domingo, 28 de março de 2010

Certificados de Aforro_Historias do meu País


Caríssimos seguidores atentos do Blog mais badalado de Portugal!
Voltando à bipolaridade, que para mim, como já devem ter reparado é um tema bastante apetecível.
Historias do meu País…
Quando este rapaz, em meados de 2008 teve de investir dinheiro num computador portátil, tive de fazer umas continhas, e inclui também o OFFICE e Antivírus .
Consultei a VORTEN, VOBIS a FNAC, etc…
Cheguei a um valor sempre superior a 2.000€ (O PC é Bastante razoável).
Entretanto, por casualidades da vida, encontrei um antigo colega de trabalho, que tinha aberto uma firma que vendia material informático.
Tendo a conversa decorrido nos seguintes moldes:
Jony: então Francisco tudo bem? Tas fixe? Então abristes uma firma?
Francisco: ya tá tudo na boa, como te deves lembrar, a firma onde ambos trabalhamos tá mal, e eu optei por seguir o meu caminho, agora vendo desde computadores a impressoras e consumíveis…é a vida!
Jony: é pá então tenho uma proposta para te fazer, tenho de comprar um pc e os preços que tenho são (X) para dar o dinheiro a ganhar a quem não conheço, se pelo mesmo material me fizeres um preço igual o negocio é teu, pois eu já que tenho de gastar dinheiro, prefiro dar algum lucro a quem conheço, do que a firmas que não me dizem nada.
Francisco: OK, vou ver se consigo mais barato…
Passados uns dias o meu amigo telefonou-me a informar que realmente conseguia o PC e os programas a preços muito semelhantes aos que eu consultei na VORTEN, VOBIS e FNAC, tendo-lhe pedido também uma impressora, que pelos preços que tinha ficou igual ao que gastaria se tivesse comprado noutro lado qualquer!
Moral da história, eu fiquei com o material que pretendia, e o meu amigo Francisco, fez mais um negócio, possibilitando-lhe algum lucro.
Ficamos ambos contentes e despedimo-nos até uma próxima oportunidade!
Devem vocês estar a pensar onde vai dar esta historia…. As minhas vão normalmente dar sempre ao mesmo sítio!
Falemos então de Portugal, ora bem, o nosso país está na merda! Não é de hoje, mas actualmente como já referi anteriormente anda a pedir a investidores internacionais 60 milhões de € por dia!
Dos quais paga entre 3 % a 4% de juros anuais! Aqui não existe nada de mal, são as leis do mercado, e o mercado é soberano!
O que eu não entendo é por que razão tratamos tão mal os certificados de aforro.
E o que são os certificados de aforro, perguntam os meus amigos, vá lá perguntem!!
O QUE SÂO CERTIFICADOS DE AFORRO?
R: Caríssimos, os Certificados de Aforro, são um tipo de depósitos sobre poupanças dos particulares, que os países aproveitam para utilizar esse dinheiro dos particulares, pagando os respectivos juros.
Ora estando Portugal sem dinheiro para mandar cantar um cego, era de esperar, já que tem de pedir dinheiro e pagar juros, que chegassem á mesma conclusão que eu com a historia do computador…
ERRADO! Ora o nosso país vai pedir dinheiro lá fora e paga entre 3% a 4%, e o dinheiro que os Portugueses ainda tem em Certificados de Aforro é pago a 0.65%, anda tudo ao contrário!
Portanto, tem sido levantado (pelos particulares) milhões e milhões de €, que detinham em certificados, pois o juro é mínimo, e Portugal tem ainda de pedir mais lá fora…
Seria assim tão complicado remunerar os Portugueses, que tem poupanças com os mesmos juros que o mercado nos exige para nos financiar?
Então se pagamos 3 ou 4% a investidores internacionais, não poderíamos pagar o mesmo aos Portugueses?
Mal por mal o dinheiro ficava cá dentro, e era riqueza que não saia da fronteira!
Em jeito de conclusão a ideia que fica é que o nosso governo vai pagar milhões em juros, mas quando teve de escolher a quem dava o dinheiro, e a escolha era simples, entre Portugueses e não Portugueses, escolheu os segundos…
Não quero com isto dizer que o dinheiro dos Certificados seria suficiente, mas quanto mais Houvesse em certificados de aforro, menos teríamos de pedir ao estrangeiro, e o dinheirinho ficava dentro de portas! Sendo os meus compatriotas contemplados com juros, que de momento ninguém lhes dá!
Como dizia alguém que conheci em tempos…
1 Homem, é 1 Homem,
1 Escaravelho, é 1 Escaravelho,
E uma barata é 1 bicho…
Belo final, pois para mim faz tanto sentido como tudo o que escrevi anteriormente, ou seja, NENHUM!


Fiquem bem e até á próxima!

 

2 comentários:

Anónimo disse...

AMEN! 1000% de acordo!

Anónimo disse...

Então e depois quem é que metia dinheiro nas contas a prazo dos bancos?? hmm??? hmm???
Há que não estragar os negocios dos Ricardos Salgados que lá vão cagando uns ministros e dinheiro para os partidos gastarem nas eleições.