Depois de
perfurar Portugal de lés-a-lés em busca de novo El Dorado com o real patrocínio canadiano o nosso
ministro da economia muda de rumo.
Preocupado
com o destino a dar aos Estaleiros de Viana o nosso Álvaro lá acerta uma e vai
falar com o consórcio Japonês.
Meus amigos,
o meu nome é Álvaro e venho propor a venda do nosso pequeno estaleiro em Viana.
O japonês
ficou com os olhos em bico com a oferta e informou que não teria problema
nenhum em replicar em Portugal a experiencia de barcos elétricos.
O problema é
o Lítio diz ele…
O Japão até está
no topo da investigação e desenvolvimento de baterias a Lítio (Nissan Sumitomo
electric; Mitsubishi).
Mas por um
lado o preço, por outro o receio da falta de matéria-prima são sempre uma nuvem
que paira no ar.
Eu aqui
cheguei a acordo com a Mitsubishi
Álvaro com
um sorriso de orelha a orelha informa que Lítio temos nós, até somos o 5ºprodutor mundial.
O problema é
que vendemos os calhaus em bruto aos Alemães.
Basta
construir uma fábrica para transformação dos calhaus em lítio e todo o lítio que
Portugal não necessitar será vendido ao Japão (a preço de mercado, claro).
A Proposta é
simples, formas um consórcio Nipónico (transf. De calhaus em Lítio/
Baterias/Barcos elétricos) para comprar o estaleiro de Viana onde a dívida
ronda os 350 M€.
Depois vais
construir uma fábrica para transformação do Lítio (200M€) e outra para baterias
(300M€) 850 Milhões de Euros de investimento em Portugal.
Portugal
assume adquirir Com inicio em 2015 (ano Zero do Senhor dos Anéis) 6 barcos elétricos
de transporte de passageiros / mercadorias.
1 Barco
Elétrico (Flores /Corvo)
4 Barcos
Elétricos (Lisboa)
1 Barco
Elétrico (Porto)
Com inicio
em 2015 Portugal vai lançar concursos internacionais para armazenamento de
energia mais de 1200 MW de armazenamento distribuído por todas as nossas ilhas,
com preços idênticos o vosso consórcio tem preferência (Cap. 9/15/28/29).
Até 2018
necessitamos de Barcos elétricos para o grupo Central dos Açores.
Portugal vai
limitar as novas construções e depois de 2015 qualquer prédio novo ou
remodelado é obrigado a produzir/armazenar 50% das necessidades energéticas diárias
necessitando de baterias(Cap. 3).As empresas ligadas ao Senhor dos Anéis pagam 10% IRC +3% para os Trabalhadores (Cap. 2).
Aumentamos a produção industrial com 3 novas fábricas (Lítio / Baterias e Const. Naval).
Não competindo com os estaleiros Asiáticos temos um nicho de mercado que pode e deve ser aproveitado para desenvolver promovendo as exportações dando ao mundo uma nova visão sobre mobilidade e ecologia.
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