quarta-feira, 30 de março de 2011

Perfect Storm XIX_Transportes

A barraca vai a baixo!

Os alemães estão fartos, dos malabarismos e principalmente de lhes estarem constantemente a pedir dinheiro.
O buraco apurado do BPN é de 2 mil milhões e não aparecem nas contas? Andamos a brincar as escondidas?

Não existe paxorra! Contas em cima da mesa e já! Por falar em contas…
Como estão as empresas de transportes pergunta Merkel franzindo o sobrolho ?
Hummmmmm… em 2010 também injectaram mais de 500 milhões…

Mas se injectaram 500 milhões e as empresas continuam a dar prejuízo é porque o dinheiro ainda não é suficiente ou as empresas estão mal geridas ou pelos serviços públicos prestados tem de pagar mais…

Com a nossa sorte, julgo ser correcto admitir que ambas são verdade
Seja como for vamos também incluir essas empresas nas contas de 2010!
O problema é quando se inicia a escavação o buraco vai crescendo…crescendo…
Mas para ter uma noção de quanto necessitamos de ajuda tem que ser, e até dói!

Os dados do Tribunal de contas só vão de 2003 até 2008 mas o aumento anual da divida é de 11% na Carris; 11% na STCP; 6% no Metro do Porto e 13% no Metro de Lisboa.

Em 2011 o total que da divida destas 4 empresas chega a 7.5 mil milhões!
Ora ainda falta juntar a Transtejo - 86 milhões e Soflusa – 13 milhões que também estão em falência técnica, mas como “Só” acrescentam 100 milhões isso até são trocos.

Claro que o tribunal de contas aponta vários desperdícios, dos quais destaco compra de Audi’s A6 e A4 para os administradores de 4 em 4 anos mas existe muito, mas muito mais…

E já está tudo pergunta o Tugolês já em desespero!
Claro que não, então e não incluíamos a CP e a REFER?
Pois…

A CP e a REFER juntas devem 10 mil milhões! Palavra de ministro…

Bem nesse caso a coisa anda pelos 17.6 mil milhões, tendo em consideração que o PIB Português de 2010 ronda os 175 mil milhões as empresas de transporte tem de dívidas 10% do PIB!

Claro que não vamos incluir tudo no orçamento de 2010, vamos incluir os 500 milhões referidos anteriormente e depois anualmente vamos aumentar as transferências do Orçamento Geral do Estado para estas empresas e claro aumentar o preço dos transportes públicos!

Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...Tic...Tac...



Faltam 2 Dias!




Link para Relatórios do TC.
 
1 e 2

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