terça-feira, 1 de maio de 2012

O Euro vai acabar? O prometido é devido…



Passaram 380 dias, que me comprometi a fundamentar a minha opinião sobre o EURO.
Não tenho grande pachorra ultimamente para ir comentando a atualidade deste nosso país bipolar, basicamente falta-me a paciência…

Ando com a sensação de déjà-vu!
-Os reformados e pensionistas

-Os F. Públicos
-A Educação

-A Justiça

-Os Transportes Públicos
Só falta afrontar os “ladrões do nosso futuro”, aqueles que com contratos promíscuos e favorecimentos descarados tem assegurado rendas principescas sobre investimentos duvidosos, mas que nos informam que é para pagar.

Falo das PPP’s e energia onde os projetos megalómanos se sucederam, ficaram apenas os custos, incomportáveis por sinal, mas sobre isso até agora nada, não houve ainda tempo…
A educação, saúde e Justiça são mais 3 exemplos de Áreas onde são derretidos milhões sem que se vislumbre uma estratégia, um rumo ou mero fio condutor de uma política nacional, pensada a 20 anos… NADA!

Que significado tem o dia do Trabalhador num país onde o estado gasta bem mais de metade dos impostos cobrados?
Que significado tem o dia do Trabalhador num país onde o desemprego galopa velozmente a caminho de 1 milhão?

Que significado tem o dia do Trabalhador num país que “se tudo correr bem” chega a 2014 com uma divida equivalente a 120% do PIB?
Que significado terá o dia do Trabalhador num país que em 2014 contará com 1 milhão de desempregados de uma força laboral que ronda os 5 milhões?

Dizem que nessa altura virá o crescimento… de 1% ou 2% acompanhados de juros da divida acumulada de 5% ou 6%, de Rendas nas PPP’s que chegam a 14% e 15%, de Rendas no setor energético onde estamos quase a chegar a uma potencia instalada de 20.000MWh quando as nossas necessidades máximas dos últimos 10 anos foram atingidos em 2010 e rondaram os 10.000MWh.
Para se ter uma ideia do absurdo fica o gráfico das necessidades da Tugolândia no dia de ontem, cada um que retire as suas conclusões…


Vai o euro acabar?
Até prova em contrário julgo que não, a moeda deverá permanecer por muitos e bons anos, mas não com todos os seus atuais membros, Portugal sairá, acompanhado por Gregos espanhóis, italianos, irlandeses e possivelmente franceses e belgas, ficará um euro loiro e de olhos azuis.

A Tugolândia terá mais 1 ano ou 2 de Katumba, antes de constatar o obvio, mesmo com boa vontade pagar tudo o que se deve é impossível, permanecer no EURO é impossível, manter este nível de impostos é impossível.
Resumindo, nada mudou em 2012 para que mude de opinião sobre o nosso futuro, falta saber o quando…

Quando vai Portugal acordar para a realidade?

6 comentários:

R+ disse...

Boas Johny,
sinceramente nao vejo vantagens em sairmos do euro...
como ja disse num post anterior, o quantitative easing iria repercurtir-se numa tremenda desvalorização e inflacção que basicamente corresponde a uma descida dos salarios como já se fez actualmente com o euro.

imagina grandes empresas como o continente jumbo, edp, gasolineiras: se amanha o escudo vai valer menos, tenho de por HOJE muito mais caro. embora o dinheiro possa ser impresso, o seu valor nao aumenta.

creio que a unica solução passa por instituir novamente taxas alfandegárias, de modo a que a produção nacional tenha de novo rentabilidade face às importações. claro que os preços podem aumentar, mas os postos de trabalho também aumentam e diminuem a nossa dependencia das flutuações externas.

só estamos assim porque a alemanha tem vantagens para exportar para nós. ora, então a solução poderia passar por um estados unidos da europa, que embora eu estivesse a favor, duvido muito que venha a ocorrer.

Cumps

O Portugal Bipolar disse...

Boas R+,

As tuas contribuições para o debate de ideias (fundamentadas) tem sido excelente e é de louvar.
Eu também não vejo grandes vantagens em sair do euro, só que olhando para os números não consigo encontrar maneira de permanecermos na "moeda da união".
O segundo resgate a Portugal é um dado adquirido, só não vê quem não quer...
Ninguém sabe qual o melhor caminho a seguir e eu, como afirmei anteriormente acho que não temos alternativa...

R+ disse...

Olá,
uma solução poderia de facto ser as eurobonds, mas creio que elas são injustas para os países com as suas contas em dia. è tão injusto para a Alemanha e Finlandia terem de pagar as nossas contas, como (eu) sinto em relação aos créditos que vão sendo descobertos na Madeira, e ainda ter de ver o ar sarcastico dele.

Em alternativa, podia-se deixar que os paises pudessem, excepcionalmente, pedir directamente ao bce a taxas de 1%, enquanto os mercados estivessem acima de um dado valor.
Claro que esses empréstimos teriam de ser controlados, senão lá vinham as despesas com o crédito fácil (déjà-vu!!). Por isso é que deveria haver um género de mandatário da UE para cada ministério das finanças dos paises do euro para ver TODAS AS OPERAÇÕES que se fazem nestes paises.

e claro, controlar o acesso ao crédito de TODAS AS INSTIUIÇÕES PUBLICAS. se a madeira, carris, cp, etc precisarem de dinheiro, não o podem pedir directamente à banca, mas sim ao estado que pode, ou nao autorizar. Assim é que há um verdadeiro controlo.

O objectivo não é acabar com a dívida publica, mas apenas em controlá-la

O Portugal Bipolar disse...

Boas,

As Eurobonds representam que o justo pague pelo pecador, é verdade, mas o pecador ao pecar, pediu dinheiro para isso e esse dinheiro foi emprestado sem uma correta avaliação do risco :):):)...
Eu depois de olhar para a maneira como governaram o país depois de 1975 não teria problema em perder essa parte de soberania nacional, venha de lá esse mandatário... Mas isso sou eu...

R+ disse...

Boas, uma nota em off-topic mas acho que dará que pensar. Se Portugal está assim tão pobre, como se justifica ainda a existencia da sport tv?? fui ver o preçario da zon e custa um pouco mais q 26 euros, o que dá quase 300 euros por ano!!

quando era novo (e nao foi há muito tempo) tinha formula 1 e futebol de graça na rtp 1, agora, continuamos a pagar as mesmas taxas para tv e radio e não dá nada de jeito.

Ultimamente vejo na tv as pessoas a queixarem se que não têm comida pras crianças mas aparecem sempre com cabelos de cabeleireias :)
alguma coisa não bate certo, mas é certo q a sport tv nunca receberá um tostao da minha parte. se todos fossem assim, ainda teriamos estes programas a borla.

Cumps e bom fds

O Portugal Bipolar disse...

Viva o Cartão de credito!
Viva os 30% juros ao ano!
VIVA!VIVA!VIVA!!!