de construir essa linha e utilizamos gasóleo como energia
para mover as locomotivas? E como é linha única…há…há…há…1 de cada vez!
Vamos a ver
se eu entendi…o objetivo é conquistar o mercado espanhol, transportando
mercadorias para as suas plataformas logísticas Com locomotivas movidas a
gasóleo?
É como ir tentar ganhar um GP de fórmula 1 com o VW Carocha! Será que estas
alminhas não entendem que o custo associado é muito superior?
Claro que chega lá, como o VW também pode chegar ao fim da corrida de Formula
1, mas o tempo é incomparavelmente superior.
O custo por km percorrido/tonelada transportada também não será certamente
favorável a este nosso novo investimento!
Claro que estes Génios, pensaram nisso e não iremos para Espanha com
locomotivas a gasóleo, mas o que temos garantido, é que seja qual for o destino
final das mercadorias, teremos custos associados a mudanças de locomotivas, e
claro a garantia de custos associados á nova plataforma logística que fica
exatamente a 9 ou 10 km, dando portanto a ganhar ao respectivo lobby, mas
encarecendo os custos do produto, pois o que fica é que todos os comboios que
saiam do porto de Aveiro, são receita garantida para a nova plataforma
logística!
Mesmo que seja para ir diretamente para o mercado espanhol o produto sai sempre
mais caro! Será possível que estes "Génios" não entendam que os
portos portugueses, estão a competir diretamente com os espanhóis? E que ao
encarecer sem necessidade os produtos, prejudicam aqueles que querem
beneficiar?
Eu
compreendo, denunciar sim, mas baixinho… é o medo de perder a publicidade das
empresas ligadas ao sistema!
E já agora,
que até estou bem-disposto não podia deixar de dar uma ajuda jornalística ao
nosso amigo Camilo.
“O nosso
amigo camilo, num dos seus últimos artigos vem elogiar o ministro alemão da
Economia (Philipp Röesler), por este ter vindo a Portugal com um conjunto de
empresários com vontade de aumentar as compras a Portugal. Para um país
intervencionado, onde até as crianças já conhecem a palavra
"exportações", este facto devia ser suficiente para darmos ao assunto
muita atenção.
Mas, surprise,
surprise, ontem não houve jornal que tivesse posto o assunto em manchete. As
opções foram várias, desde as "secretas" à visita dos príncipes das
Astúrias”
Camilo, os
alemães (e todos sabem o que penso dessa gentinha) não estão a pensar em
Portugal?
Os alemães
estão preocupados pois entre Junho e o final do verão tem de descarregar 1
submarino na Tugolândia, o nosso amigo “Arpão” e claro, querem receber e já!
Foi na
Grécia e será em Portugal!
O rombo de
mais 500 milhões nas contas vai correr mal, então os Alemães fazem com Portugal
o que Portugal faz com a Venezuela, o pagamento será em géneros!
Portugal em
troca das exportações para a Venezuela traz petróleo, os Alemães descarregam 1
submarino e de tudo o que produzimos eles enchem contentores e contentores de
matéria-prima que necessitam.
Eu que até
detesto intrigas aposto que estão de olho nas nossas reservas de lítio, como só
temos os calhaus e nem os transformamos em lítio para ser utilizado na
indústria eles levam matéria-prima que sai a bom preço e ainda vendem a
Portugal parte do lítio extraído dos calhaus.
Mas voltando
ao Porto de Aveiro, segundo o nosso ministro da economia as ligações por
ferrovia ao centro da Europa terão origem em Sines e Aveiro.
Já passaram
muitos anos desde a primeira vez que ouvi falar no TGP para Portugal,
curiosamente a minha primeira pergunta foi por onde passam as mercadorias cujo
destino é o centro da europa?
Agora já
sabemos! É por Sines e por Aveiro!
Eu que de
jornalista tenho pouco tenho de reconhecer que fui enganado pela comunicação
social quando em Março de 2010 dei os parabéns a Ana Paula Vitorino por ligar oporto de Aveiro à linha férrea.
Mas nessa altura
eu, influenciado pelo nosso jornalismo “soft” ainda não tinha conhecimento do
mamarracho que tínhamos construído.
Só em
Novembro de 2010 é que por coincidência pesquisando algo completamente
diferente dei com “a coisa”.
Neste
momento é altura de fazer o ponto da situação visto que o nosso jornalismo não
pode acompanhar, certamente por falta de meios, todas as alterações decorrentes
desta decisão.
Fizemos uma
PPP para ligar o porto de Aveiro por linha única a uma plataforma logística com
as locomotivas a serem movidas com gasóleo, vamos imaginar que por 30 a 50
anos.
Depois mais
uma PPP para a plataforma logística que fica a 9 ou 10 km do porto de Aveiro,
mais uma vez com lucros superiores a 11%.
Agora
passados 2 anos vamos pagar tudo e fazer de novo.
Vai ser
criada mais uma TAG em Portugal Bipolar “Detesto ter razão”.
Se tudo
correr como previsto, muito se vai escrever nesta TAG nos próximos tempos.
Nota: TGV espanhol a vermelho
Novo caminho para mercadorias a
Amarelo