Portugal
consome diariamente 300.000 barris de petróleo, são 110 milhões de
barris por ano, ou 5.5 mil milhões de €uros.
Perto de 35%
é gasto em veículos movidos a combustíveis fósseis, estamos a falar de 2 mil
milhões de euros por ano, com o petróleo ao preço actual, aumentando perto de
mil milhões /ano, por cada 10 USD de subida do preço de barril de petróleo.
Estamos a
falar de 2 mil milhões de €uros gastos em combustíveis com o barril de petróleo
a 50 USD, ou de 7 mil milhões de €uros com o petróleo a 100 USD o barril.
São pouco
mais de 6 milhões de veículos rodoviários em Portugal, conseguir transformar
uma economia movida a combustíveis fósseis, para uma economia verde, poupando
dinheiro, esse é o caminho.
Se toda esta
frota automóvel for movida a Hidrogénio ou electricidade através das baterias
de Litío, são milhões de litros de combustível que deixamos de necessitar,
podemos até gastar o mesmo dinheiro, mas fica em Portugal, não sai para pagar
petróleo!
6 Milhões de
veículos ligeiros, circulando em média 50kms/ dia e gastando 6 litros aos
100kms, são 50 milhões de litros por dia! Em energia fóssil…
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O milionário
e excêntrico dono da TESLA resolveu em meados de 2014, oferecer toda a
tecnologia patenteada relacionada com veículos eléctricos.
Depois do
Google; do Twitter o mundo acordou em Junho de 2014 com a oferta de toda a
tecnologia patenteada pela Tesla.
A ideia não
é inovadora, mas, como anteriormente foi provado, pode revelar-se extremamente
eficaz.
O
concorrente directo da Tesla não são os outros fabricantes de automóveis, o
concorrente da Tesla é o petróleo, libertando todas as patentes a Tesla, ganha
em possíveis inovações e ganha quando outros fabricantes produzem carros eléctricos,
podendo dividir o custo da infraestrutura de carregamentos (Normais e Rápidos).
Se a Tesla
aposta em bateria de Lítio a Toyota aposta em Hidrogénio.
Se a Tesla
libertou todas as suas patentes permitindo o seu uso por particulares e
empresas, a Toyota, em Janeiro de 2015 seguiu-lhe o exemplo.
Neste
momento, qualquer construtora existente ou a criar, sem custos em I&D tem
acesso a patentes para produzir e armazenar energia em baterias de Lítio e a
todas as patentes relacionadas com o carregamento dos veículos eléctricos.
Tem
igualmente acesso a patentes para armazenar hidrogénio a 700 bar; células de
combustível e todas as relacionadas com o carregamento dos veículos movidos a
H2.
PortugalBipolar
aceita e agradece, serão utilizadas para produzir:
· - Carros;
· Autocarros
Urbanos;
· -Autocarros
Turismo;
·
Navios
Transporte Passageiros;
·
Navios
Trasporte Mercadorias;
·
Navios
de Pesca;
·
Pequenos
barcos pesca costeira e aquacultura.
Custos dos
combustíveis por utilizador
Combustíveis
fósseis a 6l / 100 kms (Preços médios em Fevereiro de 2014).
·
Gasóleo
- 6 Litros x 1.25€ = 7.50€ por 100 Kms.
·
Sem
chumbo 95 - 6 Litros x 1.45€ = 8.70€ por 100 Kms.
·
Sem
chumbo 98 - 6 Litros x 1.55€ = 9.30€ por 100 Kms.
·
Electricidade
– 20 KWh x 0.25€ = 5.00 € por 100 Kms (Electricidade vendida a 250€/MWh).
·
Hidrogénio
- 1 kg x 5€ = 5.00€ por 100 Kms (Contas aqui).
Existindo
rede de distribuição e armazenamento para combustíveis fósseis, a rede de
distribuição de hidrogénio e electricidade está aberto a todos os operadores,
com preço de venda livre, respeitando apenas o custo máximo, e esse é 5€/kg
para o Hidrogénio e 0.25€/KWh para a energia elétrica vendida para
carregamentos de baterias.
Abaixo do
preço máximo a venda é livre, podendo no limite, os parques de estacionamento
oferecerem o combustível cobrando apenas o estacionamento, o mercado manda, subsídios
não há!
Aproveitando
a jogada de arcelormittal que esmagou a Europa e a sua indústria do Aço, toda a
construção de veículos passa por fibra de carbono e outros materiais
compósitos, são mais leves, mais resistentes, permitindo que as novas fábricas
apostem em materiais inovadores quebrando a dependência do aço e seus
derivados.
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