sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guerra na Europa antes do final da decada? resposta a Isabel.

Boas Isabel,

Bem-vinda a Portugal Bipolar.
Neste espaço não se pede desculpa, por ter opinião, ainda para mais quando temos nome próprio ao contrário de muitos anónimos!

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, que aliás é partilhado por qualquer funcionário da Volkswagen ou da Siemens…tenta por momentos olhar para outro ponto de vista, com calma e tentando esquecer o teu trabalho (eu sei que não é fácil).
Qualquer modelo de desenvolvimento para ser viável tem de ser sustentável e o nosso não é…

Culpa nossa? Sim! Culpa dos Alemães? Também! Passo a explicar.
“Me desculpe, mas que quer comer se mais de metade do que ingere é de proveniência estrangeira”

R-claro que sim, quando o nosso cavaquinho era primeiro-ministro, aceitou perto de 300 milhões para acabar com a agricultura e pescas, sendo dado outros tantos milhões para abate de embarcações e para deixar terrenos agrícolas sem produção!
Culpa nossa que aceitamos e culpa deles que não entenderam, algo bastante simples, a prazo a coisa ia correr mal a ambos!

A Portugal pois não é produtivo e à Alemanha que passados 20 Anos a emprestar dinheiro a 1 país que acaba por devolver esse dinheiro comprando produtos alemães torna-se insustentável.
Claro que agora não produzimos nem metade do que comemos, mas sabes que a nossa produção agrícola era muito superior em 1987?

A Autoeuropa, responsável por mais de 2% de toda a produção nacional só tem 1 cliente, que é a casa mãe!
Não pode exportar o que produz para quem quer comprar…

Quando é criado 1 novo modelo de carros, este vai a concurso em todas as fábricas VW existentes pelo mundo sendo adjudicado a quem fizer 1 menor preço, para depois ser exportado para a Alemanha, que depois exporta para todo o mundo!
Isto acontece com praticamente tudo, como foi o caso da Quimonda!

No final a coisa não pode correr bem!
Quando os Alemães “ajudaram” os Gregos emprestando dinheiro, obrigaram os gajos a engolir 6 Submarinos que tinham sido adjudicados com muita corrupção pelo meio!

Existe muita hipocrisia no meio disto tudo!
As virtudes do povo germânico são enormes, mas os seus defeitos também!

Mesmo dando de borla que Portugal sai do Euro, e eu sinceramente não vejo alternativa, o que a Europa tem de entender em particular os países do Norte da Europa é muito simples.
Independentemente da moeda, os países do sul tem forçosamente de ter economias sustentáveis, pagar para não produzir e comprar os produtos do Norte da Europa, não resulta no longo prazo.
Ou a coisa muda até 2013 ou antes do final da década teremos Guerra na Europa!
Não é demência minha, basta olhar para a história…infelizmente!

Sem comentários: