Quando os
americanos afirmaram que Portugal tinha um jornalismo “soft” muitos foram os
que se indignaram, poucos reconheceram a veracidade destas afirmações.
Eu posso
apenas agradecer ao wikileaks toda a informação disponibilizada.
Vem isto a
propósito das famosas PPP’s e dos jornalistas do JDN ao afirmarem que já em
2007 tinham escrito sobre isso, realçando posteriormente no programa “X”(SIC)
que até confrontaram Paulo de Campos sobre o assunto.
Reconhecendo
que o referido grupo económico tem dos melhores elementos da profissão em causa
existentes na Tugolândia ficam as perguntas…
Se
alertaram em 2007, qual a razão para não questionar o TC sobre se tinha ou não
conhecimento dos contratos ocultos que denunciaram?
E em 2008? Voltaram a perguntar? E em 2009 e
2010 quando as inaugurações se sucediam com tendas e festas de encher o olho?
Perguntaram de onde vinha todo esse dinheiro? Lembraram-se de confrontar o PM
sobre os ditos contratos ocultos? Sobre os custos e o desconhecimento do TC dos
mesmos?
Seria
complicado por cada inauguração questionar o TC sobre se tinha ou não
conhecimento de contratos ocultos relacionados com a PPP inaugurada? E
aproveitar e questionar igualmente o ministro em causa e o PM?
Eu até
detesto ter razão, mas vou dar outro exemplo.
Quando o
nosso amigo José Sócrates inaugurou a ligação do porto de Aveiro por ferrovia
alguém questionou o “Engº das Renováveis” sobre o absurdo de fazer uma ligação
de linha única, não eletrificada?
Não dava
para ver o absurdo de construir essa linha e utilizamos gasóleo como energia
para mover as locomotivas? E como é linha única…há…há…há…1 de cada vez!
Vamos a ver
se eu entendi…o objetivo é conquistar o mercado espanhol, transportando
mercadorias para as suas plataformas logísticas Com locomotivas movidas a
gasóleo?
É como ir tentar ganhar um GP de fórmula 1 com o VW Carocha! Será que estas alminhas não entendem que o custo associado é muito superior?
Claro que chega lá, como o VW também pode chegar ao fim da corrida de Formula 1, mas o tempo é incomparavelmente superior.
O custo por km percorrido/tonelada transportada também não será certamente favorável a este nosso novo investimento!
Claro que estes Génios, pensaram nisso e não iremos para Espanha com locomotivas a gasóleo, mas o que temos garantido, é que seja qual for o destino final das mercadorias, teremos custos associados a mudanças de locomotivas, e claro a garantia de custos associados á nova plataforma logística que fica exatamente a 9 ou 10 km, dando portanto a ganhar ao respectivo lobby, mas encarecendo os custos do produto, pois o que fica é que todos os comboios que saiam do porto de Aveiro, são receita garantida para a nova plataforma logística!
Mesmo que seja para ir diretamente para o mercado espanhol o produto sai sempre mais caro! Será possível que estes "Génios" não entendam que os portos portugueses, estão a competir diretamente com os espanhóis? E que ao encarecer sem necessidade os produtos, prejudicam aqueles que querem beneficiar?
Eu
compreendo, denunciar sim, mas baixinho… é o medo de perder a publicidade das
empresas ligadas ao sistema! É como ir tentar ganhar um GP de fórmula 1 com o VW Carocha! Será que estas alminhas não entendem que o custo associado é muito superior?
Claro que chega lá, como o VW também pode chegar ao fim da corrida de Formula 1, mas o tempo é incomparavelmente superior.
O custo por km percorrido/tonelada transportada também não será certamente favorável a este nosso novo investimento!
Claro que estes Génios, pensaram nisso e não iremos para Espanha com locomotivas a gasóleo, mas o que temos garantido, é que seja qual for o destino final das mercadorias, teremos custos associados a mudanças de locomotivas, e claro a garantia de custos associados á nova plataforma logística que fica exatamente a 9 ou 10 km, dando portanto a ganhar ao respectivo lobby, mas encarecendo os custos do produto, pois o que fica é que todos os comboios que saiam do porto de Aveiro, são receita garantida para a nova plataforma logística!
Mesmo que seja para ir diretamente para o mercado espanhol o produto sai sempre mais caro! Será possível que estes "Génios" não entendam que os portos portugueses, estão a competir diretamente com os espanhóis? E que ao encarecer sem necessidade os produtos, prejudicam aqueles que querem beneficiar?
E já agora,
que até estou bem-disposto não podia deixar de dar uma ajuda jornalística ao
nosso amigo Camilo.
“O nosso
amigo camilo, num dos seus últimos artigos vem elogiar o ministro alemão da
Economia (Philipp Röesler), por este ter vindo a Portugal com um conjunto de
empresários com vontade de aumentar as compras a Portugal. Para um país
intervencionado, onde até as crianças já conhecem a palavra
"exportações", este facto devia ser suficiente para darmos ao assunto
muita atenção.
Mas, surprise,
surprise, ontem não houve jornal que tivesse posto o assunto em manchete. As
opções foram várias, desde as "secretas" à visita dos príncipes das
Astúrias”
Camilo, os
alemães (e todos sabem o que penso dessa gentinha) não estão a pensar em
Portugal?Os alemães estão preocupados pois entre Junho e o final do verão tem de descarregar 1 submarino na Tugolândia, o nosso amigo “Arpão” e claro, querem receber e já!
Foi na Grécia e será em Portugal!
O rombo de
mais 500 milhões nas contas vai correr mal, então os Alemães fazem com Portugal
o que Portugal faz com a Venezuela, o pagamento será em géneros!
Portugal em
troca das exportações para a Venezuela traz petróleo, os Alemães descarregam 1
submarino e de tudo o que produzimos eles enchem contentores e contentores de
matéria-prima que necessitam.
Eu que até
detesto intrigas aposto que estão de olho nas nossas reservas de lítio, como só
temos os calhaus e nem os transformamos em lítio para ser utilizado na
indústria eles levam matéria-prima que sai a bom preço e ainda vendem a
Portugal parte do lítio extraído dos calhaus.
Mas voltando
ao Porto de Aveiro, segundo o nosso ministro da economia as ligações por
ferrovia ao centro da Europa terão origem em Sines e Aveiro.
Já passaram
muitos anos desde a primeira vez que ouvi falar no TGP para Portugal,
curiosamente a minha primeira pergunta foi por onde passam as mercadorias cujo
destino é o centro da europa?
Agora já
sabemos! É por Sines e por Aveiro!Eu que de jornalista tenho pouco tenho de reconhecer que fui enganado pela comunicação social quando em Março de 2010 dei os parabéns a Ana Paula Vitorino por ligar oporto de Aveiro à linha férrea.
Mas nessa altura eu, influenciado pelo nosso jornalismo “soft” ainda não tinha conhecimento do mamarracho que tínhamos construído.
Só em
Novembro de 2010 é que por coincidência pesquisando algo completamente
diferente dei com “a coisa”.
Neste
momento é altura de fazer o ponto da situação visto que o nosso jornalismo não
pode acompanhar, certamente por falta de meios, todas as alterações decorrentes
desta decisão.
Fizemos uma
PPP para ligar o porto de Aveiro por linha única a uma plataforma logística com
as locomotivas a serem movidas com gasóleo, vamos imaginar que por 30 a 50
anos.
Depois mais
uma PPP para a plataforma logística que fica a 9 ou 10 km do porto de Aveiro,
mais uma vez com lucros superiores a 11%.
Agora
passados 2 anos vamos pagar tudo e fazer de novo.
Vai ser
criada mais uma TAG em Portugal Bipolar “Detesto ter razão”.
Se tudo
correr como previsto, muito se vai escrever nesta TAG nos próximos tempos.
Nota: TGV espanhol a vermelho
Novo caminho para mercadorias a
Amarelo
2 comentários:
Boas,
http://www.youtube.com/watch?v=lQDffpP2BeE
Fica bem,
NV
Eu só queгo dizег que eu sou muitо noѵo рara blοgѕ e rеalmente você é
saboreadο site. Provável que eu ѕou prονavelmеnte para marcar
о ѕeu site. Certamente Vоcê vem сom аrtigоs tremendοѕ.
Muitο obrigаda por compartilhar conosсo sua página.
Look at my web-site - simpatia amor
Enviar um comentário