Existem
gajos com grandes paixões pelo seu carro, não é o meu caso, mas respeito.
Existem igualmente
aqueles a que chamo (Carro)Compulsivos, lembras-te do Paulo Justiniano?
-Qual? Aquele
de Porsche vermelho que é amigo do Zacarias que anda de Ferrari amarelo?
Eu e o meu
Nissan Almera temos uma relação de Amor / ódio, eu sou do SPORTING, o carro é
avermelhado e ocasionalmente tem o condão de me irritar!
Basicamente
o carro não se queixa, anda, é meter gasolina, água e já está.
No início de2013 pregou-me uma bela partida e no inicio de 2014, certamente com saudades,
ficou estacionado num dos poucos locais em que caiu granizo abundantemente em
Lisboa, depois da pronta atuação dos bombeiros a desbloquear a Estrada de Benfica
passou a incorporar 5 a 6cm de água no interior, em todos os lugares Excepto no
lugar do condutor.
Retirei a
maior parte da água e a coisa passou.
Ingénuo,
julguei que bastava secar um pouco ao sol e pronto, assunto resolvido.
No dia
seguinte, quando ia sair com o carro, reparo que tenho um pneu vazio.
Porra! Mais um
problema…
O pneu foi
mudado a custo e como sou gajo que prefere usar a cabeça utilizei o peso do
corpo para desapertar e voltar a apertar as porcas da roda.
Calhou mal,
parti 3 e neste momento é impossível retirar o pneu sobresselente…
Ingénuo,
julguei que a festa tinha acabado. Bastava ir a uma oficina e resolver (com
mais ou menos custo) o problema e pronto, assunto resolvido.
Nada disso,
o magano tinha outra agenda.
Depois da
Sofia (que até é do Benfica) estacionar em frente à escola da nossa filha mais
nova o “Animal” simplesmente não pegou.
Como
qualquer fémea a Sofia tentou optimizar o tempo e passou pelo supermercado e o “Animal”
alem de não pegar estava a ± 500metros de casa, cheio de compras e com 2 fémeas
dentro.
Bem podia
rodar a chave da ignição, uma e outra vez, nada, simplesmente parou.
Eu que trato
a mecânica por tu, rapidamente cheguei à conclusão que era um problema de
bateria.
Ora gastar
100€ numa bateria e resolver o problema da roda já era despesa a mais.
Lembrei-me
da garantia da bateria, era essa a solução, estando a bateria na garantia,
seria substituída sem custos!
Passei pelo
carro, retirei o papel da garantia e fui falar com os srs. da TUDOR.
Muito
prestáveis, ao saberem que o carro estava perto deslocara-se ao local do crime
para testar outra bateria no carro.
O “Animal”
continuava a não dar sinal de vida!
Como os meus
conhecimentos de Mecânica e Basebol são semelhantes perguntei sem rodeios:
- Não sendo da bateria, sabe qual pode ser o
problema? É que eu não faço a mais pálida ideia…
Pode ser o
motor de arranque…
Ok, muito
obrigado.
No dia
seguinte lá mandei vir o reboque, chegado o artista, perguntou qual era o
problema.
O carro não
pega! Deve ser o motor de arranque, atirei eu com ar de entendido e com a miúda
às cavalitas.
-Nem pense
nisso, estes carros são uma máquina, deve ser bateria.
Olhe, bateria
não é que já testei outra e não pega igualmente.
Pois
acredito, mas estes carros é muito raro não pegarem, posso dar uma olhadela?
Claro, eu
aproveito e vou entregar a minha filha aqui na creche, já volto.
Quando
regressei o carro já trabalhava.
Sorridente,
perguntei ao rebocador, então? Como foi isso?
Foi à
porrada, se não era bateria bastou dar umas pancadinhas no motor de arranque e
pronto, convém mandar limpar as escovas, de resto está pronto a andar.
Eu
agradeci, fiquei a saber que o motor de arranque tem escovas e poupei 100€.
Nada mau
para um dia sem trabalho…
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