domingo, 17 de agosto de 2014

Jony - 3 regras de Campismo ou Regras de Vida? – Cap. 2





Deve ser do entusiasmo, mais uma selfie, de mim para o mundo.

O Campismo entrou na minha vida tinha eu 2 anos, muitas histórias e algumas regras, sempre são 42 anos.
Com 42 anos de campismo, 50 acampamentos ou mais e 1/2 dúzia de anos sem acampar as histórias são muitas e poucas são as regras.

Uma das muitas histórias engraçadas aconteceu em 1997 ou 1998 no saudoso Parque de Campismo da Praia Verde.

Eu e mais 2 amigos de infância decidimos acampar e o gabarolas pelo caminho lá foi informando que era campista experiente, pois já o fazia há 15 anos.

A coisa começou logo mal no Parque, eu tinha comprado uma canadiana, daquelas novas tipo último grito da moda (não tinham ferro a barrar a entrada da tenda) e a sua montagem foi um desastre e uma galhofa pegada.

Passou um trintão por estes 3 malucos e impediu-nos de continuar a montar a tenda, a coisa foi mais ou menos assim:

 - Meus amigos, meus caros amigos, vocês tenham paciência mas vão parar de montar a tenda imediatamente.

-Ora, todos ficamos perplexos com a abordagem e olhando para o homem reparamos que carregava uma enorme pilha de loiça lavada, paramos a 15ª tentativa frustrada de montar a tenda e escutamos o que aquele estranho tinha para dizer.

- Meus amigos, disse o estranho homem de barba por fazer, em tronco nu e calções, carregado de loiça que nem um burro, eu vou só pousar a loiça e já aqui venho, ninguém mexe nem mais uma palha, então eu vou lavar a loiça, já vocês estão a montar a tenta, eu chego de lavar isto tudo e os meus amigos estão na mesma? Pára tudo, eu já venho!

E assim foi, passado 1 minuto, já o nosso novo amigo estava disposto a ajudar, então qual é o problema?
 - O Problema é aqui este nosso amigo que é um génio do campismo há 15 anos e não sabe montar a tenda!

 - Eu ainda me tentei justificar, mas a gargalhada já era total e impeditiva de qualquer justificação.

 Quando a risada acabou o nosso amigo perguntou-me:

 - Em que tenda é que costumavas acampar?

 - Era mais ou menos igual aquela, disse eu, apontando para uma tenda familiar.

 - Pois é esse o problema, as canadianas montam-se exactamente ao contrário, primeiro esticas e estacas o fundo, depois entras dentro da tenda e aplicas a armação, só no fim esticas o duplo tecto e o estacas, entenderam?

 - Então vamos lá tentar, quem tem martelos, pergunta o nosso amigo de martelo na mão?
 - Nesse momento, o jony sempre engraçadinho remata, “bem, o martelo tens tu”…

 - Pois, mas isso é só para explicar, tu, toma o martelo e vai para ali esticar a tenda, e tu pega nesse martelo e vai para aquele lado.

Agora estiquem bem o fundo, boa, estacas nisso tudo, eu aplico esta com uma pedra…

Boa, agora abre a tenda e faz isto lá dentro (Tinha a armação já montada do lado de fora da tenda)…

 - Assim fiz, depois foi o duplo tecto, a tenda ficou montada em 5 minutos.

Este ano tentei, explicar ao meu filho as regras do campismo, que para a minha família nuclear são igualmente regras de vida.

Existem 3 regras de campismo / vida a primeira é respeito, sem respeito nada feito.

A segunda regra é a entreajuda, ou a predisposição para ajudar ( em cada campista existe 1 teimoso, seja para montar a  tenda ou na melhor maneira de fazer brasas, para o almoço ou jantar).

 - Necessita de ajuda? Não custa nada oferecer, se sim disponha, se não siga a festa.
A Terceira regra é igualmente importante, pois afirma que não existem mais regras de campismo / vida.

Resumindo, respeita os outros, predispõe-te para ajudar quando achares que é caso disso e diverte-te, tentando ser feliz, é só isso.

Se eu acordo às 8.00 horas com uma mãe aos berros gritando SIMÃO!!!SIMÃO!!! ANDA COMER!!!

SIMÃO, ANDA CÁ!!! Alguém duvida que esta mãe me está a faltar ao respeito? Eu estava a dormir, antes da senhora testar as suas cordas vocais.

Isto pode acontecer no campismo ou em casa, então eu tenho uma vizinha que acorda aos berros com o filho e está tudo bem?

Berros na praia, dos papás para com os filhos só é admitido para filhos meio surdos! Porra!!! Eu também estou de férias, posso?

Enfim, a melhor, no que a respeito diz respeito é na comida, essa é de morrer!

Então eu faço as brasas e um belo peixinho grelhado e o pepino, a fofa faz a salada e as batatas e depois deste trabalhinho o meu filho diz que não gosta, Pai não gosto do Almoço! Não se está mesmo a ver que sim?? Seja almoço, pequeno almoço ou jantar, não gosto?!?!? Desculpa? O menino importa-se de repetir, não gosta de leite? Não Gosta de fruta? Não gosta do almoço? Meu amigo, não comes ao almoço quente, comes ao lanche ou ao jantar frio, mas comes, é certinho como o destino.

Com o meu maninho, no gerês em 1992 até bacalhau com batatas comeu meio cru (tinham acabado as bolachas e o menino que não tinha comido nada o dia todo estava esfomeado).

Naquele momento, apesar de informado que mais 5 ou 10 minutos e o comer estava pronto, uma criança com fome informou-me que bacalhau com batatas meio cru estava delicioso.

Se serve para os meus irmãos e para os meus filhos, deve ser universal, pelo menos na maneira como eu olho para a educação, para o mundo e claro, para os filhos dos outros.

O resto é a vida, que é para ser vivida, com respeito por TODOS e sem se ser FILHO DA PUTA!

No fundo, no fundo todos temos direito a férias, desde que as nossas não fodam as dos outros, que ai voltamos ao respeito, ou à falta dele.

Um grande bem aja para todos.

JONY (-h)


 - 

4 comentários:

Anónimo disse...

Sp original! Parabéns! Tb sou campista. ...
Ass. Nm

O Portugal Bipolar disse...

Obrigado Nuno,

Essas férias? foram boas?
Com respeito? E predisposição para ajudar?
hehehe

Anónimo disse...

Este ano foram no Douro, num sitio espectacular em Resende, porto de Rei. Quando estamos em família é sp bom.... Ser campista é um modo de vida que aprecio bastante e espero retomar logo que possivel... No entanto creio que cada vez mais a partilha no sentido alargado é a forma de sermos cada vez mais felizes. Obrigado por partilhares os teus posts

Ass. Nm

O Portugal Bipolar disse...

Estou a planear os Açores para 2015... falarei sobre isso, mas estou aberto a sugestões, camping ou não, os Açores são uma prioridade, adiada várias vezes... será em 2015, se a vida o permitir!