terça-feira, 26 de junho de 2012

Portugal – O Senhor dos Anéis –Portos zona Norte (Cap. 32)

Conforme foi afirmado no Cap 24 desta saga, se juntarmos todos os portos portugueses chegaremos a perto de metade da movimentação de contentores do porto de Barcelona.

Com a nossa costa é uma vergonha!

Neste momento cada porto Português tem a sua capelinha e cada capelinha, tem 5 administradores.

Não sendo a maioria, 1 ou 2 em cada 5 são nomeados politicamente, podem não entender nada do assunto mas são cargos a ocupar pelos Boys, com ordenado a condizer + carro + comunicações + C. Credito e outras regalias.

Quando olhamos para a produção, todos juntos não valem um.
Tudo isto foi resolvido no Cap 24, ficando Portugal Continental dividido em 3 zonas (Norte Centro e Sul) cada uma com a sua Administração mas neste caso não ficam apenas responsáveis por administrar um porto mas sim toda uma zona com os seus portos principais e secundários.

Este capítulo serve para aprofundar a zona norte, seus portos principais e ligação à linha férrea.
Na zona Norte temos de considerar 3 Portos Principais:

-Viana do Castelo
-Leixões
-Aveiro

Recordo apenas que Aveiro é o tal porto onde foi inaugurada uma ligação à linha férrea em 2010, pelo nosso engenheiro das renováveis!
A linha é única e a locomotiva funciona a Gasóleo…enfim, a Tugolândia no seu melhor!
aqui e aqui.
A Administração da zona norte fica responsável pela gestão destes três portos, sendo que o porto principal é leixões!
A primeira ligação ao centro da europa Parte de leixões!

O Porto de Viana e de Aveiro podem igualmente ficar ligados a esta linha mas primeiro à que entender o que se passou em Aveiro e verificar a viabilidade económica de prolongar a linha férrea até Viana.
No Capitulo 24 não foi considerada a ligação a Viana, pois segundo o nosso ministro da Economia a ligação principal deve partir de Aveiro…

Tinha igualmente considerado como ponto logístico Viseu, fazia mais sentido pois ficava no caminho para Salamanca e entre Aveiro e Leixões.

Como agora vamos considerar também Viana, já não faz tanto sentido manter Viseu como ponto Logistico Principal.

Considerando que os 3 portos passam a estar ligados à linha férrea por bitola europeia, que o centro logístico fique perto de castelo de Paiva, saindo daí as linhas para Leixões; Aveiro e Viana.
A ligação a Viana inclui passagem por Paredes; Guimarães e Braga.


A norte o resto é com os Espanhóis.
Para os nossos maninhos faz todo o sentido ligar os Portos de Vigo e da Corunha, passando por Santiago, só que da Corunha ou de Vigo a Salamanca são 400Kms e de Vigo a Braga são 80 Kms…

Falta falar da zona Centro e Zona sul, no centro a confusão é grande, a sul todos os portos do Algarve sofrem de constrangimentos, sendo a sua ampliação complicada e para agravar estão em zonas ecológicas sensíveis.
Isso será assunto para outro post, pois este vai longo.

Mas seja qual for a decisão a tomar no centro e sul de Portugal temos de ligar a Linha Que sai de leixões à linha que sai de Sines.

Essa linha sai do centro logístico de Castelo de Paiva e passa por Viseu (opcional); Coimbra; Tomar; Santarém; Samora Correia (Opcional) e Poceirão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas que grande loucura! Este senhor alguma vez terá ido a Castelo de Paiva? Um centro logístico em plena serra? Valha-nos Deus!

O Portugal Bipolar disse...

Basta pensar 1 pouco...
Se o Porto de Leixões for transformado em Bitola Europeia...
Se o Porto de Viana do Castelo tiver ligação Ferroviária em bitola Europeia...
Se o Porto de Aveiro (Inaugurado por Sócrates com Locomotiva a Gasóleo e via única) tiver ligação Ferroviária em bitola Europeia...
A melhor localização para cruzamento das 3 linhas, criar 1 centro logístico de apoio e continuar a linha para Espanha é Castelo de Paiva.

Será assim tão complicado num raio de 30 km de Castelo de Paiva arranjar uma boa localização para o cruzamento das 3 linhas, ligação a Espanha e centro logístico?

Que soluções tens tu?!?!?!

Já sei, mais 1 Anónimo e bla,,,bla,,,bla,,
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É o costume!