quinta-feira, 29 de maio de 2014

P.S.A. -ILHAS.PT-Ilha do Corvo recebe 50 seguidores solares da amareleja e 1MW Eólica – Armazenamento Hidrogénio e mobilidade. Cap. 2.


 
A ilha do Corvo tem menos de 400 habitantes e necessita de 4 MW de energia por dia.

A “coisa” funciona assim, com central termelétrica a gasóleo e um reservatório na ilha de 25m³ ou 25.000 Litros, tudo anda sobre rodas quadradas.

Sempre que necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12 reservatórios e capacidade pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da Ilha de São Miguel, anda mais de 500 kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100 (aguardo confirmação) e descarrega 800 m³ de diversos combustíveis na Ilha das Flores e aproveita a viagem reabastecendo igualmente a ilha do Corvo (sempre que o tempo o permite) depois volta a percorrer mais de 500kms novamente, sendo tudo isto custos de insularidade.

Está bom de ver que um navio carregado a 25% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida e volta superior a 1.000km para descarregar combustíveis não sai barato, mais caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade do ano.

O tanque de 25.000 litros é abastecido 16 vezes a 90% da capacidade, temos para a Ilha do Corvo necessidades anuais a rondar os 360.000 Litros de combustível, que entre refinação; Armazenamento; transporte para são Miguel; Trasfega; armazenamento; trasfega; transporte para a Ilha do Corvo; trasfega e armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 6€/litro, ou 2 Milhões de €uros ano que em 20 anos são 40 Milhões, mais o custo da central térmica, que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando 60 milhões para obter energia e andar de carro no meio do atlântico.

Não discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.

O que eu discordo é da maneira como isso se faz.

Então temos ilhas que necessitam de 4MW de energia / dia e temos centrais solares no continente? E depois andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível às ilhas para eles produzirem eletricidade?

Isto faz algum sentido?

Considerando 80% do rendimento da amareleja proponho 50 seguidores solares para a Ilha do Corvo, dos 2.520 seguidores existentes.

1.      O custo destes seguidores solares na solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ / Seguidor Solar ou 50 Und x 150.000 = 7.500.000€ (valor incluindo instalação no Corvo) e ainda sobram 2.470 Seguidores solares para distribuir.


2.      Vamos acrescentar 2 ventoinhas de 0.5 MW de Capacidade Instalada cada, ficando o continente com 4.700 MW – 1 MW = 4.699 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, 1.227.000€ (valor incluindo instalação no Corvo).


3.      Claro, que não poderiam faltar os sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova fábrica de baterias vai fornecer 10MW de sistema de armazenamento para o Corvo, com 1 custo total de 10.000.000€ em que( 10% de perdas com armazenamento  + 10% de perdas por (re)injeção de energia na rede e  adicionalmente perdas de transporte de energia de 6%).

 
4.      Transformação por hidrólise de eletricidade excedente em Hidrogénio que é armazenado e Oxigénio, libertado para a atmosfera, com a capacidade de produzir 50kg Hidrogénio / Hora ( perdas de 10% com armazenamento; considerado que só transforma em Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida).
 

5.      Armazenamento de Hidrogénio até 5 Tn, ou 5.000 kg para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de 500.000€.
 

6.      E por último a ligação por cabo submarino à ilha das Flores inaugurando a nova fábrica da PRYSMIAN em Sines, com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço de 1.300€/MW/km, são 30kms x 52.000€ =1.560.000€.

 
São perto de 21 Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha ter energia, não poluente durante os próximos 20 anos e podemos fechar a central termelétrica, que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos de combustíveis fósseis, poupando em 20 anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 7 milhões de litros de combustível, não será isto superior a 20 Milhões gastos com o investimento?

Combustíveis para o a Ilha do Corvo? Eletricidade não necessita! Carros e barcos têm 2 combustíveis à escolha Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões falaremos mais tarde, que o post vai longo, para variar…

No quadro seguinte, mostra as necessidades energéticas e a nova produção Eólica e solar.


 
 


Sem comentários: