Novamente a
Carris, sendo verdade não poderia ser de outra maneira.
A Carris
estava falida em 2011 e continua falida em 2015, sendo essa a única constante a
assinalar, com um passivo de 1.030.772.981€ em 2014 e previsões de
1.107.990.285€ para 2016, pouco mais poderei dizer.
Está falida
e novamente serei chamado a pagar, lá está, outra constante, paga sempre o
mesmo, sendo o custo bem diferente quando a empresa for PRIVADA…
Detestando
ter razão, confirmo com satisfação a redução de custos com pessoal de 66.9
milhões em 2011 para 48.6 milhões em 2016, incluindo redução para 1/3 dos
gastos com Órgãos Sociais.
A redução de efectivos de 2771 para 2.144 Funcionários, mas mais terá de
ser feito e o futuro passa por receber mais mil milhões de €uros de dívida
pública sendo a CARRIS privatizada.
A
privatização da CARRIS não significa que como contribuinte eu passe a pagar
menos, significa apenas que terei menos dias de greve e um pior serviço.
Olhando
objectivamente para a frota da Carris temos, ±500 autocarros standard com
capacidade para 85 passageiros (35 sentados + 50 de pé); ± 90 Articulados com capacidade
para 150 passageiros (46 sentados + 104 de pé) e 30 Mini-bus.
A velocidade
de circulação dos transportes públicos em Lisboa é de 14 km/hora.
A esta
velocidade a estimativa de gasto com combustível deve ser enorme tenho como certo que a CARRIS gastou em 2013 16 milhões de Litros de Gasóleo e 2 milhões de Nm³ de Gás, quantas horas de serviço prestou? falta só isso e chego lá...
Não
funcionando toda a frota a gasóleo, existe igualmente gás, fica aqui a frota
completa da Carris, com um pequeno pedido de ajuda.
1. Consumo dos Autocarros em hora de
ponta (5.30 / 9.30 horas e 17.30 / 21.30 horas).
2. Consumo dos Autocarros em hora normais
( 9.30/17.30 horas).
3. Consumo dos Autocarros em Serviço
Nocturno.
Bus
Standard:
·
Volvo
B7L
·
Volvo
B7R LE
·
Volvo
B10 L
·
Volvo
B7R LE MK3
·
MAN
18.310 HOCL-NLGLC
·
MAN
18.310 HOCL-NL
·
MAN
18.280 LOH O2
·
Mercedes
Benz 0405
·
Mercedes
Benz 0530
·
Mercedes
Benz OC500
Bus
Articulados
·
Volvo
B10M
·
Mercedes
Benz 0530 G
Olhar para
um novo serviço de transporte de passageiros faz sentido, com a venda da
CARRIS; STCP; Metro de Lisboa e Porto, todo o sector de transportes deve ser
LIBERALIZADO, permitindo a concorrência, para não substituir um mal pelo outro.
Algum dos
meus amigos de 2011 pode dar uma ajudinha? Fica a pergunta.
Independentemente
da resposta os mil milhões estão por pagar e serão apresentados, mais cedo ou
mais tarde…
Sem comentários:
Enviar um comentário