sexta-feira, 8 de junho de 2012

Portugal - O senhor dos Anéis - Resumo

Este post vai continuar a ser alterado ao longo do tempo.
Será o local ideal para colocar todos os dados considerados com tabelas e gráficos tendo no final um índice de todos os capítulos com link para o respetivo post.




Resumo Senhor dos Anéis

Telemóveis Antigos

Concertação Social - IRC

Reabilitação Urbana e Armazenamento

Litium - o nosso petróleo

Volta a Portugal à vela

Armazenamento - Igualdade de Oportunidades

Armazenamento Combustíveis - Igualdade de Oportunidades

Prysmian - Ligação Corvo - Flores

Armazenamento Grupo Ocidental

Anel - 1ª Reserva Natural

1º Anel Elétrico - Grupo Central

Geotermia - Grupo Central

Perfuração - Nicho de Mercado

Geotermia - Grupo Central - Execução 3 Centrais com 80 MW

Armazenamento de Energia - Açores - Grupo Central

Maternidade de Polvos

Ciclo do Polvo

Portugal cria 2 Novas Marcas

Carros e Barcos elétricos

Maternidades Naturais

Fábrica de mexilhões Alteração

1º Ataque a maternidades naturais

Primeiro ataque aos Montes Submarinos

Portos e Transporte de mercadorias para o centro da Europa

Ligação Elétrica   do grupo Central ao grupo Oriental dos Açores


Capítulo 26 - Geotermia - São Miguel

Capítulo 27 - Ligação Elétrica entre Açores e madeira.

Capítulo 28 - Armazenamento de energia - Açores - Grupo Oriental

Capítulo 29 - Armazenamento de energia - Madeira

Capítulo 30 - Prysmian constrói fábrica em Portugal

Capítulo 31 - Conversa entre PIIGS!

Capítulo 32 - Portos - Zona Norte.

Capítulo 33 - Venda de Estaleiros de Viana do Castelo.

Capítulo 34 - Contadores eléctricos de nova geração.

Capítulo 35 - Produção Industrial - 3 novas fábricas.

Capítulo 36 - Nova Transtejo - Barcos Eléctricos.

Capítulo 37 - 2º Ataque aos Montes Submarinos.

Capítulo 38 - REN - Perder dinheiro em Portugal é bom para a China.

Capítulo 39 - As primeiras fábricas de produtos do mar.

Capítulo 40 - Lítio, o nosso petróleo.

Capítulo 41 - Fábrica de Baterias e Grid em Angola.

Capítulo 42 - Autoestradas marítimas de Transporte.

Capítulo 43 - Ferrovia no Algarve.

Capítulo 44 - 5 Campeonatos do mundo de verão.

Capítulo 45 - Hidrogénio

Capítulo 46 -  Construção de 2 ilhas artificiais.

Capítulo 47 - Autocarro da Salvador Caetano é reprovado por "Portugal, o Senhor dos Anéis".

Capítulo 48 - VW Modelos E-Up e E-Golf é reprovado por "Portugal, o Senhor dos Anéis".

Capítulo 49 - Nova fábrica de motos na Guarda.

Capítulo 50 - Geotermia ilha terceira.

Capítulo 51 - Pagamento da dívida

Capítulo 52 - Apostar no Lítio e Hidrogénio.

Capítulo 53 - Patentes da Tesla e Toyota na Produção de veículos eléctricos.

Capítulo 54 - PPLE - Pequeno Produtor Liquido de Energia.

Capítulo 55 - CRE - Consumidores em Regime Especial.

Capítulo 56 - Lítio na reindustrialização de Portugal.

Capítulo 57 - Novo Bus híbrido (Hidrogénio + Electricidade).

Capítulo 58 - Postos de Combustíveis híbrido (Hidrogénio + Electricidade).

Capítulo 59 - Ligação Eléctrica - Sines / Funchal / Tenerife / Cabo Verde.

Capítulo 60 - O grande Anel.

Capítulo 61 - O pequeno Anel.




















































quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trânsito de Vênus só deverá se repetir em 2117




Endeusamento a uma bandeira.

O típico português varia entre o otimismo exacerbado e o pessimismo delirante.

Com um exclusivo nunca visto, a SIC enche os noticiários, basicamente desde que acordam até que se deitam lá anda o cameraman registando o momento, aqui, ali, em todo o lado.

A cena que mais gostei foi o Ronaldo na charrete!
Por essa nem ele esperava!

O encontro com o Miguel Relvas a desejar boa sorte para a seleção também correu muito bem…
É por estas e por outras que a nossa seleção tem despesas que superam o dobro do que é gasto pela seleção espanhola, que é só campeã europeia e mundial! Coitados…


 ALTERAÇÃO

Lista completa:

1. Portugal Opalenica 33174 euros

2. Rússia, Varsóvia 30400 euros

3. Polonia, Varsóvia 24000 euros

4. Irlanda, Sopot 23000 euros

5. Alemanha, Gdansk 22500 euros

6. República Checa, Wroclaw 22200 euros

7. Inglaterra, Cracóvia 19000 euros

8. Holanda, Cracóvia 16200 euros

9. Itália, Wieliczka 10500 euros

10. Croácia, Warka 8300 euros

11. Dinamarca, Kolobrzeg 7700 euros

12. Espanha, Gniewino 4700 euros.

Retirada daqui 
Enfim, pela Tugolândia o otimismo anda pelas ruas da amargura, mas hoje o “nosso” 1º ministro deu-nos a conhecer a sua visão sobre o presente e futuro.
Basicamente esta tudo a correr bem, conforme esperado, estamos a atravessar a pior parte da crise e o crescimento virá em 2013!

Até final do verão temos as eleições na Grécia, Espanha por um fio e França pedindo a todos os santinhos que Espanha não caia, Itália é o que se sabe.
O FMI tem até setembro de 2012 de arranjar uma maneira para justificar que Portugal

Em setembro de 2013 contínua solúvel apesar de a dívida estar praticamente nos 120% do PIB.
Depois do pequeno engano detetado pela UTAO… esse pequeno erro que faz receita dos impostos indiretos cair quase o dobro do anunciado pelo Governo.

O eterno Madaíl, Homem com H grande, que nos últimos 20 anos tem trabalhado incansavelmente estando a ele ligados os sucessos dos últimos 16 anos (os outros 4 era só secretário…) enfim, é o que temos, não podia faltar o ciclista, em jeito de remate, pois o homem pedalou de Portugal até ao local de estágio a até ofereceu uma bandeira e a bicicleta à nossa seleção, para dar sorte?!?
Consta que o Ronaldo esta em pulgas, depois de responder “esta tudo bem” quando lhe perguntaram na charrete o que sentia?!?

O que pode sentir um homem habituado a conduzir,  Bentley Continental; Aston Martin DB9; um Maserati GranCabrio; Porsche Cayenne Turbo; Ferrari 599 GTB e RR Fornasari 99 ou Lamborghini Aventador LP700-4, este ultimo custou 350 mil €… Esta montado numa charrete com 2 cavalos, sim o que sente CR7?
Alegria! Emoção! Só pode! Qual Lamborghini, qual carapuça, consta que já mandou vender a frota automóvel e criar 1 estábulo para os animais e a charrete vai direta para Espanha, para todos os dias levar o nosso Ronaldinho para o treino.

Por último anda por cá um polvo que se afirma descendente do polvo adivinho do último campeonato, consta que deu a vitória à Alemanha no primeiro jogo…
Não tenho visto muitas bandeiras nas janelas, mas anda a circular uma foto no facebook que julgo ser elucidativa do espirito de muitos Portugueses, os desempregados.

Registados ultrapassaram os 850 mil e entre registados/não registados as estimativas atuais apontam para 1.2 milhões.
Longe vai o ano de 2004 em que se endeusou uma bandeira, passados 8 anos tudo mudou, incluindo o estado de espirito.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Portugal - O Senhor dos Anéis – Portos Portugueses e transporte de mercadorias para o centro da Europa – (Cap. 24)



Se juntarmos todos os portos portugueses chegaremos a perto de metade da movimentação de contentores do porto de Barcelona.

Com a nossa costa é uma vergonha!
Neste momento cada porto Português tem a sua capelinha e cada capelinha, tem 5 administradores.

Não sendo a maioria, 1 ou 2 em cada 5 são nomeados politicamente, podem não entender nada do assunto mas são cargos a ocupar pelos Boys, com ordenado a condizer + carro + comunicações + C. Credito e outras regalias.

Quando olhamos para a produção, todos juntos não valem um.

Com pequenas guerrinhas entre eles na expectativa de desviar algum do movimento do porto mais perto para o seu fazendo assim boa figura, confesso que esta falta de visão por vezes tem o condão de me irritar.
Depois quando finalmente passados anos em desespero chega a boa notícia, vamos ligar os portos Portugueses por bitola europeia ao centro da europa, eu desconfiei.

Desconfiei pois não é normal na Tugolândia, passar anos e anos a estudar um assunto e depois decidir bem!
É coisa que por estas bandas não faz muito sentido…

Tinha razões para isso, as ligações ao centro da Europa partem de Sines e Aveiro!
Aveiro?!?

Então não foi em Aveiro que o Engº das renováveis veio fazer uma inauguração em 2010?
Então ainauguração não era a ligação do comboio ao porto de Aveiro?

Era e foi. Até montaram uma PPP para isso!

E depois para que as condições fossem perfeitas a 10 kms tem um centro de logística à disposição!

O que não foi dito, o que os nossos jornalistas calaram e defenderam interesses instalados é gritante!
A linha que liga o porto de Aveiro ao comboio é linha única, claro que não é eletrificada ( foi para poupar???!?!?!?!??!) e agora vai tudo para o entulho e fazemos novamente?

Não! Chega de torrar dinheiro!
As ligações diretas a Espanha só podem ser feitas nos maiores portos Portugueses, que já estão servidos de ligação ferroviária aos respetivos portos.

A bitola Ibérica é de 1668 mm e a bitola padrão ou bitola Europeia é de 1435mm.
É muito mais simples reduzir o espaçamento da bitola em linhas já construídas e funcionais, do que desmanchar tudo em Aveiro para construir novamente.

Os portos com maior movimentação de carga são Sines e Leixões! É de lá que as ligações devem partir.
Depois sobre Aveiro antes de desfazer vamos estudar bem o assunto e mandar investigar toda essa mancha de merda que tresanda a corrupção.

Depois também ouvi falar que Sines vai ter uma derivação para o poceirão e para a Autoeuropa!
Isto vai de mal a pior!

Vão fazer uma linha específica a acabar à porta da Autoeuropa?
Anda tudo doido?

Para fazer a derivação até à Autoeuropa a linha tem de chegar ao mar e ao respetivo porto (Setúbal) não acaba à porta de uma firma!
Bem explicada esta ligação pode perfeitamente fazer sentido.

Admito inclusivamente que a ligação ao porto de Aveiro venha a ser feita, mas nunca antes de leixões e nunca antes dos contratos assinados estarem muito bem explicados e renegociados, pois pelo cheiro muita porcaria esta associada a essa magnifica obra…
De todos os nossos dirigentes iluminados já algum reparou que qualquer transporte proveniente de Africa ou das Américas os primeiros portos que encontra são os Portugueses?

1ª fase da Obra Ligar os Portos de Sines e leixões ao centro da Europa por linha férrea (amarelo).
2ª Fase da Obra– Depois de todo o negócio de Aveiro estar em pratos limpos, confirmar a viabilidade da obra para ligar Aveiro a Viseu e Setúbal/Poceirão/Évora (Azul)

3º Fase da Obra – Ligação em bitola Europeia da linha a norte com a linha a sul passando pelas cidades de Viseu/Coimbra/Tomar/Santarém/Évora (Vermelho).
4ª Fase da Obra – Centros logísticos em Évora e Viseu aproveitando o cruzamento de 3 linha distintas em cada uma das cidades.

Falta os Portos e seus administradores...
Para melhor organizar os portos Portugueses e acabar com guerrinhas insignificantes vão existir 5 capelinhas cada uma com 5 administradores, serão bem pagos, não serão escolhas politicas e mau desempenho significa despedimento.

As capelinhas são:

-Portos dos Açores
-Portos da Madeira
-Portos do Norte de Portugal
-Portos do Centro de Portugal
-Portos do Sul de Portugal

sábado, 2 de junho de 2012

Camilo, os Alemães, seus submarinos e o nosso jornalismo de trazer por casa.

Habituado ao nosso jornalismo de trazer por casa, ocasionalmente ainda me divirto quando alguns dos seus protagonistas puxam dos galões.
Quando os americanos afirmaram que Portugal tinha um jornalismo “soft” muitos foram os que se indignaram, poucos reconheceram a veracidade destas afirmações.
Eu posso apenas agradecer ao wikileaks toda a informação disponibilizada.

Vem isto a propósito das famosas PPP’s e dos jornalistas do JDN ao afirmarem que já em 2007 tinham escrito sobre isso, realçando posteriormente no programa “X”(SIC) que até confrontaram Paulo de Campos sobre o assunto.
Reconhecendo que o referido grupo económico tem dos melhores elementos da profissão em causa existentes na Tugolândia ficam as perguntas…

Se alertaram em 2007, qual a razão para não questionar o TC sobre se tinha ou não conhecimento dos contratos ocultos que denunciaram?
E em 2008? Voltaram a perguntar? E em 2009 e 2010 quando as inaugurações se sucediam com tendas e festas de encher o olho? Perguntaram de onde vinha todo esse dinheiro? Lembraram-se de confrontar o PM sobre os ditos contratos ocultos? Sobre os custos e o desconhecimento do TC dos mesmos?

Seria complicado por cada inauguração questionar o TC sobre se tinha ou não conhecimento de contratos ocultos relacionados com a PPP inaugurada? E aproveitar e questionar igualmente o ministro em causa e o PM?
Eu até detesto ter razão, mas vou dar outro exemplo.

Quando o nosso amigo José Sócrates inaugurou a ligação do porto de Aveiro por ferrovia alguém questionou o “Engº das Renováveis” sobre o absurdo de fazer uma ligação de linha única, não eletrificada?
Não dava para ver o absurdo de construir essa linha e utilizamos gasóleo como energia para mover as locomotivas? E como é linha única…há…há…há…1 de cada vez!

Vamos a ver se eu entendi…o objetivo é conquistar o mercado espanhol, transportando mercadorias para as suas plataformas logísticas Com locomotivas movidas a gasóleo?
É como ir tentar ganhar um GP de fórmula 1 com o VW Carocha! Será que estas alminhas não entendem que o custo associado é muito superior?
Claro que chega lá, como o VW também pode chegar ao fim da corrida de Formula 1, mas o tempo é incomparavelmente superior.
O custo por km percorrido/tonelada transportada também não será certamente favorável a este nosso novo investimento!
Claro que estes Génios, pensaram nisso e não iremos para Espanha com locomotivas a gasóleo, mas o que temos garantido, é que seja qual for o destino final das mercadorias, teremos custos associados a mudanças de locomotivas, e claro a garantia de custos associados á nova plataforma logística que fica exatamente a 9 ou 10 km, dando portanto a ganhar ao respectivo lobby, mas encarecendo os custos do produto, pois o que fica é que todos os comboios que saiam do porto de Aveiro, são receita garantida para a nova plataforma logística!
Mesmo que seja para ir diretamente para o mercado espanhol o produto sai sempre mais caro! Será possível que estes "Génios" não entendam que os portos portugueses, estão a competir diretamente com os espanhóis? E que ao encarecer sem necessidade os produtos, prejudicam aqueles que querem beneficiar?
Eu compreendo, denunciar sim, mas baixinho… é o medo de perder a publicidade das empresas ligadas ao sistema!

E já agora, que até estou bem-disposto não podia deixar de dar uma ajuda jornalística ao nosso amigo Camilo.
“O nosso amigo camilo, num dos seus últimos artigos vem elogiar o ministro alemão da Economia (Philipp Röesler), por este ter vindo a Portugal com um conjunto de empresários com vontade de aumentar as compras a Portugal. Para um país intervencionado, onde até as crianças já conhecem a palavra "exportações", este facto devia ser suficiente para darmos ao assunto muita atenção.
Mas, surprise, surprise, ontem não houve jornal que tivesse posto o assunto em manchete. As opções foram várias, desde as "secretas" à visita dos príncipes das Astúrias”
Camilo, os alemães (e todos sabem o que penso dessa gentinha) não estão a pensar em Portugal?

Os alemães estão preocupados pois entre Junho e o final do verão tem de descarregar 1 submarino na Tugolândia, o nosso amigo “Arpão” e claro, querem receber e já!

Foi na Grécia e será em Portugal!

O rombo de mais 500 milhões nas contas vai correr mal, então os Alemães fazem com Portugal o que Portugal faz com a Venezuela, o pagamento será em géneros!
Portugal em troca das exportações para a Venezuela traz petróleo, os Alemães descarregam 1 submarino e de tudo o que produzimos eles enchem contentores e contentores de matéria-prima que necessitam.

Eu que até detesto intrigas aposto que estão de olho nas nossas reservas de lítio, como só temos os calhaus e nem os transformamos em lítio para ser utilizado na indústria eles levam matéria-prima que sai a bom preço e ainda vendem a Portugal parte do lítio extraído dos calhaus.
Mas voltando ao Porto de Aveiro, segundo o nosso ministro da economia as ligações por ferrovia ao centro da Europa terão origem em Sines e Aveiro.

Já passaram muitos anos desde a primeira vez que ouvi falar no TGP para Portugal, curiosamente a minha primeira pergunta foi por onde passam as mercadorias cujo destino é o centro da europa?
Agora já sabemos! É por Sines e por Aveiro!

Eu que de jornalista tenho pouco tenho de reconhecer que fui enganado pela comunicação social quando em Março de 2010 dei os parabéns a Ana Paula Vitorino por ligar oporto de Aveiro à linha férrea.

Mas nessa altura eu, influenciado pelo nosso jornalismo “soft” ainda não tinha conhecimento do mamarracho que tínhamos construído.

Só em Novembro de 2010 é que por coincidência pesquisando algo completamente diferente dei com “a coisa”.
Neste momento é altura de fazer o ponto da situação visto que o nosso jornalismo não pode acompanhar, certamente por falta de meios, todas as alterações decorrentes desta decisão.

Fizemos uma PPP para ligar o porto de Aveiro por linha única a uma plataforma logística com as locomotivas a serem movidas com gasóleo, vamos imaginar que por 30 a 50 anos.
Depois mais uma PPP para a plataforma logística que fica a 9 ou 10 km do porto de Aveiro, mais uma vez com lucros superiores a 11%.

Agora passados 2 anos vamos pagar tudo e fazer de novo.
Vai ser criada mais uma TAG em Portugal Bipolar “Detesto ter razão”.

Se tudo correr como previsto, muito se vai escrever nesta TAG nos próximos tempos.
Nota: TGV espanhol a vermelho

           Novo caminho para mercadorias a Amarelo

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tribunal de Contas - “compensações contingentes”

Depois da palhaçada que existiu na renegociação das rendas no setor elétrico,(Na renegociação das PPP's espero cortes de calibre eletrico) chega agora mais um relatório do tribunal de contas, desta vez sobre as PPP’s rodoviárias.

São 520páginas a relatar basicamente mais do mesmo, como já aqui foi referido vezes sem conta as PPP’s são um ótimo negócio…

- Para as concessionárias;
-  Para os Bancos;

- Para as empresas de Construção Civil;
- Para os partidos, para todos, todos ganham e o contribuinte no final assume todas as contas!

Não!
Chega de corrupção, chega de pagar faturas de almoços onde eu nunca estive.

São mais de 42 mil milhões!
Rentabilidades médias entre os 11% e os 14% ao ano?

Meus amigos, não conseguimos pagar!
É tão simples quanto isso.

Isto já não é roubar o cofre, é levar o banco.
A história é simples de contar, o governo quer apresentar obra, para variar, mais uma autoestrada, mas como não tem dinheiro assume uma PPP e ao concurso respondem 5 consórcios cada um com o seu preço.

O governo pega nos 3 melhores e inicia negociações particulares com todos, tendo a intenção de melhorar as primeiras propostas apresentadas pelos concorrentes, no final o preço a pagar e os riscos assumidos pelo estado são muito superiores às propostas iniciais.
O Tribunal de Contas chumba os projetos pois entre outras irregularidades segundo a lei é ilegal as propostas finais terem preço e risco superior às propostas iniciais e o preço tinha subido 705 milhões de Euros.

O que faz  o governo?
- Primeiro alega que devido à crise internacional as coisas mudaram e o financiamento é mais difícil, o que era verdade.

Não avançar com a obra?
- Nem pensar, esta e outras PPP’s dão dinheiro a muita gente, então com um rasgo de inteligência próprio dos “espertos” tenta enganar o Tribunal de Contas, remetendo para o Tribunal contratos com preços inferiores ao da primeira proposta mas assinando outros contratos paralelos com os bancos; concessionárias e construtoras em que assume pagamentos por “compensações contingentes” sobre as quais nada informa o Tribunal, este desconhecendo os contratos paralelos dá autorização para a obra avançar…

foi detetada a existência de acordos entre os Bancos financiadores, as Subconcessionárias e a E.P., S.A., consagrando um conjunto de denominadas “compensações contingentes”, as quais, nos termos acordados, são devidas às subconcessionárias sem reservas ou condições e têm por objetivo compensar as mesmas pelos custos financeiros adicionais sofridos, em resultado da crise financeira internacional.

 Note-se que o valor atualizado dos encargos previstos com os contratos reformados mais os encargos relativos aos invocados acordos de “compensações contingentes” equivaleria, na prática, ao valor atualizado previsto com os anteriores contratos – BAFO, que foram objecto de recusa de visto por parte do Tribunal.

Importa ainda sublinhar que aqueles acordos não foram referenciados no clausulado dos contratos “reformados” nem sequer indicados como seus anexos e, também, não foram juntos aos processos que foram enviados para o TC.”

Resumindo, se somarmos o valor final da proposta ao valor das “compensações contingentes” obtemos o valor da proposta final chumbada pelo Tribunal de Contas, sendo portanto todos estes pagamentos ilegais, no mínimo…
Já me habituei a ler os Relatórios do T.C. na Saúde, Nas Autoestradas, nas empresas municipais ou municipalizadas, nos transportes, quem não se lembra da pequena troca de ideias aqui realizada quando abordei os transportes?

É que a história é sempre a mesma, mudam os protagonistas e siga a festa, pois o dinheiro é para distribuir por poucos, mas acaba por ser pago por todos!
É a vida!

Isto só muda quando alguém for preso, até lá é roubar à tripa-forra, o ZÉ Contribuinte no final paga tudo!
O que eu não entendo é que no meio de tanta cabeça pensadora entre mudar uma lei ou mentir descaradamente ao T.C. e ocultar provas, escolheram o pior caminho.

O pior caminho…num país normal!