A ilha do
Corvo tem menos de 400 habitantes e necessita de 4 MW de energia por dia.
A “coisa”
funciona assim, com central termelétrica a gasóleo e um reservatório na ilha de
25m³ ou 25.000 Litros, tudo anda sobre rodas quadradas.
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da Ilha
de São Miguel, anda mais de 500 kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100
(aguardo confirmação) e descarrega 800 m³ de diversos combustíveis na Ilha das
Flores e aproveita a viagem reabastecendo igualmente a ilha do Corvo (sempre
que o tempo o permite) depois volta a percorrer mais de 500kms novamente, sendo
tudo isto custos de insularidade.
Está bom de
ver que um navio carregado a 25% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida e
volta superior a 1.000km para descarregar combustíveis não sai barato, mais
caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade
do ano.
O tanque de 25.000 litros é abastecido 16 vezes a 90% da capacidade, temos
para a Ilha do Corvo necessidades anuais a rondar os 360.000 Litros de combustível,
que entre refinação; Armazenamento; transporte para são Miguel; Trasfega;
armazenamento; trasfega; transporte para a Ilha do Corvo; trasfega e
armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 6€/litro, ou 2
Milhões de €uros ano que em 20 anos são 40 Milhões, mais o custo da central térmica,
que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano, que em 20
anos são mais 20 milhões totalizando 60 milhões para obter energia e andar de
carro no meio do atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 4MW de energia / dia e temos centrais solares no
continente? E depois andamos a transportar milhões de litros a fornecer combustível
às ilhas para eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
Considerando
80% do rendimento da amareleja proponho 50 seguidores solares para a Ilha do
Corvo, dos 2.520 seguidores existentes.
1. O custo destes seguidores solares na
solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ / Seguidor Solar ou 50 Und x
150.000 = 7.500.000€ (valor incluindo instalação no Corvo) e ainda sobram 2.470
Seguidores solares para distribuir.
2. Vamos acrescentar 2 ventoinhas
de 0.5 MW de Capacidade Instalada cada, ficando o continente com 4.700 MW – 1 MW
= 4.699 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, 1.227.000€ (valor
incluindo instalação no Corvo).
3. Claro, que não poderiam faltar os
sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova fábrica de baterias vai
fornecer 10MW de sistema de armazenamento para o Corvo, com 1 custo total de
10.000.000€ em que( 10% de perdas com armazenamento + 10% de perdas por (re)injeção
de energia na rede e adicionalmente perdas de transporte de energia
de 6%).
4. Transformação por hidrólise de
eletricidade excedente em Hidrogénio que é armazenado e Oxigénio, libertado
para a atmosfera, com a capacidade de produzir 50kg Hidrogénio / Hora (
perdas de 10% com armazenamento; considerado que só transforma em Hidrogénio
50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias e só existe
produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida).
5. Armazenamento de Hidrogénio até 5 Tn,
ou 5.000 kg para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de
500.000€.
6. E por último a ligação por cabo
submarino à ilha das Flores inaugurando a nova fábrica da PRYSMIAN em Sines,
com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço de 1.300€/MW/km, são 30kms x
52.000€ =1.560.000€.
Combustíveis
para o a Ilha do Corvo? Eletricidade não necessita! Carros e barcos têm 2 combustíveis
à escolha Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões falaremos mais tarde, que o
post vai longo, para variar…
No quadro
seguinte, mostra as necessidades energéticas e a nova produção Eólica e solar.
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