quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A ditadura dos partidos – C.M. nº 100 – São Miguel Ponta delgada (140 Presidentes)– Soluções Portugal 2030.


Atualmente existem em São Miguel 140 Presidentes.
6 Presidentes de Câmara Municipal

6 Presidentes de Assembleia Municipal
64 Presidentes de Junta de Freguesia

64 Presidentes Assembleia da J.F.
Algo vai ter de mudar, meus amigos o famoso cúmulo da estupides é fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente.

Entre Presidentes; Tesoureiros e Secretários, deputados e Cª falamos de milhares de lugares, tachos que os partidos enchem de apoiantes/sorvedores dos nossos impostos.

Depois de (re)organizar todas as Câmaras Municipais do país chegou a altura de abordar a Ilha de são Miguel.

Temos o Município de Ribeira Grande com os seus 32.000 habitantes, nada a declarar, é para manter, mas 14 Juntas de Freguesia?

1 Câmara municipal (Tipo C.2) e 3 Juntas de Freguesia.
O Município de Ponta Delgada claro que é para manter, os seus 68.809 habitantes permitem a Classe C2 Camaras Municipais entre 30.000 habitantes e 100.000 habitantes, com a remodelação passam a ser 75% das C.M. do país.

Mas…mas…lá estou eu a olhar para as famosas Juntas de Freguesia…e…e….e…24 Unidades? Só este município tem 50 Presidentes!
Isto bem dividido fica 1 Câmara Municipal e 5 J. Freguesia.

Depois temos 4 antigos municípios (Povoação-6.000 hab; Nordeste-5.000hab.; Vila do Campo 11.000 hab. e Lagoa com 14.000 hab.)
Estes municípios vão formar um só, não necessitam de mudar os nomes das “Cidades”, ou das vilas, os nomes ficam todos iguais.

Passamos é a ter apenas 1 Presidente de C.M. (Tipo C.2) com 4 Vice-Presidentes/Vereadores e ainda guardamos 3 Vereadores para a oposição, para administrar um município tipo C.2 com 36.000 habitantes é mais do que suficiente.
Mais 4 Juntas de Freguesia, para todas as “ Grandes Localidades”.

E Chega!
São 3 C.M. tipo C.2 com 3 Presidentes.

12 Vereadores / Vice-Presidentes
9 Vereadores da Oposição.

Tudo Distribuido por 3 C.M. e 12 J.F.



Mesmo assim, eu até sou um gajo simpático, aplicar 3 Presidentes e 3 Conselhos de Administração a uma ilha com 140.000 pessoas, só alguém como eu, coração de manteiga…
É que 140.000 pessoas são 2 estádios de futebol (dos médios).

O Custo total seria 153.000 euros por mês (51.000€/mês/C.M.).
Eu sei que os Açores e a Madeira são “Regiões Autónomas”.

Sei igualmente que a receita de todos os impostos cobrados fica nas “Regiões Autónomas” e que eles e só eles são responsáveis pela maneira como o gastam.
Mas…mas… Todos os anos Portugal continental contribuí com verbas do seu Orçamento Geral do Estado para as Regiões Autónomas.

Basicamente é o mesmo que gastamos em peixe… São “Só” 2 milhões de Euros por dia!
São 2 Milhões para comprar peixe e outros produtos do mar todos os dias, são 350 milhões ano para a Região Autónoma dos Açores e pouco menos para a Madeira.

Eu não posso bater no peito e dizer que sou AUTÓNOMO e depois ir dormir a casa dos meus pais!
Comer e vestir lá em casa, não pagar água; luz; gás a preços de mercado porque os meus pais suportam e depois engolir um prego e firme e hirto gritar Autonomia…

350 Milhões por ano dá 1.418,46€ para cada açoriano, mas o dinheiro não chega ao povo, o Continente paga mas o dinheiro não chega lá.
Fica nos Jobs, nos boys, nos Presidentes, nos secretários nos deputados.

Não Dá!
A Câmara Municipal terá reuniões ordinárias no início de cada mês, e sessões extraordinárias sempre que a oposição (em bloco) entender apresentar projecto lei para discussão (Relembro que temos 2 vereadores da oposição) ou quando houver petições apresentadas por 5% da população que neste caso são mais de 250 pessoas.

A Autonomia dos Açores vai funcionar da seguinte maneira, enquanto as Câmaras Municipais e J.F. não forem drasticamente reduzidas Portugal Continental vai transferir apenas 1 Milhão de Euros por Ilha, no caso dos Açores são 9 milhões.
Como as Câmaras Municipais ficam com 5% do IRS, enquanto não forem drasticamente reduzidas o Governo de Portugal vai pegar nos restantes 341 Milhões de Euros e vai devolve-los aos Açorianos pagando 5% do IRS descontado.

Depois da reforma Autárquica estar realizada voltaremos a falar.

É simples, prático e serve para que todas as Regiões em Portugal entendam o significado de Autonomia.

A meu ver ainda existe por aí muita confusão. 

Sem comentários: