A Autonomia
da Madeira custa caro aos Portugueses continentais, no ano de 2014 foram 223 milhões,
baixando em 2015 para 172.9 milhões.
Quem recebe
acha que é pouco, quem paga acha que paga muito.
Eu que vivo
no continente, na privilegiada região de Lisboa o que mais me custa é aquela
sensação que o dinheiro é pago, mas não chega aos Madeirenses e Açorianos.
A Ilha da
madeira tem necessidades energéticas médias de ± 100 MWh, sendo que 1 hora das
necessidades energéticas do continente dava para a Madeira viver 2 dias.
A produção
térmica responde por perto de 80% das necessidades da ilha, sendo produzidos
diariamente em Novembro entre 1.500 MWh a 2.000 MWh, totalizando no mês ±52.000 MWh
de produção.
Para
produzir 1 MWh do electricidade são necessários 260 litros de fuelóleo e em Novembro chegou um navio proveniente de Sines com 14 milhões de litros,
acontece todos os meses dependendo das necessidades, o petróleo chega a Sines é
transformado em fuelóleo e segue para a Madeira para produzir electricidade.
A produção
térmica de electricidade liberta gases nocivos para a atmosfera e em Novembro os madeirenses foram brindados com 2 toneladas de dióxido de enxofre (So2); 440
toneladas de dióxido de Azoto (NoX) e 9.3 milhões de toneladas de dióxido de
carbono (CO2).
Está tudo
tão bem organizado e coordenado que aproveitamos para descarregar 6 milhões de
litros de gasóleo e 12 milhões de litros de gasolina para que 82 mil veículos
possam andar de um lado para o outro no meio do oceano atlântico.
Temos igual
procedimento na ilha Terceira, onde para produzir mensalmente 15.300 MWh descarregamos 4 milhões de
litros para produzir electricidade a que juntamos 1 milhão de litros de gasóleo
e 2 milhões de litros de gasolina para que 18.000 veículos circulem no meio do
atlântico.
Na ilha de
São Miguel recebemos os combustíveis necessários para as restantes ilhas
açorianas que funcionam igualmente a fuelóleo; gasóleo e gasolina.
Hebdomadariamente
é referido neste espaço que o cumulo da estupidez é fazer o mesmo erro vezes e
vezes sem conta, esperando no fim, obter um resultado diferente.
Gastamos
milhões de euros, todos os meses, descarregando fuelóleo; gasóleo e gasolina em
todas as nossas ilhas, para que seja possível produzir electricidade e andar de
carro no meio do oceano, sem que se vislumbre alguém que acabe com este ciclo
onde Galp e EDP reinam e prosperam.
Em
alternativa é aqui proposto o grande anel eléctrico, um cabo de transporte
bidirecional de electricidade com 500MWh de capacidade, ligando Sines á
Madeira, passando por Porto Santo.
O grande
anel segue posteriormente para São Miguel, passando por Santa Maria, onde vira em direcção ao continente, chegando a Viana do
Castelo, finalizando novamente em Sines para fechar o ciclo.
Na ilha de são Miguel sofre uma bifurcação, seguindo igualmente para a Ilha Terceira.
Na ilha de são Miguel sofre uma bifurcação, seguindo igualmente para a Ilha Terceira.
O grande
anel tem 4.700km de extensão e um custo de 3 mil milhões de Euros permitindo
que as Ilhas da Madeira; Porto Santo; Santa Maria e São Miguel fiquem
directamente ligadas ao continente permitindo fechar todas as centrais térmicas
existentes nas ilhas, representando as suas necessidades energéticas 3% da
produção continental.
As
necessidades anuais do Arquipélago da Madeira e dos Açores ronda os 1.700GWh,
considerando que 75% dessa elergia é obtida queimando combustíveis fósseis
estamos a falar de 327.789 Tn!
Quanto custa
descarregar 330 mil toneladas em 11 ilhas para produzir energia?
Considerando
3.2 habitantes por veiculo automóvel, quanto custa abastecer 11 ilhas com
gasóleo e gasolina para que 160.000 Veículos possam circular no meio do oceano?
Ligar todas
as ilhas ao continente custa ± 3.3 mil milhões de €uros…
Critérios:
As
necessidades médias mensais, são as seguintes (Valores em MWh):
Critérios:
- 3.2 Habitantes por veiculo (1/3 a Gasóleo e 2/3 a Gasolina)
- 260 litros de combustível por cada MWh de electricidade.
- Deslocações - Madeira e São Miguel 100kms/dia; 75kms / dia na Terceira, Pico e São Jorge; 50kms / dia no faial e restantes ilhas 25kms / dia.
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