quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Almadesign / Salvador Caetano - Novo BUS movido a Lítio e Hidrogénio – Senhor dos Anéis – Cap 57.


Aproveitando a nova fábrica de baterias instalada na Guarda e as patentes de hidrogénio disponibilizadas pela Toyota a Salvador Caetano cria um novo BUS movido a Hidrogénio e Baterias de Lítio.

O Novo EH2Bus, permite que o veículo não esteja dependente de 1 única fonte de energia, continuando a utilizar as baterias que ocupam o chassi, os depósitos de hidrogénio passam para o tejadilho, ficando o EH2Bus com as dimensões de 12.10m x 2.55m x 3.45m sem AVAC ou 3.95 com Avac.





A grande vantagem de juntar Lítio e Hidrogénio no mesmo veículo é a autonomia, se em hora de ponta o consumo de Baterias ronda os 200KW, permitindo uma autonomia de 2.15 horas, adicionando o Hidrogénio à equação são mais 123.46 kg de hidrogénio, distribuídos por 10 botijas com 10.00m x 0.20m de diâmetro, permitindo uma autonomia superior a 10 Horas.

Em horas de melhor circulação o consumo diminui para 150KW por hora nas baterias e 8 kg no Hidrogénio, permitindo que a autonomia aumente entre 20% a 30%.

O grande limitador da mobilidade verde tem sido a autonomia, tanto o Hidrogénio como o Lítio necessitam de motores elétricos, usando o mesmo motor para 2 tipos de combustível conseguimos autonomias superiores a 12 Horas!!!

Habituada a lidar com diversidade e multidisciplinaridade a Almadesign é novamente chamada a projectar os novos EH2Bus da Salvador Caetano.


 - Novo display para o motorista com todas as rotas de BUS da cidade, permitindo que por motivos de férias, faltas ou outros os motoristas possam ser facilmente trocados utilizando o NDrive como Georreferência para apoio à condução respeitando a rota, que no caso de lisboa são 78…

- Day Drive / Night Drive – Modo pré-selecionado de consumo de combustível, de dia gastando baterias até 80% passando depois a consumir Hidrogénio e de Noite gastando baterias até 60% e depois Hidrogénio.

- Display de Informação aos passageiros sobre o tipo de energia utilizada no momento (Lítio ou H2) e consumo por hora, sempre que não se acelera o simples movimento das rodas carrega as baterias, alternando o display de Power By (Lítio ou H2) para Charging e respectiva capacidade percentual das baterias.

- Carroçaria em Fibra de Carbono – É mais leve e resistente que o alumínio, na realidade, o termo "fibra de carbono" se refere à uma gama variada de materiais sintéticos que, combinados entre si, permitem a criação de um material composto - o "composite" - com características tão variáveis que pode ser moldado à perfeição, de acordo com o uso a que se destina. A grande vantagem dos composites é justamente a sua diversificação, pois permite o desenvolvimento de combinações específicas para cada parte de um Autocarro. Pode ser rígido, maleável, resistente à torção lateral, longitudinal ou radial, enfim, quem define é o projectista. A simples mudança de orientação das suas fibras no processo de moldagem já modifica suas características.

- Novas estações da Carris e STCP – A Carris tem mais de 600 Bus tendo a STCP um pouco menos, Ao prescindir de combustíveis fósseis para as suas frotas, as necessidades de energia por Bus passam para 1/1.5 MWh por dia de electricidade e ± 120 kg de hidrogénio, sendo necessária uma remodelação profunda a todas as estações, permitindo igualmente em todas elas criar uma Bomba de Combustíveis Green de venda au público, permitindo que particulares e outras empresas possam igualmente reabastecer o seu automóvel com Electricidade, com hidrogénio ou com ambos.


Custo

EH2 City Bus – 380.000€ + IVA

EH2 Road Bus – 480.000 + IVA

IVA pára veiculos 100% Green passa para 6%.



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