Esta ilha já
aposta em energia Hídrica, na Central Alem Fazenda, com capacidade instalada de
1.2MWh e em energia Eólica com 0.6MW instalados no Parque Eólico Boca da Vereda
e como complemento a tudo isto, claro, energia TERMICA, a “coisa” funciona
assim, com central termelétrica a gasóleo e 7 reservatórios com capacidade
total de 840m³ ou 840.000 Litros é sempre a bombar…
Sempre que
necessário é chamado o Navio Petroleiro “CHEM DEISY” que com os seus 12
reservatórios e capacidade que pode carregar 3.406m³ de combustíveis, Larga da
Ilha de São Miguel, anda mais de 500 kms, gastando no mínimo 400 Litros aos 100
(aguardo confirmação) e descarrega 800 m³ de diversos combustíveis na Ilha das
Flores e aproveita a viagem reabastecendo igualmente a ilha do Corvo (sempre
que o tempo o permite) depois volta a percorrer mais de 500kms novamente, sendo
tudo isto custos de insularidade.
Está bom de
ver que um navio carregado a 25% da sua capacidade, fazendo uma viagem ida e
volta superior a 1.000km para descarregar combustíveis não sai barato, mais
caro fica se considerarmos as 16 viagens anuais necessárias para a totalidade
do ano.
Com 16
Abastecimentos anuais a rondar os a 75% da capacidade, temos para a Ilha das
Flores necessidades anuais de 10.000.000 Litros de combustível, que
considerando refinação e Armazenamento em Sines; transporte para são Miguel; Trasfega e
armazenamento em São Miguel; trasfega e transporte para a Ilha das Flores; trasfega e
armazenamento pronto para utilização já estamos a falar de 5€/litro, ou 50
Milhões de €uros ano que em 20 anos são 1.000 Milhões, mais o custo da central
térmica, que com os bons negócios estatais deve custar mais 1 milhão por ano,
que em 20 anos são mais 20 milhões totalizando 1.020 milhões para obter energia
e andar de carro no meio do atlântico.
Não
discordo, todos temos o direito a andar de carro e ter luz elétrica.
O que eu
discordo é da maneira como isso se faz.
Então temos
ilhas que necessitam de 30MW de energia / dia e temos centrais solares no
continente? E depois andamos a transportar milhões de litros a fornecer
combustível às ilhas para eles produzirem eletricidade?
Isto faz
algum sentido?
Considerando
80% do rendimento da amareleja proponho 470 seguidores solares para a Ilha das
Flores, dos 2.520 seguidores existentes, 50 foram para a Ilha do Corvo e 470
para a ilha das Flores.
1. O custo destes seguidores solares na
solução C (anteriormente falada) é de 150.000€ / Seguidor Solar ou 470 Und x
150.000 = 70.500.000€ (valor incluindo instalação nas Flores) e ainda sobram 2.000
Seguidores solares para distribuir.
2. Vamos igualmente considerar 2
ventoinhas de 1 MW de Capacidade Instalada cada, ficando o continente com 4.699
MW – 2 MW = 4.697 MW de capacidade instalada, acho que sobrevivemos, por cá, custo
de 1.227.000€ (valor incluindo instalação na Ilha das Flores).
3. Claro, que não poderiam faltar os
sistemas de armazenamento, com sede em braga, a nova fábrica de baterias vai
fornecer 30MW de sistema de armazenamento para a Ilha, com 1 custo total de 30.000.000€.
4. Transformação por hidrólise de
eletricidade excedente em Hidrogénio que é armazenado e Oxigénio, libertado
para a atmosfera, com a capacidade de produzir 200kg Hidrogénio / Hora , custo de
400.000€.
5. Armazenamento de Hidrogénio até 20
Tn, ou 20.000 kg para que possa ser usado por carros ou barcos, com um custo de
2.000.000€.
6. E por último a ligação por cabo
submarino à ilha das Flores inaugurando a nova fábrica da PRYSMIAN em Sines,
com a capacidade de 40 MW bidirecionais e o preço de 1.300€/MW/km, são 30kms x
52.000€ =1.560.000€ (já considerado no post Anterior).
São 105
Milhões de €uros de custos, que permitem aos habitantes da ilha das Flores ter
energia não poluente durante os próximos 20 anos, podemos fechar a central termelétrica,
que durante 20 anos é uma pipa de massa e certamente não necessitamos de combustíveis
fósseis que neste momento representam 10 milhões de litros ano, poupando em 20
anos 320 viagens do Navio Petroleiro “CHEM DEISY” e 200 milhões de litros de
combustível, não será isto superior a 105 Milhões gastos com o investimento?
Combustíveis
para o a Ilha das Flores? Eletricidade não necessita! Carros e barcos têm 2
combustíveis à escolha Eletricidade e Hidrogénio, sobre Aviões falaremos mais
tarde, que o post vai longo, para variar…
.
No quadro
seguinte, mostra as necessidades energéticas e respectiva produção.
Critérios:
Critérios:
- 10% de perdas com armazenamento.
- 10% de perdas por (re)injeção de energia na rede.
- 6% perdas de transporte de energia na GRID.
- perdas de 10% com armazenamento de Hidrogénio, considerado que só transforma em Hidrogénio 50% da energia disponível, sendo o restante armazenado por Baterias e só existe produção com saldo positivo entre necessidades e energia produzida.
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