segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conversas com o meu Génio, o caminho do Euro...



Génio – Jony, acorda pá! Estou com 1 problema!


Eu – Ouve lá tu estas maluco? Então eu tenho insónias, preso o pouco tempo em que consigo dormir e tu acordas-me? Porque razão? Estás com 1 problema? Bem-vindo ao barco! Na Tugolândia temos perto de 10 milhões na mesma situação!

Génio – É pá, eu sei, mas este é mesmo grave, acho que o euro vai acabar e queria alertar-te para isso! Sabes que eu não me engano muitas vezes! Tens de te mexer!

Eu – Tu não te enganas muitas vezes, mas quando te enganas, é sempre forte e feio!

Génio – Tu és tramado, já te dei mais de 200 conselhos e tu ainda não me perdoas-te 2 simples enganos?

Eu – Meu caro, como sabes o teu primeiro conselho quando conhecemos a Sofia foi, basa, cága para isso! Já viste o feitio dela? E por acaso, só por acaso estamos juntos vai fazer 20 anos!

Génio – Porra para ti! Sou teu conselheiro há 40 Anos, nesses 40 anos tive 2 deslizes e sempre que falamos tenho de levar com a história que se passou há 20 anos? Tens noção que o Euro abana diariamente? Qual achas que vai ser o caminho?

Eu – Não sei…como escrevi 6ª feira, existem 3 caminhos possíveis.

1º - O Euro desaparece
2º - Portugal e restantes PIIGS são expulsos da moeda única.
3º - Os países que dão lucro abandonam o EURO pois não estão para aplicar as suas poupanças com quem constantemente dá prejuízo e gasta mais do que produz.

Se fosse possível eu chegava ao banco e acabava com o empréstimo que estou a pagar vai para 13 anos! Mas não tenho dinheiro para isso! Se Portugal sair do euro, eu perco a casa, é certinho como o destino! Não confio no euro actualmente, mas pouco posso fazer…

Génio – Pouco é diferente de nada, existem milhares de pessoas na tua situação! Tens de pensar “Out of the box”

Se o euro tem problemas, não é a única moeda que existe! quantas moedas existem no mundo?

Eu – É pá, não sei, 200, 300? Não sei!

Génio – ok! De todas elas qual achas que é a mais segura?

Eu – sei lá, deixa-me pensar… o dólar, não… a libra também não…só se for o Franco Suíço!

Quem tem dinheiro aos montes é lá que o tem guardado, então deve ser a moeda mais segura, pois reúne capital de todo o mundo!

Génio – Tu realmente és bastante menos estúpido do que aparentas!

Eu – realmente não custa muito passar pelo banco e perguntar se posso passar as economias para Francos Suiços…

Génio – Cága para os bancos, mesmo que quisesses não consegues reunir mais de 10.000€ divide isso em 3 partes iguais e hoje vai ao banco e compra 3.000€ em francos suíços, guarda em casa, pois 4.000Francos é fácil de guardar e fica atento pois certamente antes do verão acabar voltaremos a esta conversa.

Eu – então e para quem tem 100.000€ ou 200.000€?

Génio - Isso não é propriamente o teu caso, mas como não és 1 gajo egoísta e estás apenas a pensar em quem te está próximo o conselho é parecido, acaba por ser uma mistura do post de 6ª feira com o de hoje, mas sobre isso falaremos depois, isto já vai longo e se bem te lembras, a Sofia aconselhou-te a não fazeres post’s muito longos, fica bem, e tenta dormir…

Eu – Agora? Agora já passa das 7.00H é tempo de me preparar para o trabalho, durmo amanhã, e se me acordas estás FUD……

6 comentários:

Anónimo disse...

Que in(génio)idade!!!!

Portugal Bipolar disse...

Se for possível explicares eu sempre fico com mais uma opinião (a minha e a tua) agora mandar postas de pescada, sem explicações nem justificações não entendo...
Culpa minha?
Certamente!

R+ disse...

boas,
mas as moedas estrangeiras tb se desvalorizam, pelo que ter dinheiro em casa é perder x% ao ano.
não sei como se faria para ter contas em moedas estrangeiras, mas de certeza que os bancos iriam descobrir mais umas taxas para encherem os bolsos

cumps

Portugal Bipolar disse...

Boas R+ sempre gostei de ditados populares e existe 1 que se aplica neste caso.
"O seguro morreu de velho"
A moeda estrangeira pode desvalorizar x%/ano ou pode valorizar.
Mas não é essa a questão, a questão é se o Euro vai chegar a 2013 ou se Portugal em 2013 se vai manter no Euro...
Seja como for uma moeda que vai existir em 2013 é o franco suíço, porque a suíça é a reserva mundial de dinheiro.
Se eu transferir 30% das minhas economias para francos Suíços estou a diversificar.
Se o Euro sobreviver em 2013 volto a trocar por €, se Portugal sair do Euro em 2013 troco por escudos.
Se a crise chegar a Espanha; Itália ou Bélgica o melhor refugio é ter 30% das poupanças em francos Suíços+tipo 30% em Dólares Australianos+20% em dólares Canadianos e 20% em US dólares. Fico sem dinheiro em euros mas tenho todo o meu dinheiro seguro, independentemente do destino final do euro e de Portugal.
Actualmente confias no Euro?
Eu infelizmente não!

Anónimo disse...

Francos suiços não é mau, mas o juro é péssimo (0%?), mas para além dos dólares, há moedas mais exóticas que podem "experimentar" diversificar... em qq banco se pode abrir contas com moedas estrangeira (yen, real, etc.) e muitas delas dão um jurozito...
No entanto, por experiência própria, não aconselharia arriscarem a correr - o forex é demasiado black magic para mim, que tenho tido bom prejuízo nesse "jogo"...
até ver o euro em notas (uns 5-10% do património total) e uma conta em francos suiços ou reais (5%-10% do total) seria um segurito...

Portugal Bipolar disse...

A Compra de francos suíços não é com intenção de dar dinheiro, estando os EUA a abanar (risco de perder rating AAA) e a Europa a falar cada 1 para seu lado, o franco suíço surge como refugio e garantia.
1 Abraço

Jony