quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Portugal 2030 Campeonato do Mundo de Barcos à vela




Boas, depois de algum tempo para reflectir sobre o que escrevi, venho alterar parte do post anterior.
Poderemos sempre ter a volta a Portugal em barco á vela, a realizar de 2 em 2 anos, mas nunca será um evento para competir com as principais regatas mundiais, muito menos com a mais importante do mundo Volvo Ocean Race (a Formula 1 dos Barcos)
Mantenho parte do que escrevi, e mantenho a Volta a Portugal, vamos por partes…
Volta a Portugal
- Prova a realizar de 2 em 2 anos com as seguintes etapas:
  1. Lisboa - Funchal
  2. Funchal – Ilhas Selvagens – Funchal
  3. Funchal – Porto Santo - São Miguel
  4. São Miguel – Ilhas Formigas – Santa Maria – São Jorge
  5. Etapa á voltas das ilhas do grupo Central a Acabar no Faial
  6. Faial – Corvo – Flores
  7. Flores – Graciosa – Terceira
  8. Terceira – Santa Maria – Porto Santo
  9. Porto Santo – Selvagens – Algarve (Local a designar)

     
Manter a categoria especial de Barcos Com Motor na Categoria de transporte de pessoas e mercadorias.
  1. Os barcos têm obrigatoriamente motor, e tem de ser eléctricos (com flyweels; Baterias ou outro sistema que lhes permita ter autonomia para vencer as distancias da volta a Portugal)
  2. Os Barcos a Concurso têm de ter o comprimento e capacidade de carga semelhante ao do velho navio Carvalho Araújo (mais de 90m de comprimento e pelo menos 6.000 Toneladas de Carga)
  3. Consagrar 0.25% do PIB para I&D, Ligando, Universidades; Marinha e estaleiros Navais Portugueses ( Este item é para tentar evitar que se repita a história recente dos Navios encomendados pelos Açores) mais uma vergonha nacional…

     
Volta Dos Descobrimentos (Países de Língua Oficial Portuguesa)
Prova a realizar de 4 em 4 anos com o Objectivo de Concorrer com as principais Provas Mundiais e com as seguintes etapas:

Objectivo - Fazer melhor! Volvo Ocean Race



  1. Lisboa - Funchal
  2. Funchal – Ilhas Selvagens – Funchal
  3. Funchal – Porto Santo - São Miguel
  4. São Miguel – Ilhas Formigas – Flores
  5. Flores – Cabo Verde
  6. Cabo Verde – Macapá (Brasil)
  7. Macapá – Niterói (Brasil)
  8. Niterói – Angra dos Reis (Brasil)
  9. Angra dos Reis (Brasil) – techobanine (Moçambique)
  10. techobanine (Moçambique) – Dili (Timor Leste)
  11. Dili (Timor Leste) - techobanine (Moçambique)
  12. techobanine (Moçambique) – Luanda (Angola)
  13. – Luanda (Angola) – Cabo Verde
  14. Cabo verde – Algarve (Local a designar)
Alguém me ajuda?
Este vosso amigo tem tipo 0% de conhecimentos Náuticos, e gostaria de ter uma ideia (Básica) do tempo médio de duração de cada uma das etapas.
Aceito de bom grado sugestões sobre alteração de etapas, nomeadamente no Brasil (a ideia é recolher patrocínios, e como o Brasil tem uma costa enorme, organizar lá 3 etapas).
Poderia também existir mais uma etapa em Timor, para não ser ir e voltar a Moçambique…
No Geral gosto da ideia, mas como dizem os Ingleses "O Diabo, está nos detalhes…"
Obrigado a todos e até breve.

2 comentários:

Pedro disse...

O 3º ponto é louvável para o país deixar de estar de costas voltadas para o mar.

" 3.Consagrar 0.25% do PIB para I&D,...."

As rotas são imensas e soam a uma grande "trip".

1ºobjectivo:
Continente (Lisboa, Porto ou Algarve) até à Madeira, é uma passagem muito agradável em estibordo num largo folgado.
A previsão metereológica é de confiança e sabemos o que nos espera.

Compra ou consulta a carta maritima.

Para info meteo consulta o link

http://weather.noaa.gov/pub/fax/QDTM85.gif

As "L" são as baixas pressões e rodam no sentido contrário aos pont. do relógio, as linhas (isobares) quanto mais apertadas + vento...

Lê "Longitude" de Dava Sobel

Bons Ventos

Pedro

Jony disse...

Caro Pedro,

Obrigado pelo comentário, eu, as Altas e Baixas pressões ainda lá chego, pois sempre gostei de geografia e essa matéria até era das minhas preferidas.
Gostei da ideia do inicio sobre percorrer a costa Portuguesa rumo a sul e só depois seguir para a madeira.
E sobre a rota internacional? Alguma dica?

1 Abraço

Jony