terça-feira, 5 de junho de 2012

Portugal - O Senhor dos Anéis – Portos Portugueses e transporte de mercadorias para o centro da Europa – (Cap. 24)



Se juntarmos todos os portos portugueses chegaremos a perto de metade da movimentação de contentores do porto de Barcelona.

Com a nossa costa é uma vergonha!
Neste momento cada porto Português tem a sua capelinha e cada capelinha, tem 5 administradores.

Não sendo a maioria, 1 ou 2 em cada 5 são nomeados politicamente, podem não entender nada do assunto mas são cargos a ocupar pelos Boys, com ordenado a condizer + carro + comunicações + C. Credito e outras regalias.

Quando olhamos para a produção, todos juntos não valem um.

Com pequenas guerrinhas entre eles na expectativa de desviar algum do movimento do porto mais perto para o seu fazendo assim boa figura, confesso que esta falta de visão por vezes tem o condão de me irritar.
Depois quando finalmente passados anos em desespero chega a boa notícia, vamos ligar os portos Portugueses por bitola europeia ao centro da europa, eu desconfiei.

Desconfiei pois não é normal na Tugolândia, passar anos e anos a estudar um assunto e depois decidir bem!
É coisa que por estas bandas não faz muito sentido…

Tinha razões para isso, as ligações ao centro da Europa partem de Sines e Aveiro!
Aveiro?!?

Então não foi em Aveiro que o Engº das renováveis veio fazer uma inauguração em 2010?
Então ainauguração não era a ligação do comboio ao porto de Aveiro?

Era e foi. Até montaram uma PPP para isso!

E depois para que as condições fossem perfeitas a 10 kms tem um centro de logística à disposição!

O que não foi dito, o que os nossos jornalistas calaram e defenderam interesses instalados é gritante!
A linha que liga o porto de Aveiro ao comboio é linha única, claro que não é eletrificada ( foi para poupar???!?!?!?!??!) e agora vai tudo para o entulho e fazemos novamente?

Não! Chega de torrar dinheiro!
As ligações diretas a Espanha só podem ser feitas nos maiores portos Portugueses, que já estão servidos de ligação ferroviária aos respetivos portos.

A bitola Ibérica é de 1668 mm e a bitola padrão ou bitola Europeia é de 1435mm.
É muito mais simples reduzir o espaçamento da bitola em linhas já construídas e funcionais, do que desmanchar tudo em Aveiro para construir novamente.

Os portos com maior movimentação de carga são Sines e Leixões! É de lá que as ligações devem partir.
Depois sobre Aveiro antes de desfazer vamos estudar bem o assunto e mandar investigar toda essa mancha de merda que tresanda a corrupção.

Depois também ouvi falar que Sines vai ter uma derivação para o poceirão e para a Autoeuropa!
Isto vai de mal a pior!

Vão fazer uma linha específica a acabar à porta da Autoeuropa?
Anda tudo doido?

Para fazer a derivação até à Autoeuropa a linha tem de chegar ao mar e ao respetivo porto (Setúbal) não acaba à porta de uma firma!
Bem explicada esta ligação pode perfeitamente fazer sentido.

Admito inclusivamente que a ligação ao porto de Aveiro venha a ser feita, mas nunca antes de leixões e nunca antes dos contratos assinados estarem muito bem explicados e renegociados, pois pelo cheiro muita porcaria esta associada a essa magnifica obra…
De todos os nossos dirigentes iluminados já algum reparou que qualquer transporte proveniente de Africa ou das Américas os primeiros portos que encontra são os Portugueses?

1ª fase da Obra Ligar os Portos de Sines e leixões ao centro da Europa por linha férrea (amarelo).
2ª Fase da Obra– Depois de todo o negócio de Aveiro estar em pratos limpos, confirmar a viabilidade da obra para ligar Aveiro a Viseu e Setúbal/Poceirão/Évora (Azul)

3º Fase da Obra – Ligação em bitola Europeia da linha a norte com a linha a sul passando pelas cidades de Viseu/Coimbra/Tomar/Santarém/Évora (Vermelho).
4ª Fase da Obra – Centros logísticos em Évora e Viseu aproveitando o cruzamento de 3 linha distintas em cada uma das cidades.

Falta os Portos e seus administradores...
Para melhor organizar os portos Portugueses e acabar com guerrinhas insignificantes vão existir 5 capelinhas cada uma com 5 administradores, serão bem pagos, não serão escolhas politicas e mau desempenho significa despedimento.

As capelinhas são:

-Portos dos Açores
-Portos da Madeira
-Portos do Norte de Portugal
-Portos do Centro de Portugal
-Portos do Sul de Portugal

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