Aproveitando
a nova fábrica de baterias instalada na Guarda e as patentes de hidrogénio
disponibilizadas pela Toyota a Salvador Caetano cria um novo BUS movido a
Hidrogénio e Baterias de Lítio.
O Novo
EH2Bus, permite que o veículo não esteja dependente de 1 única fonte de
energia, continuando a utilizar as baterias que ocupam o chassi, os depósitos
de hidrogénio passam para o tejadilho, ficando o EH2Bus com as dimensões de
12.10m x 2.55m x 3.45m sem AVAC ou 3.95 com Avac.
A grande
vantagem de juntar Lítio e Hidrogénio no mesmo veículo é a autonomia, se em
hora de ponta o consumo de Baterias ronda os 200KW, permitindo uma autonomia de
2.15 horas, adicionando o Hidrogénio à equação são mais 123.46 kg de
hidrogénio, distribuídos por 10 botijas com 10.00m x 0.20m de diâmetro,
permitindo uma autonomia superior a 10 Horas.
Em horas de
melhor circulação o consumo diminui para 150KW por hora nas baterias e 8 kg no
Hidrogénio, permitindo que a autonomia aumente entre 20% a 30%.
O grande
limitador da mobilidade verde tem sido a autonomia, tanto o Hidrogénio como o
Lítio necessitam de motores elétricos, usando o mesmo motor para 2 tipos de
combustível conseguimos autonomias superiores a 12 Horas!!!
Habituada a
lidar com diversidade e multidisciplinaridade a Almadesign é novamente chamada
a projectar os novos EH2Bus da Salvador Caetano.
- Novo display para o motorista com todas as
rotas de BUS da cidade, permitindo que por motivos de férias, faltas ou outros
os motoristas possam ser facilmente trocados utilizando o NDrive como Georreferência
para apoio à condução respeitando a rota, que no caso de lisboa são 78…
- Day Drive
/ Night Drive – Modo pré-selecionado de consumo de combustível, de dia gastando
baterias até 80% passando depois a consumir Hidrogénio e de Noite gastando
baterias até 60% e depois Hidrogénio.
- Display de
Informação aos passageiros sobre o tipo de energia utilizada no momento (Lítio ou
H2) e consumo por hora, sempre que não se acelera o simples movimento das rodas
carrega as baterias, alternando o display de Power By (Lítio ou H2) para
Charging e respectiva capacidade percentual das baterias.
- Carroçaria
em Fibra de Carbono – É mais leve e resistente que o alumínio, na realidade, o
termo "fibra de carbono" se refere à uma gama variada de materiais
sintéticos que, combinados entre si, permitem a criação de um material composto
- o "composite" - com características tão variáveis que pode ser
moldado à perfeição, de acordo com o uso a que se destina. A grande vantagem
dos composites é justamente a sua diversificação, pois permite o
desenvolvimento de combinações específicas para cada parte de um Autocarro.
Pode ser rígido, maleável, resistente à torção lateral, longitudinal ou radial,
enfim, quem define é o projectista. A simples mudança de orientação das suas
fibras no processo de moldagem já modifica suas características.
- Novas
estações da Carris e STCP – A Carris tem mais de 600 Bus tendo a STCP um pouco
menos, Ao prescindir de combustíveis fósseis para as suas frotas, as
necessidades de energia por Bus passam para 1/1.5 MWh por dia de electricidade
e ± 120 kg de hidrogénio, sendo necessária uma remodelação profunda a todas as
estações, permitindo igualmente em todas elas criar uma Bomba de Combustíveis
Green de venda au público, permitindo que particulares e outras empresas possam
igualmente reabastecer o seu automóvel com Electricidade, com hidrogénio ou com
ambos.
Custo
EH2 City Bus – 380.000€ + IVA
EH2 Road Bus – 480.000 + IVA
IVA pára veiculos 100% Green passa para
6%.
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