Depois da
renegociação com os produtores de eletricidade (Ponto 4) é igualmente
necessário reavaliar o preço pago para transportar energia em Portugal.
São milhões
de famílias e empresas que suportam um preço excessivo de eletricidade.
A rede de
transporte é constituída quase exclusivamente por linhas aéreas, nos níveis de
tensão de 400 kV, 220 kV e 150 kV, existindo ainda uma linha explorada a 132 kV
no norte de Portugal. A rede de transporte engloba ainda troços em cabo
subterrâneo, explorados a 220 kV e 150 kV, nomeadamente na região da Grande
Lisboa.
A REN nas
redes de MAT tem 1.05% de perdas e cobra de tarifa de
acesso à rede em horas de ponta 19.50€/MW transportado, isto é um roubo
descarado que afeta TODAS as empresas a operar em Portugal e TODOS os
Portugueses.
Se pagar
19.50€ por MW transportado em hora de ponta é um roubo, não sei como adjetivar
o pagamento de 16.50€ por MW transportado em horas de super-vazio…
O lucro da
REN para transporte e entrega de energia em linhas MAT (Média/Alta Tenção) não
pode ser superior a 8% do preço da eletricidade no mercado, se as perdas são de
1.05% estamos a falar de uma receita de 6.95% sobre o preço da eletricidade o
que equivale a pagamentos entre os 3€/MW transportado (valor mínimo) e os 6€/MW
Transportado (Valor Máximo).
Liberalizar
completamente o mercado elétrico para que qualquer empresa ou particular com
capacidade de armazenamento possa ter o seu fornecedor habitual contratado, mas
possa igualmente quando lhe for vantajoso comprar energia no mercado e armazená-la,
para consumo próprio ou venda.
A REN só tem
a ganhar com preços baixos pois promove as trocas de energia, podendo aumentar bastante a sua base de clientes.
Se a REN
ganha por cada MW transportado para qualquer lado, baixar tarifas significa
aumentar as trocas de energia entre players, o que significa menor lucro por MW
mas maior lucro no final, pois é transportada muito mais energia.
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