A Autonomia
da Madeira custa caro aos Portugueses continentais, no ano de 2014 foram 223 milhões,
baixando em 2015 para 172.9 milhões.
Quem recebe
acha que é pouco, quem paga acha que paga muito.
Eu que vivo
no continente, na privilegiada região de Lisboa o que mais me custa é aquela
sensação que o dinheiro é pago, mas não chega aos Madeirenses e Açorianos.
As Ilhas do
grupo Central têm necessidades energéticas entre os 35/45 MWh, respondendo a
Ilhas Terceira por ±60% desse valor.
São
necessidades de energia eléctrica que quando comparadas com as necessidades do
continente se tornam insignificantes, sendo que 1 hora das necessidades energéticas
do continente dava para as Ilhas do grupo Central viverem 6.3 dias.
A produção
térmica responde por perto de 80% das necessidades, sendo produzidos
diariamente em Novembro entre 1.300 MWh, totalizando no mês ±40.000 MWh de
produção.
Para
produzir 1 MWh de electricidade são necessários 260 litros de fuelóleo e em Novembro
chegou um navio proveniente de Sines com 3 milhões de litros, acontece todos os
meses dependendo das necessidades, o petróleo chega a Sines é transformado em
fuelóleo e segue para a Ilha Terceira para produzir electricidade.
A produção
térmica de electricidade liberta gases nocivos para a atmosfera e em Novembro,
como em qualquer mês do ano os insulares são brindados com toneladas de dióxido
de enxofre (So2); dióxido de Azoto (NoX) e milhões de toneladas de dióxido de
carbono (CO2).
Está tudo
tão bem organizado e coordenado pois na Terceira aproveitamos para descarregar
1 milhão de litros de gasóleo e 2 milhões de litros de gasolina para que 18 mil
veículos possam andar de um lado para o outro no meio do oceano atlântico.
Temos igual
procedimento para as restantes ilhas do grupo central, mas o reabastecimento
acontece via São Miguel onde mensalmente descarregamos 4 milhões de litros para
produzir electricidade a que juntamos 1 milhão de litros de gasóleo e 2 milhões
de litros de gasolina para que 18.000 veículos circulem no meio do atlântico e recebemos
os combustíveis necessários para as restantes ilhas açorianas que funcionam
igualmente a fuelóleo; gasóleo e gasolina.
Hebdomadariamente
é referido neste espaço que o cumulo da estupidez é fazer o mesmo erro vezes e
vezes sem conta, esperando no fim, obter um resultado diferente.
Gastamos
milhões de euros, todos os meses, descarregando fuelóleo; gasóleo e gasolina em
todas as nossas ilhas, para que seja possível produzir electricidade e andar de
carro no meio do oceano, sem que se vislumbre alguém que acabe com este ciclo
onde Galp e EDP reinam e prosperam.
Em alternativa é proposto depois do grande anel eléctrico que liga Sines / Madeira / São Miguel / Viana do Castelo / Sines (4.700 km).
Um cabo de transporte bidireccional de electricidade com 200 MWh de capacidade, ligando São Miguel à Terceira.
O pequeno
anel ligando a Ilha terceira às restantes ilhas do grupo central, igualmente
com 200 MWh e igualmente bidireccional.
E um segundo
braço, ligando o Faial às ilhas Flores e corvo, de transporte bidireccional de electricidade com 20 MWh de capacidade.
Um circulo; um braço, novo circulo e outro braço, Portugal a abraçar o Oceano Atlântico, é o que eu vejo e
vejo assim.
As
necessidades anuais do Arquipélago da Madeira e dos Açores ronda os 1.700 GWh,
considerando que 75% dessa energia é obtida queimando combustíveis fósseis
estamos a falar de 327.789 Tn!
Quanto custa
descarregar 330 mil toneladas em 11 ilhas para produzir energia?
Considerando
3.2 habitantes por veiculo automóvel, quanto custa abastecer 11 ilhas com
gasóleo e gasolina para que 160.000 Veículos possam circular no meio do oceano?
Ligar todas
as ilhas ao continente custa ± 3.3 mil milhões de €uros…
As
necessidades médias mensais, para as ilhas do grupo Central e Ocidental são as
seguintes(Valores em MWh):
Critérios:
- 3.2 Habitantes por veiculo (1/3 a Gasóleo e 2/3 a Gasolina)
- 260 litros de combustível por cada MWh de electricidade.
- Deslocações - Madeira e São Miguel 100kms/dia; 75kms / dia na Terceira, Pico e São Jorge; 50kms / dia no faial e restantes ilhas 25kms / dia.
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